Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Luzia - MG 2017 para Farmacêutico

Foram encontradas 8 questões

Q1325184 Farmácia
Antigamente, a Farmácia Hospitalar (FH) era vista simplesmente como um depósito de medicamentos. A sua localização geralmente era no subsolo dos hospitais, sem nenhuma regra de arquitetura ou engenharia. Nos últimos anos, no entanto, a FH passou por transformações, acompanhando a evolução dos hospitais, tanto na parte de sua estrutura física como na implementação dos recursos de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças. Atualmente, espera-se que a FH esteja capacitada para se ocupar dos produtos farmacêuticos e das atividades a eles relacionados. A Farmácia Hospitalar é a unidade do hospital que:
1. se ocupa dos produtos farmacêuticos; 2. participa da seleção, aquisição e controle da movimentação do estoque de medicamentos e correlatos; 3. com exclusividade, executa atividades relacionadas à manipulação, ao armazenamento e à distribuição de medicamentos e correlatos; 4. está presente no planejamento, na organização e no controle dos medicamentos. 5. deve ter na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, como membro consultor, o profissional farmacêutico, garantido pela Portaria 2.616, de 12 de maio de 1998.
A soma dos números das frases CORRETAS é:
Alternativas
Q1325186 Farmácia
A aquisição dos medicamentos e materiais médico-hospitalares deve ser acompanhada de algumas providências, dentre elas: exigência de apresentação, da parte do fabricante e distribuidores, dos Certificados de Registro da Empresa e de Produtos que comprovem o cumprimento das “Boas Práticas de Fabricação”, “Boas Práticas de Armazenamento” e “Boas Práticas de Transporte”, expedidos pela Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, pela Agência Nacional de Vigilância ou órgão equivalente dos Estados e Municípios, quando autorizados. Também pela exigência do Certificado de Análise, química e microbiológica, e da Avaliação Prévia da qualidade das amostras de produtos ainda não vendidos para o hospital. Deve ocorrer a inspeção visual de todos os produtos recebidos, observando-se
Alternativas
Q1325187 Farmácia
Os fármacos são considerados xenobióticos e muitos são amplamente metabolizados pelos seres humanos. Muitos fármacos são derivados de substâncias químicas encontradas em plantas, das quais algumas têm sido usadas em ervas medicinais chinesas há milhares de anos. As enzimas metabolizadoras dos xenobióticos estão presentes em muitos tecidos do corpo. Sobre esse assunto, está CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1325188 Farmácia
Em relação às indicações e aos efeitos colaterais indesejáveis dos fármacos metabolizados pelas N-acetiltransferases, a correlação está INCORRETA em:
Alternativas
Q1325189 Farmácia
Alguns mecanismos podem afetar a liberação do fármaco no seu local de ação. A alteração da absorção gastrintestinal é uma consideração importante com os fármacos administrados por via oral. Por exemplo, os íons de alumínio presentes em alguns antiácidos, ou os íons ferrosos que fazem parte dos suplementos orais de ferro, formam quelatos insolúveis com as tetraciclinas, desse modo impedindo sua absorção. O antifúngico cetoconazol é uma base fraca, que se torna solúvel apenas em pH ácido. Os fármacos que elevam o pH gástrico, entre eles os inibidores da bomba de prótons e os antagonistas dos receptores H2 da histamina
Alternativas
Q1325191 Farmácia
O diclofenaco é um derivado simples do ácido fenilacético, que se assemelha ao flurbiprofeno e meclofenamato. Trata-se de um potente inibidor relativamente não seletivo da ciclooxigenase, que também diminui a biodisponibilidade do ácido araquidônico. Sobre o diclofenaco, leia as afirmativas:
I. É dotado de propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas habituais. II. É rapidamente absorvido após a administração oral, sendo que sua biodisponibilidade sistêmica é de 80%, devido ao metabolismo de primeira passagem. III. Possui meia-vida 1-2 horas. IV. A excreção biliar pode ser responsável por até 30% da depuração total. V. Podem ocorrer efeitos adversos em cerca de 20% dos pacientes, incluindo distúrbio gastrintestinal, sangramento gastrintestinal oculto e ulceração gástrica.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q1325192 Farmácia
As substâncias medicamentosas são administradas, principalmente, por via oral, por meio de formas farmacêuticas em comprimidos e cápsulas. Os métodos de produção em grande escala usados para a preparação dessas substâncias exigem a presença de outros materiais além dos ingredientes ativos. Alguns suplementos podem ser incluídos nas formulações para facilitar a manipulação, realçar a aparência física, melhorar a estabilidade e ajudar a liberação do medicamento na corrente sanguínea após sua administração. Esses ingredientes supostamente inertes, bem como os métodos de produção empregados, mostraram, em alguns casos, que podem influenciar a absorção ou a biodisponibilidade das substâncias medicamentosas. Sobre esse assunto, está CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1325193 Farmácia
Qualquer agente que afete o coração ou os vasos sanguíneos, direta ou indiretamente, é do tipo cardiovascular, embora o termo geralmente englobe apenas os medicamentos que são usados por suas ações cardiovasculares. Existem muitos desses medicamentos. Quase todo medicamento autonômico tem ações cardiovasculares clinicamente aplicáveis.
Existem diversos mecanismos de ação dos anti-hipertensivos vasodilatadores diretos. Leia.
1- Inibição do nucleotídeo cíclico fosfodiesterase; 2- Mimetização da adenosina; 3- Impedimento do influxo de cálcio e sódio na musculatura lisa vascular; 4- Abertura dos canais de potássio; 5- Liberação do óxido nítrico pela estimulação da guanilato ciclase.
São mecanismos CORRETOS:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: A
5: B
6: C
7: B
8: D