Questões de Concurso Público AL-MG 2023 para Analista Legislativo - Consultor Legislativo I - Desenvolvimento Econômico e Regional
Foram encontradas 12 questões
Em relação ao desenvolvimento das Macrorregiões de Minas Gerais, podemos afirmar:
I. Os Vales do Jequitinhonha/Mucuri, nos últimos três séculos, tiveram seu processo de ocupação e desenvolvimento bastante diversificado internamente, agregando numa só região várias formas de apropriação do espaço natural.
II. Outro efeito perverso da chegada da monocultura de eucalipto foi a desarticulação dos modos de vida e de cultivo das populações tradicionais. Elas veem seu estilo de vida melhorar em meio ao “progresso” trazido pelo eucalipto.
III. A macrorregião Central de Minas Gerais teve três principais atividades produtivas industriais até a primeira metade do século XX: a mineração, a siderurgia e a produção de gado.
IV. A RMBH teve papel preponderante no desenvolvimento da macrorregião Central do estado de Minas Gerais, uma vez que foi nela onde se concentrou o maior número de indústrias, especialmente na capital, Belo Horizonte.
V. O Triângulo Mineiro é a macrorregião mais dinâmica do estado depois da Central. Como é interiorana, em muitos casos possui indicadores sociais superiores aos da macrorregião Central.
Em relação ao desenvolvimento das macrorregiões, estão CORRETAS as afirmativas:
I. Os autores da chamada teoria clássica da localização identificaram os fatores que determinariam a localização da atividade produtiva, levando em consideração como os custos de transporte determinam a distribuição das atividades econômicas no espaço.
II. Os autores da teoria dos polos de crescimento baseavam-se na ideia de que o crescimento ocorre de forma homogênea no espaço e que se manifesta em pontos ou polos de crescimento com intensidades variáveis sobre toda a economia.
III. Os autores da teoria da causação circular cumulativa demonstram que “o jogo das forças do mercado operava no sentido da desigualdade” e não da homogeneidade. Também defendiam uma atuação concertada do Estado para diminuir os níveis de desigualdade regional.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Texto 1 – O Triângulo Mineiro é a macrorregião mais dinâmica do estado depois da Central. Como é interiorana, em muitos casos possui indicadores sociais superiores aos da macrorregião Central.
Texto 2 - O desenvolvimento de atividades ligadas à pecuária, juntamente com a agroindústria e o comércio atacadista, fez do Triângulo Mineiro uma das macrorregiões mais desenvolvidas de Minas Gerais. Desde a gênese do seu desenvolvimento, a região foi privilegiada por ser fronteira de polos dinâmicos do país e ainda por atrair montantes significativos de investimentos em tais atividades.
O desenvolvimento da macrorregião do Triângulo Mineiro se deve aos fatores acima.
Em relação ao desenvolvimento comparado das regiões, é CORRETO afirmar:
I. A combinação da rápida redução das taxas de fecundidade em todas as regiões do estado de Minas Gerais com os históricos saldos migratórios negativos, especialmente em algumas áreas de baixo dinamismo econômico, tem reforçado uma tendência de decréscimo populacional prevista para os próximos 30 anos, assim como vem ocorrendo na Europa e nos Estados Unidos.
II. Os padrões de despovoamento se diferem entre si, mas há dúvidas quanto à associação do despovoamento, às transformações econômicas contemporâneas e ao equilíbrio demográfico.
III. Os padrões de despovoamento diferem entre si, mas não há dúvidas quanto à associação do despovoamento às transformações econômicas contemporâneas e aos desequilíbrios demográficos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I - Minas Gerais é uma síntese do Brasil também em termos de desenvolvimento regional. Assim como o país, possui macrorregiões com enormes discrepâncias em termos de desenvolvimento. Portanto, o desenvolvimento regional é uma ferramenta fundamental para se pensar o desenvolvimento de Minas Gerais.
Isso acontece PORQUE:
II - As condições socioeconômicas vigentes nas macrorregiões do estado não são exclusivamente reflexo do processo de desenvolvimento ocorrido nelas, já que diversos fatores podem influenciá-lo. No entanto, a realidade de cada uma hoje se deve, em certa medida, às estratégias de desenvolvimento adotadas por elas.
Em relação a esse processo, é CORRETO afirmar:
I. Desse modo, percebe-se que nesse início de século XXI houve um reforçar do processo de concentração nesse território, ocorrendo um aprofundamento das desigualdades regionais.
II. Os territórios do Sul, Triângulo do Norte, Vale do Aço, Triângulo do Sul, Oeste e Zona da Mata representaram, em média, 35% do valor adicionado da indústria, na primeira década do século XXI, e 31% em média nos primeiros anos da segunda década.
III. Em contraposição à situação apresentada acima, os territórios com maior participação na indústria são: Alto Jequitinhonha, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Caparaó Central e Rio Doce, comparados à região central.
IV. Os territórios Nordeste, Oeste e Vertentes apresentaram, ao longo do período de 2010 a 2013, um crescimento na participação do valor adicionado da indústria mineira. No Noroeste, a participação aumentou de 1,6% para 2,1%, a principal atividade industrial é a extração de recursos minerais, principalmente no município de Paracatu, com a extração de minério e metais preciosos.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
Em relação às perdas nessas áreas de despovoamento populacional em Minas Gerais, é CORRETO afirmar: