Questões de Concurso Público Prefeitura de Carneirinho - MG 2018 para Farmacêutico

Foram encontradas 10 questões

Q2047906 Saúde Pública
Um processo de trabalho humanizado implica em posturas, atitudes e valores incorporados no cotidiano das instituições de saúde. Identifique os itens que se seguem com V ou F, conforme sejam verdadeiros ou falsos:
I. ( ) Construir trocas solidárias e comprometidas com a dupla tarefa de produção de saúde e produção de sujeitos. II. ( ) Orientar as práticas de atenção e gestão do SUS, pensando o humano no plano comum da experiência de um homem qualquer. III. ( ) Oferecer um eixo articulador das práticas em saúde, destacando o aspecto sistematizado e objetivo dessas práticas. IV. ( ) Contagiar, por atitudes e ações humanizadoras, a rede do SUS, incluindo gestores, trabalhadores da saúde e usuários.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2047908 Saúde Pública
Em relação às diretrizes apresentadas pelo Humaniza SUS, considere as afirmativas abaixo referentes à diretriz Estética, identificando com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
I. ( ) Esta diretriz se traduz em fluxos de assistência direcionados para as diferentes patologias que afetam a vida dos indivíduos, das famílias e das comunidades. II. ( ) É uma diretriz que remete ao compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolhê-lo em suas diferenças, suas dores, suas alegrias, seus modos de viver, sentir e estar na vida. III. ( ) A diretriz implica em compromisso coletivo de envolver-se com o outro, potencializando o protagonismo e a vida de cada um, nos diferentes encontros. IV. ( ) Diz respeito à invenção de estratégias, nas relações e encontros do dia a dia, que contribuem para a dignificação da vida e do viver e, assim, para a construção de nossa própria humanidade.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2047909 Saúde Pública
O Humaniza SUS é uma proposta para enfrentar o desafio de fazer os princípios do SUS funcionarem, garantindo o atendimento integral, equânime, universal e igualitário a todas as pessoas que necessitem de atendimento de saúde. Como proposta de intervenção nos processos de trabalho, o acolhimento surge como uma estratégia de humanizar o atendimento, através de uma proposta tecno-assistencial que pressupõe a mudança da relação profissional/usuário e sua rede social através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e de solidariedade, reconhecendo o usuário como sujeito e participante ativo no processo de produção da saúde. encontros entre a comunidade e a equipe de saúde.
É objetivo do acolhimento:
Alternativas
Q2047910 Saúde Pública
O novo fazer dos trabalhadores da área de saúde pressupõe a reorganização dos processos de trabalho, reconhecendo que as mudanças perpassam pela qualificação e pelo resgate do sentido do trabalho, além da integração dos profissionais no sentido de interdisciplinaridade e na abertura de espaços democráticos, de discussão e de decisão com o usuário, visando a ampliar escutas e trocas. Esses pressupostos têm similaridade com quais princípios definidos pelo Sistema Único de Saúde através das Leis 8.080/90 e 8.142/90?
Alternativas
Q2047911 Saúde Pública
A Promoção da Saúde propõe a articulação de saberes técnicos e populares e a mobilização de recursos institucionais e comunitários públicos e privados para o enfrentamento dos determinantes do processo saúde-doença. Nessa perspectiva, são fatores implementadores da saúde baseados na Promoção da Saúde segundo a Carta de Otawa:
I. “Empowerment” dos usuários dos serviços de saúde. II. Responsabilização múltipla entre usuários gestores e trabalhadores. III. Desenvolvimento de habilidades individuais nas equipes e nos indivíduos.
Estão CORRETOS os itens: 
Alternativas
Q2047912 Saúde Pública
A implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil vem, ao longo dos anos, ganhando espaço importante no sentido de garantir a integralidade da assistência, a universalidade da atenção à saúde e a equidade do atendimento, tentando corrigir distorções e desigualdades de acesso àqueles que mais necessitam, demonstrando que o país tem a oportunidade de avançar mais ainda na efetivação dessa política pública de saúde.
Entretanto, vários são os desafios a serem vencidos, EXCETO:
Alternativas
Q2047913 Saúde Pública
O artigo 196 da Constituição Brasileira de 1988 determina que “a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”.
De acordo com o proposto na Carta Magna brasileira, está INCORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2047914 Saúde Pública
A Vigilância à Saúde está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Assim, as ações de vigilância integram diversas áreas de conhecimento e abordam diferentes temas, tais como política e planejamento, epidemiologia, questões ambientais, sanitárias, entre outras. São funções relativas à Vigilância à Saúde, essenciais e próprias da saúde pública, cuja implementação é indispensável ao seu bom desempenho:
I. Vigilância epidemiológica. II. Vigilância Sanitária. III. Pesquisa (avaliação da eficácia, acessibilidade e qualidade dos serviços).
Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Q2047915 Saúde Pública
A participação social é um dos dispositivos que estão definidos na Constituição Brasileira, regulamentada pela Lei 8.142 de 28/12/1990. Seu objetivo é democratizar a gestão na saúde, através do controle exercido por conselhos, conferências e movimentos sociais que são condutores da participação política e expressão do controle da população sobre as ações do estado. Entretanto, muitos são os desafios colocados para a efetiva participação da população nesse controle.
Analise as afirmativas abaixo sobre os principais entraves para o controle social em saúde, identificando-os com V ou F, conforme sejam verdadeiros ou falsos:
I. ( ) Baixa rotatividade e renovação dos conselheiros. II. ( ) Amplitude das competências dos gestores, prestadores e população. III. ( ) A concorrência de competências com os poderes constituídos e eleitos. IV. ( ) O excesso de recurso para o cumprimento das suas atribuições. V. ( ) A falta de compromisso político com os interesses coletivos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em: 
Alternativas
Q2048397 Saúde Pública
A Política Nacional de Humanização (PNH), como movimento de mudança dos modelos de atenção e gestão, possui três princípios a partir dos quais se desdobra enquanto política pública de saúde, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: D
5: D
6: B
7: C
8: D
9: C
10: A