Questões de Concurso Público CEMIG - MG 2018 para Agente Técnico de Meio Ambiente I

Foram encontradas 10 questões

Q898339 Meio Ambiente
São vários os conceitos de risco, mas um ponto comum entre eles é a inclusão da noção de probabilidade. Para Conway (1982), risco é definido como a medida da probabilidade e da severidade de efeitos adversos; Inhaber (1982) o define como a probabilidade de ocorrer acidentes e doenças, resultando em ferimentos ou mortes (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental, p. 36.). Considerando isso, em relação ao risco e sua probabilidade, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q898340 Meio Ambiente
Para o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA, 1986), impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 33 e 36).
Considerando que os impactos ambientais podem ser de vários tipos, assinale a alternativa que contempla verdades em relação aos tipos e classificações de impacto ambiental.
Alternativas
Q898341 Meio Ambiente
O risco ambiental – é o risco que ocorre no meio ambiente, seja ambiente interno – no caso de uma indústria, por exemplo – ou externo. O risco ambiental pode ser classificado de acordo com o tipo de atividade (explosão, descarga contínua); exposição (instantânea, crônica); probabilidade de ocorrência; severidade, reversibilidade, visibilidade, duração e a ubiquidade de seus efeitos (SORS, 1982). No contexto da gestão governamental, o risco ambiental pode ser também classificado como: saúde pública, recursos naturais, desastres naturais e introdução de novos produtos.
Analise as classificações de risco, apresentadas na coluna 1, e as definições, apresentadas na coluna 2, e faça as vinculações correspondentes numerando os parênteses:
1 risco direto 2 risco de acidentes de grande porte 3 risco com características crônicas 4 risco agudo 5 risco natural 6 risco de caráter tecnológico
( ) podem ser controlados tanto na probabilidade de ocorrência quanto nas consequências ( ) decorrente de emissões de energia ou matéria em grandes concentrações, em um curto espaço de tempo. ( ) caso especial de risco direto em que a probabilidade de ocorrência do evento é baixa, mas suas consequências são muito prejudiciais. ( ) probabilidade de que um determinado evento ocorra, multiplicada pelos danos causados por seus efeitos. ( ) apresenta uma ação contínua ao longo do período. ( ) somente podem ser controlados no que se refere a suas consequências.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q898342 Meio Ambiente
É universalmente reconhecido que todo acidente, qualquer que seja sua causa, ocasiona impactos ao meio ambiente. Enquanto a maioria dos acidentes industriais pode ser controlada dentro dos limites da fábrica, há casos em que o impacto se estende para além de suas fronteiras, afetando os arredores da indústria e tendo consequências, a curto ou longo prazo, sobre a vida, a propriedades, a estrutura social e o meio ambiente. Uma política de saúde ambiental requer instrumentos claros e eficazes. Vários são os instrumentos existentes, sendo que a estrutura de política de saúde ambiental é ainda complementada pelas provisões para execução legal e multas para a proteção do meio ambiente (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 45 e 47)
Essa política é também guiada por alguns princípios.
NÃO corresponde a um princípio que guia essa política de saúde ambiental:
Alternativas
Q898343 Meio Ambiente
O processo de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é definido como um conjunto de procedimentos realizados para identificar, prever e interpretar, assim como prevenir as consequências ou os efeitos ambientais que determinadas ações, planos, programas ou projetos podem causar à saúde, ao bem-estar humano e ao entorno. Como parte integrante do ΑΙΑ, o EIA tem como principal objetivo o de propiciar subsídios para uma tomada de decisão (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 48). São propósitos do EIA, EXCETO:
Alternativas
Q898344 Meio Ambiente
O retrospecto do desenvolvimento dos estudos de impactos mostra que, nos anos 70, a maioria dos EIAs era realizada usando basicamente julgamentos baseados em análises de custo-benefício. Recentemente, a partir do final dos anos 80 e começo dos anos 90, diversos autores passaram a defender a inclusão dos estudos de saúde como parte integrante do EIA, conhecido em inglês como EHIA (Environmental Health Impact Assessment). O objetivo do EIA é predizer e avaliar os impactos provocados pelo desenvolvimento baseado nos parâmetros ambientais que tenham uma forte interferência na saúde dos ecossistemas e, principalmente, na saúde humana. No caso de projetos de desenvolvimento, os impactos negativos para a saúde do homem podem ser determinados por intermédio dos estudos de Avaliação de Impacto na Saúde (Health Impact Assessment - HIA) (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 50).
Tendo o HIA como referência, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q898345 Meio Ambiente
Uma análise de risco constitui-se num importante instrumento para se identificarem riscos em uma unidade produtora ou em uma determinada atividade. Na realização de uma análise de risco, é importante se aplicar um procedimento estruturado. No início do estudo, devem-se utilizar técnicas apropriadas e simples com a finalidade de identificar os riscos mais sérios para, em seguida, aplicar técnicas mais sofisticadas para avaliar a redução dos riscos (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 60).
Baseado nisso e nos conhecimentos de Análise de Risco, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q898346 Meio Ambiente
A informação básica para a identificação do risco inclui dados epidemiológicos, dados de bioensaios com animais, dados de efeitos obtidos in vitro e comparações de estruturas moleculares (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 62).
Com relação à Avaliação de Riscos e suas técnicas, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q898347 Meio Ambiente
Na elaboração de cenários, um primeiro procedimento se articula com a definição do Termo Fonte. A natureza do Termo Fonte irá variar de acordo com o processo e da instalação que está sendo considerado. Importante ressaltar que qualquer espécie contida no Termo Fonte será de interesse somente se for móvel no meio ambiente, ou seja, se for capaz de escapar qualquer contenção numa forma físicoquímica que possibilite seu trânsito ao longo dos caminhos ambientais. Tal conceito implica consideração da possibilidade de escape das espécies, em virtude das contenções nos procedimentos de rotina ou em situações de emergência (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 80).
Do ponto de vista do lançamento e da mobilidade, um dos parâmetros importantes a ser levado em conta na caracterização do Termo Fonte é:
Alternativas
Q898348 Meio Ambiente
Para entender melhor a magnitude do evento considerado arriscado ou perigoso, é necessário montar cenários específicos que possam descrever as circunstâncias pelas quais os objetos (biológicos ou não) possam estar expostos a esses riscos (por exemplo: poluentes ou contaminantes). Esses cenários frequentemente formam a base necessária para a padronização, regulamentação e avaliação do risco específico. Eles podem ser compostos de uma ou mais vias de exposição e, por conseguinte, utilizados para estimar graus de exposição a agentes (BRILHANTE, O.M. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. p. 98).
A alternativa que contém alguma das informações e exemplos que podem ser essenciais para se estabelecer o desenho completo de um cenário é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: C
5: B
6: A
7: B
8: A
9: C
10: D