Questões de Concurso Público SEE-MG 2018 para Professor de Educação Básica - Biologia/Ciências

Foram encontradas 30 questões

Q1998056 Biologia

A figura abaixo representa uma charge intitulada “Se as organelas pudessem falar”, produzida com base em funções e/ou características próprias de cada uma delas. 


Imagem associada para resolução da questão


NÃO está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Q1998057 Biologia
Os animais atuais são produtos de seu passado evolutivo e não é possível compreender completamente a biologia moderna sem que se investigue esse passado e se estabeleça as aquisições evolutivas e as características compartilhadas por grupos filogenéticos. Sobre este assunto, é INCORRETO afirmar: 
Alternativas
Q1998058 Biologia

O esquema abaixo representa vários processos necessários para a produção do pigmento melanina pelos melanócitos, destacando algumas organelas celulares, moléculas e processos metabólicos.


  

              

Com base no esquema, é INCORRETO afirmar: 
Alternativas
Q1998059 Biologia
Surdez hereditária não-sindrômica compreende um conjunto de distúrbios genéticos que podem ter mecanismo de herança autossômica recessiva, autossômica dominante, recessiva ligada ao cromossomo X ou mesmo mitocondrial. Dos casos de surdez hereditária não-sindrômica, 80% apresentam herança autossômica recessiva, sendo afetadas 4 em cada mil crianças.
Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA. 
Alternativas
Q1998060 Biologia
O reino Fungi compreende um grupo de organismos eucariotas, que inclui microrganismos tais como as leveduras e bolores que são formados por fungos filamentosos, aqueles que apresentam “corpos carnosos” desenvolvidos são conhecidos como cogumelos. Muitos fungos isolados ou em associação com outros seres vivos são de grande importância ecológica e econômica dos seres humanos.
Sobre os fungos e suas associações, é INCORRETO afirmar:  
Alternativas
Q1998061 Biologia

 A composição de carboidratos no glicocálice de hemácias, mostrado no esquema abaixo, representam aglutinogênios (antígenos) que determinam os grupos sanguíneos do Sistema ABO. A síntese do antígeno H depende da presença de, pelo menos, um gene autossômico dominante H no genoma do indivíduo e é indispensável para a adição do antígeno A e/ou do antígeno B (como mostrado no esquema), pelos produtos dos genes I A e I B, respectivamente. Os indivíduos com alelo H e os alelos ii, ou os indivíduos desprovidos do gene H são identificados no grupo “O” pelas técnicas tradicionais de determinação de grupos sanguíneos ABO, mas os indivíduos (hh) são ditos Falsos “O”. Os alelos Hh apresentam segregação independente dos alelos I A IB i.                  



                                

Considerando somente os antígenos determinantes do sistema ABO, assinale a afirmação INCORRETA. 
Alternativas
Q1998062 Biologia
A designação de Doença Hemolítica do Recém-Nascido é relativamente fácil de compreender, mas o significado do termo Eritroblastose Fetal não é tão obvio para muitos professores e para a maioria dos alunos secundaristas. A presença de grande quantidade eritroblastos, que são células nucleadas precursoras de eritrócitos no sangue do feto ou do recém-nascido, indica que a sua medula óssea está liberando essas células na corrente sanguínea, antes que ocorram as etapas necessárias à produção de eritrócitos maduros. Essa liberação, para a corrente sanguínea, de células imaturas normalmente ocorre devido à estimulação excessiva da medula óssea vermelha em razão da presença de uma anemia severa ou outro quadro de carência eritrocitária, como ocorre na anemia hemolítica causada por anticorpos anti-Rh maternos que passaram para fetos Rh+.
Sobre este assunto, é INCORRETO afirmar:  
Alternativas
Q1998063 Biologia
Durante muito tempo os cientistas ficavam intrigados com o fato de que vinte diferentes aminoácidos compunham as proteínas e o DNA apenas (ATCG) e o RNA quatro diferentes nucleotídeos (AUCG). Se as proteínas derivavam de sequências do DNA copiadas em RNAm, deveria haver informação na forma de código. Vários trabalhos científicos se somaram para a determinação do código genético formado por 64 trincas que devem ser traduzidas sequencialmente. Considerando o código genético degenerado e universal, assinale a afirmação INCORRETA. 
Alternativas
Q1998064 Biologia
Normalmente, vamos a uma feira ou a um sacolão para comprarmos frutas, verduras e legumes. Mas, em muitos casos, a classificação popular para estes alimentos não corresponde à científica que os classifica como: legumes ou leguminosas; flores; folhas; raízes; caules; frutos; pseudofrutos e sementes. 
A foto ao lado mostra caules, flores, frutos, raízes, folhas, e, inclusive, um corpo de fungo filamentoso.
Considerando apenas a classificação científica da botânica para as estruturas ou componentes vegetais normalmente vendidos como alimentos, assinale a afirmação INCORRETA.

                                                                                                                                     Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1998065 Biologia

Os baculovírus são vírus patogênicos a insetos, encontrados principalmente na ordem Lepidoptera. Como as larvas Anticarsia gemmatalis, é uma praga que causa sérios danos à cultura da soja na América Latina. Devido a sua ocorrência natural, os baculovírus são ótimos candidatos e já estão sendo usados em programas de manejo integrado de pragas, e sua inclusão natural em cristais proteicos permite a produção de biopesticidas com fácil tecnologia de aplicação e efetividade infectiva, representando economia e biossegurança em relação aos inseticidas químicos. Em diversos testes de segurança, foi estabelecido que o vírus é inofensivo a microrganismos, outros invertebrados (exceto alguns insetos), vertebrados e plantas, e persistem no meio ambiente, podendo causar epizootias, com morte de um grande número de larvas. Além disso, ao morrer, geralmente o inseto rompese facilmente, liberando grande quantidade de poliedros (vírus incluídos em cristais proteicos) no ambiente, servindo de inóculo para infectar populações subsequentes de larvas do inseto hospedeiro. (veja figura a seguir)

Fonte: CASTRO, et.al. Biologia Molecular de Baculovírus e seu uso no Controle Biológico de pragas no Brasil, Pesq. agropec. bras., Brasília, v.34, n.10, p.1733-1761, 1999 Disponível em www.scielo.br/pdf/pab/v34n10/7175.pd Acesso em 08/02/2018 


                   

Com base nas informações acima e outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA. 
Alternativas
Q1998066 Biologia

Em répteis como os crocodilianos, algumas espécies de tartarugas e algumas espécies de lagartos, a determinação do sexo depende da temperatura de incubação dos ovos nas etapas iniciais do desenvolvimento do embrião, tendo papel crucial no equilíbrio das populações. A temperatura atua na produção de enzimas responsáveis pela diferenciação das gônadas, por isso ela é tão importante no dimorfismo sexual desses animais. A temperatura média de incubação tem também efeito na velocidade de desenvolvimento dos embriões e na eclosão dos ovos. 



Com base nas informações, NÃO é correto afirmar:  
Alternativas
Q1998067 Biologia
Além de apresentar internamente muitas organelas limitadas por membrana, no interior de células eucariontes encontramos um conjunto de fibras finas e longas denominado de citoesqueleto. Como mostrado no esquema ao lado, três tipos de fibras proteicas constituem o citoesqueleto de células animais: microtúbulos; filamentos intermediários e microfilamentos.
Imagem associada para resolução da questão

Sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA. 
Alternativas
Q1998068 Biologia

Vários fatores que afetam a afinidade da hemoglobina (Hb) pelo O2 (representada no gráfico abaixo em termos de saturação pelo O2) devem ser considerados para sua captura, transporte seguro e liberação adequada nos diferentes tecidos vascularizados do organismo humano. O pH local e a pressão parcial de oxigênio afetam a afinidade da Hb pelo O2 como mostrado abaixo. Além disso, as hemácias contêm um composto denominado BPG (2,3-bifosfoglicerato) que diminui a afinidade da Hb por O2. O BPG liga-se em uma cavidade, preferencialmente à desoxi-Hb, provocando mudança conformacional que se opõe à ligação de O2. Enquanto, antagonicamente, na Oxi-Hb, a cavidade é menor, o que dificulta a ligação do BPG. 




Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA. 
Alternativas
Q1998069 Biologia
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células próprias do indivíduo. Esse crescimento pode formar tumores capazes de causar lesões e afetar o funcionamento do órgão onde ele se desenvolve e mesmo invadir outros tecidos e órgãos e espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas.
Sobre os diversos tipos de cânceres, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1998070 Biologia
As fossetas das glândulas gástricas abrigam diferentes tipos celulares com atividades secretoras de metabólitos específicos envolvidos em diversas funções e com a manutenção do próprio epitélio gástrico. 
Na tabela abaixo, assinale o tipo celular para o qual foram apresentadas características INCORRETAS. 
Alternativas
Q1998071 Biologia

Membros do reino vegetal conquistaram a terra e evoluíram. O esquema abaixo representa relações filogenéticas entre as algas carofíceas e quatro grupos de plantas atuais. Cada círculo numerado (I, II, III e IV) indica uma aquisição evolutiva compartilhada apenas pelos grupos que estão representados nos ramos adiante desse círculo, durante o tempo evolutivo indicado.

 


Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA. 
Alternativas
Q1998072 Biologia
A Teoria da Endossimbiose, proposta pela pesquisadora Lynn Margulis, sustenta que alguns organoides que hoje compõem as células eucariontes tenham surgido como consequência de associações simbióticas estáveis entre diferentes organismos procariontes. Mais especificamente, essa teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias dos eucariontes (com um verdadeiro núcleo celular) sugiram a partir da endocitose de cianobactérias e bactérias aeróbias. O esquema ao lado mostra, de forma simplificada, o surgimento de eucariontes a partir de procariontes ancestrais. No esquema, as setas representam as relações evolutivas entre quatro dos cinco Reinos biológicos propostos no modelo classificatório de Whittaker. A ancestralidade eucarionte dos Fungos não é apresentada.
De acordo com as informações acima e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1998073 Biologia

Os esquemas I e II ao lado ilustram dois processos que podem ser compreendidos como evidência evolutiva, revelando a importância da adaptação.

Com base nos esquemas e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA. 


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1998074 Biologia
O consumo desenfreado de algumas matérias primas sem reposição, muitas atividades mineradoras, os desmatamentos de grandes áreas ou de áreas proteção permanente e a implantação extensiva de monoculturas têm provocado alterações nos ecossistemas. Atividades humanas que reduzem a biodiversidade do primeiro nível trófico podem ter profundos efeitos em toda a teia alimentar. Assim, é preciso preservar condições ambientais que favoreçam a sustentabilidade de ecossistemas. A poluição do ar, de solos e das águas, bem como alterações na cobertura e estrutura dos solos alteram no biótopo e podem ter profundos efeitos sobre a biocenose. 

Para uma boa compreensão do texto acima, é preciso um letramento adequado (definição correta e mais completa possível) dos termos destacados em “negrito”.
Sobre os termos destacados, assinale a afirmação INCORRETA. 
Alternativas
Q1998075 Biologia
O bioma pode ser definido como um conjunto de tipos de vegetação característica que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. No Brasil, podemos definir seis amplos biomas (da maior extensão para a menor): a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.
Refletindo o fato de que os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada às condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc.) ali existentes, assinale a afirmação INCORRETA. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: E
4: E
5: D
6: C
7: B
8: C
9: D
10: D
11: D
12: D
13: A
14: B
15: A
16: A
17: C
18: A
19: E
20: E