Questões de Concurso Público CEMIG - MG 2018 para Analista de Gestão Administrativa JR
Foram encontradas 70 questões
Do moderno ao pós-moderno
Frei Betto / 14/05/2017 - 06h00
A morte da modernidade merece missa de sétimo dia? Os pais da modernidade nos deixaram de herança a confiança nas possibilidades da razão. E nos ensinaram a situar o homem no centro do pensamento e a acreditar que a razão, sem dogmas e donos, construiria uma sociedade livre e justa.
Pouco afeitos ao delírio e à poesia, não prestamos atenção à crítica romântica da modernidade – Byron, Rimbaud, Burckhardt, Nietzsche e Jarry. Agora, olhamos em volta e o que vemos? As ruínas do Muro de Berlim, a Estátua da Liberdade tendo o mesmo efeito no planeta que o Cristo do Corcovado na vida cristã dos cariocas, o desencanto com a política, o ceticismo frente aos valores.
Somos invadidos pela incerteza, a consciência fragmentária, o sincretismo do olhar, a disseminação, a ruptura e a dispersão. O evento soa mais importante que a história e o detalhe sobrepuja a fundamentação.
O pós-moderno aparece na moda, na estética, no estilo de vida. É a cultura de evasão da realidade. De fato, não estamos satisfeitos com a inflação, com a nossa filha gastando mais em pílulas de emagrecimento que em livros, e causa-nos profunda decepção saber que, neste país, a impunidade é mais forte que a lei. Ainda assim, temos esperança de mudá-lo. Recuamos do social ao privado e, rasgadas as antigas bandeiras, nossos ideais transformam-se em gravatas estampadas. Já não há utopias de um futuro diferente. Hoje, é considerado politicamente incorreto propagar a tese de conquista de uma sociedade onde todos tenham iguais direitos e oportunidades.
Agora predominam o efêmero, o individual, o subjetivo e o estético. Que análise de realidade previu a volta da Rússia à sociedade de classes? Resta-nos captar fragmentos do real (e aceitar que o saber é uma construção coletiva). Nosso processo de conhecimento se caracteriza pela indeterminação, descontinuidade e pluralismo.
A desconfiança da razão nos impele ao esotérico, ao espiritualismo de consumo imediato, ao hedonismo consumista, em progressiva mimetização generalizada de hábitos e costumes. Estamos em pleno naufrágio ou, como predisse Heidegger, caminhando por veredas perdidas.
Sem o resgate da ética, da cidadania e das esperanças libertárias, e do Estado-síndico dos interesses da maioria, não haverá justiça, exceto aquela que o mais forte faz com as próprias mãos.
Ingressamos na era da globalização. Graças às redes de computadores, um rapaz de São Paulo pode namorar uma chinesa de Beijing sem que nenhum dos dois saia de casa. Bilhões de dólares são eletronicamente transferidos de um país a outro no jogo da especulação, derivativo de ricos. Caem as fronteiras culturais e econômicas, afrouxam-se as políticas e morais. Prevalece o padrão do mais forte.
A globalização tem sombras e luzes. Se de um lado aproxima povos e quebra barreiras de comunicação, de outro ela assume, nas esferas econômica e cultural, o caráter de globocolonização.
(Disponível em: http://hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/frei-betto-1.334186/domoderno-ao-p%C3%B3s-moderno-1.464377.
Acesso 05 jan. 2018)
Destacaram-se alguns itens lexicais e lhes foram indicados sinônimos apropriados
ao valor que assumem no contexto em que se inserem. A correspondência encontra-se
INCORRETA na opção:
O analista de sistemas, organização e métodos deve dividir o projeto de um sistema em fases, pois __________
A divisão do trabalho e especialização do operário surgiu como decorrência do
estudo de tempos e movimentos. Essa especialização – limitação de cada operário
à execução de uma única tarefa contínua repetitiva – encontrou como sua principal
base de aplicação a
O quadro a seguir nos mostra as diferenças entre os conceitos de eficiência e
eficácia. Complete-o segundo os conceitos envolvidos em cada definição.
Os conceitos CORRETOS, segundo sua respectiva numeração, são:
I Caixas de papelão II Tambores III Fardos IV Recipientes plásticos
( ) Permitem a utilização de prensas. É muito suscetível à umidade, especialmente às chuvas. ( ) Facilidade de manipulação, armazenagem, transporte e absoluta proteção que oferece à mercadoria, como atrativos. Alta resistência.
( ) Podem ser armazenadas abertas, ocupando pouco espaço. Rápida selagem. ( ) Servem ao transporte de líquidos e materiais a granel. Têm substituído as embalagens convencionais de vidro e madeira, dentre outros.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
( ) A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas. ( ) A maioria das grandes organizações possui uma cultura dominante e diversas subculturas. ( ) Podemos considerar a cultura organizacional forte como sinônimo de formalização na organização. ( ) Foco na equipe significa o grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em torno de equipes do que de indivíduos. ( ) Estabilidade é o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a desestabilização do status quo em vez do crescimento.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Abaixo apresentamos o primeiro e o último passos. Você deve preencher o restante dos passos por meio da escolha de um dos itens propostos. 1 – Definir o problema; 2 (?); 3 (?); 4 (?); 5 (?); 6 – Escolher a melhor alternativa.
A expressão que preenche corretamente a lacuna do texto, tornando-o verdadeiro, é:
Os elementos que preenchem corretamente os espaços numerados são:
(1) Retorno sobre o investimento (2) Giro do ativo (3) Margem operacional (4) Retorno sobre o patrimônio líquido (5) Alavancagem financeira
( ) Ocorre quando a empresa consegue recursos de terceiros com taxas inferiores aos resultados proporcionados pela aplicação desses recursos na empresa. ( ) Expressa os resultados alcançados pela administração da empresa na gestão de recursos próprios e de terceiros, em benefício dos acionistas. ( ) Indica o percentual das vendas convertidas em lucro. ( ) Esse índice compara as vendas da empresa com o seu investimento. ( ) Esse índice evidencia o quanto a empresa obteve de resultados em relação aos investimentos nela realizados.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: