Questões de Concurso Público PC-MG 2013 para Técnico Assistente da Polícia Civil - Técnico em Patologia Clínica

Foram encontradas 26 questões

Q1640673 Biomedicina - Análises Clínicas
Ao preparar o paciente para a flebotomia, devem ser tomados cuidados que minimizem os fatores relacionados com atividades capazes de influenciar nos exames laboratoriais. Após 48 horas de jejum, pode haver aumento das concentrações séricas de
Alternativas
Q1640675 Biomedicina - Análises Clínicas
A análise do sangue pode ter efeitos crônicos do tabagismo que podem levar a um aumento
Alternativas
Q1640676 Biomedicina - Análises Clínicas

A venopunção é efetuada utilizando-se uma agulha presa a um tubo de coleta a vácuo com uma tampa de borracha.


Para as determinações de glicose, pode ser adicionado fluoreto a

Alternativas
Q1640677 Biomedicina - Análises Clínicas
A coleta e a preservação da urina para os exames analíticos deve seguir um procedimento cuidadosamente prescrito, para assegurar a obtenção de resultados válidos.
O exame laboratorial da urina, geralmente, compreende os exames, EXCETO:
Alternativas
Q1640678 Biomedicina - Análises Clínicas
Para o exame laboratorial da urina, a amostra do jato intermediário limpo é mais desejável para os exames
Alternativas
Q1640679 Biomedicina - Análises Clínicas
Durante o armazenamento, a concentração de um constituinte do sangue na amostra pode sofrer alteração como resultado de vários processos. Abaixo estão listados alguns deles.
I. adsorção em tubo de plástico ou vidro II. desnaturação de proteínas III. evaporação de compostos voláteis IV. atividades metabólicas contínuas de leucócitos e eritrócitos
São processos que podem interferir na concentração de um constituinte de sangue:
Alternativas
Q1640680 Biomedicina - Análises Clínicas
O processamento das amostras de sangue inclui três fases distintas: pré-centrifugação, centrifugação e pós-centrifugação.
Sobre esse assunto, leia as afirmativas:
I. Exceto para determinações de gases sanguíneos e de amônia, o soro e o plasma são sempre os escolhidos para a maioria das determinações. II. Na bioquímica clínica, soro e plasma podem ser utilizados indiferentemente. III. O soro é exigido para os ensaios de eletroforese de proteínas e imunofixação. IV. O soro é a amostra de escolha, em virtude de sua simplicidade na coleta e no manuseio.
São afirmativas CORRETAS:
Alternativas
Q1640681 Biomedicina - Análises Clínicas
A hemoglobina (Hb), o principal componente dos eritrócitos, é uma proteína conjugada que serve como veículo para o transporte de oxigênio (O2) e do dióxido de carbono (CO2).
O método da ianometemoglobina (cianoemiglobina; HiCN) tem a vantagem da conveniência e de uma solução padrão rapidamente disponível e estável. Sobre esse método, NÃO é correto afirmar:
Alternativas
Q1640682 Biomedicina - Análises Clínicas
As contagens de eritrócitos, leucócitos e plaquetas são expressas em concentrações - células por unidade de volume sanguíneo.
Para representar cinco milhões de eritrócitos por unidade de volume sanguíneo, pode-se utilizar as seguintes maneiras, EXCETO:
Alternativas
Q1640683 Biomedicina - Análises Clínicas
O volume médio dos eritrócitos (VCM) é calculado a partir do hematócrito e do número de eritrócitos.
Se o hematócrito for igual a 0,45 e o número de eritrócitos igual a 5 x 1012 / L, e 1 L conterá 5 x 1012 eritrócitos, os quais ocupam um volume de 0,45L, o VCM será de:
Alternativas
Q1640684 Biomedicina - Análises Clínicas
Na contagem de leucócitos total, não é feita nenhuma distinção entre os seis tipos celulares normais (neutrófilos e segmentados, linfócitos, monócitos, eosinófilos, e basófilos). Embora cada tipo celular possua sua função particular na defesa do organismo contra ameaças externas, nesta abordagem deve-se preocupar apenas com a contagem total de leucócitos no sangue. Os valores de referência para indivíduos adultos são:
Alternativas
Q1640685 Biomedicina - Análises Clínicas
O exame da extensão sanguínea é uma parte importante da avaliação hematológica. A confiabilidade da informação obtida depende, fundamentalmente, de extensões bem feitas e bem coradas que são, sistematicamente, examinadas.
Após o preparo das extensões, a coloração permite identificar estruturas celulares. Porém alguns problemas podem interferir na qualidade das extensões.
Leia as afirmativas abaixo:
I. Eritrócitos, núcleo ou grânulos eosinofílicos inadequadamente corados podem resultar de subcoloração ou de lavagem excessiva. II. O precipitado na extensão pode resultar de lâminas mal lavadas, secagem durante o período de coloração ou ainda lavagem inadequada da lâmina no final do período de coloração. III. Colorações que utilizam corante Giemsa são indicadas para coloração excelente de parasitas da malária e outros protozoários. IV. Os corantes utilizados nas extensões sanguíneas pertencem a duas classes: corantes básicos, como o azul de metileno, e corantes ácidos, como a eosina.
São afirmativas CORRETAS:
Alternativas
Q1640686 Biomedicina - Análises Clínicas
São exemplos de artefatos presentes na extensão sanguínea, EXCETO:
Alternativas
Q1640687 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre as vias de coagulação sanguínea, foram feitas algumas afirmações:
I. O tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) é utilizado como uma medida geral da integridade da via intrínseca e comum. II. O tempo da protrombina (TP) é uma medida geral da integridade da via extrínseca e comum. III. O TTPA determina o tempo necessário para ocorrer a formação de um coágulo de fibrina, começando com a ativação do fator XII, até a etapa final quando o fibrinogênio é convertido em fibrina. IV. O TP determina o tempo de formação do coágulo de fibrina, iniciando com a ativação do fator VIII, até a etapa final quando o fibrinogênio é convertido em fibrina.
São afirmativas CORRETAS:
Alternativas
Q1640688 Biomedicina - Análises Clínicas
As determinações da glicose são críticas para o diagnóstico e monitoramento de doenças que afetam o metabolismo dos carboidratos.
Sobre esse assunto, NÃO é correto afirmar:
Alternativas
Q1640690 Biomedicina - Análises Clínicas
A ureia é um produto da degradação do metabolismo dos aminoácidos produzidos a partir da amônia no ciclo da ureia hepática.
A ureia é filtrada pelos glomérulos e reabsorvida nos dutos coletores juntamente com a água, sob a influência de
Alternativas
Q1640693 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre os triacilgliceróis, NÃO é correto afirmar:
Alternativas
Q1640694 Biomedicina - Análises Clínicas
Inúmeras enzimas são clinicamente úteis para o reconhecimento e monitoramento de determinados processos patológicos.
Aspartato transaminase (AST) e alanina aminotransferase (ALT) são encontradas em muitos órgãos, mas, se se encontram elevadas, a sugestão é de dano
Alternativas
Q1640695 Biomedicina - Análises Clínicas
Clinicamente, os anticorpos ABO são uma causa de reações hemolíticas transfusionais e doença hemolítica do recém-nascido.
Os anticorpos ABO podem, EXCETO:
Alternativas
Q1640696 Biomedicina - Análises Clínicas
A função fisiológica específica das proteínas Rh ainda é desconhecida. Todavia, existe uma crença muito forte de que as proteínas Rh podem constituir
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: C
5: C
6: D
7: D
8: C
9: D
10: C
11: C
12: A
13: A
14: B
15: A
16: D
17: D
18: B
19: D
20: C