Questões de Concurso Público Câmara de Pará de Minas - MG 2018 para Analista de Compras
Foram encontradas 50 questões
Estão CORRETAS as afirmações:
Atente para o fragmento destacado e as asserções feitas sobre ele. Anteponha V (verdadeiro) ou F (falso) a cada afirmativa:
“O essencial é tudo aquilo que não pode não ser: amizade, fraternidade, solidariedade, sexualidade, religiosidade, lealdade, integridade, liberdade, felicidade. Isso é essencial.”
( ) A fim de dar maior clareza e legibilidade, o verbo “ser”, na segunda ocorrência, poderia ter sido substituído por “haver” ou “existir”.
( ) O aposto é um termo acessório da oração, para a gramática tradicional. No excerto em foco, o aposto enumerativo é prescindível para a compreensão do argumento exposto pelo autor.
( ) A dupla negativa é uma construção proibida pela norma padrão, visto que impede a correta compreensão do enunciado, como ocorre no caso do fragmento destacado.
( ) O vocábulo “essencial” assume diferentes funções no trecho destacado: na primeira oração, é adjetivo substantivado (por meio de um processo denominado derivação imprópria ou conversiva) e integra o sujeito; na última oração, integra o predicado (é um predicativo).
A ordem CORRETA, de cima para baixo, encontra-se na opção:
Na escrita, os elementos vocais da linguagem são substituídos por um sistema de sinais visuais que com eles mantêm alguma correspondência. Esses sinais são conhecidos como sinais de pontuação e seu papel na escrita é semelhante ao dos elementos vocais na língua falada: participam da estruturação das frases na construção dos textos escritos. O estudo do emprego dos sinais de pontuação está ligado à percepção de seu papel estruturador na língua escrita. Isso significa que não se aprende a usá-los partindo do pressuposto de que eles representam na escrita as pausas e melodias da língua falada: não é esse o papel desses sinais. O estudo de seu emprego baseia-se na organização sintática e significativa das frases escritas e não nas pausas e na melodia das frases faladas.
CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2004, p. 335. Grifos nossos.
Tomando como referência as prescrições da gramática normativa, atente para os excertos do artigo lido e respectivas análises. A seguir, assinale a opção que contém afirmação INCORRETA:
Nos estudos de língua portuguesa, [crase] é o nome que se dá à fusão de duas vogais idênticas. Tem particular importância a crase da preposição a com o artigo feminino a(s), com o pronome demonstrativo a(s), com o a inicial dos pronomes aquele(s), aquela(s), aquilo e com o a do relativo a qual (as quais). Em todos esses casos, a fusão das vogais idênticas é assinalada na escrita por um acento grave.
CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2004, p. 510. Grifos dos autores.
Assinale a opção em que, nos segmentos indicados, deverá ocorrer crase:
O algoritmo representado abaixo se refere à adição de dois números naturais. Alguns algarismos que figuram nas parcelas e no total dessa adição foram substituídos pelas letras X, Y, Z e W. Se a adição está corretamente efetuada, então é CORRETO afirmar que:
Se o produto das medidas das diagonais de um quadrado é igual a 16 cm² , então
é CORRETO afirmar que o perímetro desse quadrado, em cm, é igual a:
I. Todos os gatos são felinos e todos os felinos são ferozes. Concluímos que todos os gatos são ferozes. II. Todo médico é músico. Algum médico não é professor. Concluímos que algum músico não é professor. III. Se todo professor é estudioso e existem atletas que são professores, concluímos que existem atletas que são estudiosos.
É CORRETO afirmar:
Nessas condições, é CORRETO afirmar que o valor de X é igual a:
I. O botão de comando da barra de fórmulas abre a janela do assistente de funções.
II. O atalho de teclado Ctrl+F2 abre a janela do assistente de funções. III. A opção de menu “Inserir Função...” abre a janela do assistente de funções.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Todos os resultados das fórmulas a seguir estão corretos, EXCETO: