Questões de Concurso Público CEMIG - MG 2018 para Técnico Mantenedor Eletroeletrônico da Geração I
Foram encontradas 70 questões
O valor CORRETO é:
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Valor RMS
(2) Impedância Elétrica (Z)
(3) Diagrama de Admitância
(4) Reatância Indutiva
(5) Reatância Capacitiva
(6) Fator de Potência
( ) A representação das susceptâncias
indutiva e capacitiva de sentidos
opostos
( ) Como a corrente (I) está adiantada de 90º em relação a tensão (V), logo a corrente deve ter um ângulo de +90º em relação à tensão.
( ) É a razão entre a potência média e a potência aparente.
( ) Oposição que o circuito faz à passagem da corrente elétrica.
( ) O valor equivalente de uma tensão alternada que produziria o mesmo trabalho que uma tensão contínua.
( ) Como a tensão (V) está adiantada de
90º em relação à corrente (I), logo a
corrente deve ter um ângulo de -90º
em relação à tensão.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
RA = 2 Ω, RB = 2 Ω e RC = 4 Ω.
A resistência total é:
v = 100 cos (377t + 10°) i = 10 sen (377t + 190°)
A resposta CORRETA é:
A resposta CORRETA é:
A resposta CORRETA é:
( ) A tensão de linha (EL) é igual à tensão de fase (EΦ). ( ) Se as impedâncias da carga forem iguais (Z1 = Z2 = Z3), a corrente IN, condutor neutro, é nula. ( ) A corrente de linha (IL) é √3 maior que a corrente de fase(IΦ). ( ) As tensões entre as fases (EΦ) estão defasadas de 120° na sequência Negativa. ( ) A figura representa um sistema com gerador e carga conectados em ∆ (delta).
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
( ) Representa os principais componentes por símbolos e suas interconexões com a máxima simplificação e omissão do condutor neutro; ( ) Representa todos os equipamentos e fases do circuito, inclusive os condutores das fases do circuito; ( ) Os diagramas podem ser bifásicos ou trifásicos; ( ) Representam sistemas monofásicos ou trifásicos.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
1 - Barra Simples 2 - Barra Principal e de Transferência 3 - Barra Dupla com disjuntor duplo 4 - Barra Dupla, disjuntor e meio 5 - Barra em Anel
( ) Para subestações muito específicas, com reduzido número de bays e alta capacidade de potência por bay, como, por exemplo, em conexões de usinas nucleares. ( ) Os circuitos são conectados por meio de um laço elétrico formado pelos equipamentos do pátio de manobras. Esta configuração, embora econômica e flexível, tem o inconveniente de expor o sistema elétrico devido a falhas externas ao pátio em segundas contingências. ( ) Esta configuração é usual nas subestações acima de 345 kV do sistema elétrico brasileiro, possui boa flexibilidade operativa, facilidades para a sua expansão e fácil visualização dos equipamentos no pátio de manobras devido ao arranjo físico adotado: equipamentos instalados entre as barras. ( ) Utilizada em subestações de média e alta tensão, onde a liberação de um disjuntor.é realizada com auxílio das chaves de bypass, da barra e do bay de transferência, mantendose a proteção individual de cada circuito; ( ) Utilizada em subestações de pequeno porte em média e alta tensão, aplicadas em subestações de distribuição ou subestações industriais para atendimento a cargas específicas.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
• _________: interrompem a passagem de corrente e isolam o ramo defeituoso do resto do sistema elétrico. • _________: fornecem energia ao sistema de proteção em caso de falha do sistema supridor, de modo a garantir o funcionamento dos equipamentos associados. • _________: realizam a redução dos níveis de tensão e/ou corrente, reproduzindo as formas de ondas presentes no SEP. • _________: responsáveis pela lógica de atuação do sistema de proteção que, através das condições dos sinais de entrada (tensão e/ou corrente), atuam ou não sobre os disjuntores locais ou remotos.
Os componentes que preenchem as lacunas são, respectivamente:
Os pontos estão relacionados corretamente em
A sequência CORRETA é:
Está CORRETO o que se afirma em:
Está CORRETO o que se afirma em:
A potência entregue será de
( ) A figura representa a curva de capabilidade de um gerador síncrono. ( ) A curva de capabilidade relaciona a capacidade de potência reativa para um dado perfil de tensão. ( ) Deve-se operar o gerador síncrono sempre dentro do diagrama, para respeitar os limites operacionais da máquina. ( ) O ponto de interseção entre o limite de aquecimento da armadura e do campo representa os valores máximos de potência ativa e fator de potência do gerador.
A sequência CORRETA de cima para baixo, é:
( ) O retificador em ponte dispensa o uso do transformador com tomada central e, com isto, pode-se ter um retificador de onda completa ligado diretamente à rede elétrica. ( ) Quando o ponto A é negativo, os diodos D1 e D3 conduzem. ( ) Quando o ponto A é positivo em relação ao ponto B, a corrente sai de B passa D2, RL, D3 e chega ao ponto A. ( ) Para qualquer polaridade no ponto A ou no ponto B, a corrente IL circula num único sentido em RL e, por isso, a corrente em RL é contínua.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
A corrente está indicada corretamente em: