Questões de Concurso Público CEMIG - MG 2018 para Técnico Supervisão Controle do Sistema Elétrico Distribuição I
Foram encontradas 70 questões
Em um determinado momento, foram medidos os seguintes valores de corrente primária dos lados de Alta Tensão (AT) e Baixa Tensão (BT) desse transformador: Ip = 100 A; Is = 400 A. Sabendo que as relações dos TCs que alimentam a proteção são RTC (AT) = 200-5 A e RTC (BT) = 2000-5 A, é CORRETO afirmar:
Os ajustes recomendados para as 3 zonas de alcance da proteção de distância instalada no disjuntor 1 são:
Considere o circuito abaixo composto por uma fonte de tensão que alimenta dois resistores em paralelo:
O valor da tensão equivalente de Thèvenin através dos terminais a e b é:
• Demanda Máxima = 480 kW • Demanda Média = 288 kW
Considerando que o valor da potência instalada é de 750 kW, os valores do fator de carga e do fator de demanda são, respectivamente:
• Primário: Ligado em estrela; 66 kV; 10 MVA • Secundário: Ligado em estrela; 13,2 kV; 7,5 MVA • Terciário: Ligado em delta; 2,3 kV; 5 MVA
As impedâncias de dispersão obtidas no ensaio de curto-circuito, desprezando as resistências, são:
• Zps = 7% na base 10 MVA, 66 kV • Zpt = 9% na base 10 MVA, 66 kV • Zst = 6% na base 7,5 MVA, 13,2 kV
As impedâncias por unidade dos três enrolamentos (primário, secundário e terciário) do transformador, calculadas para uma base de 10 MVA, 66 kV, serão, respectivamente:
1. Têm a função de isolar eletricamente os condutores energizados das estruturas de transmissão.
2. Estão sujeitos a solicitações e esforços mecânicos decorrentes da sustentação dos cabos condutores.
3. Não são afetados por solicitações elétricas decorrentes de transitórios de origem atmosférica.
4. Frequentemente são alvos de vandalismo, resultando em desligamento das linhas de transmissão.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
1. Sempre que inovações tecnológicas forem implementadas, ou para a entrada em operações de novas instalações ou equipamentos elétricos, devem ser previamente elaboradas análises de risco, desenvolvidas com circuitos desenergizados, e respectivos procedimentos de trabalho.
2. Os serviços em instalações elétricas energizadas em AT, bem como aqueles executados no Sistema Elétrico de Potência – SEP, não podem ser realizados individualmente.
3. Zona controlada é definida como entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação é permitida a todos os profissionais que participam de trabalhos na instalação.
4. O uso de adornos pessoais por funcionários que trabalham com instalações elétricas é permitido, mediante autorização especial.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Admitindo um fator de sobrecorrente (FS) para serviço de proteção igual a 20, a máxima corrente que pode passar pelo alimentador em regime permanente e a máxima corrente de curto-circuito que pode passar pelo TC sem alterar sua classe de exatidão (admitindo) são, respectivamente: