Questões de Concurso Público AL-MG 2023 para Analista Legislativo - Enfermeiro
Foram encontradas 26 questões
Paciente de 70 anos de idade, masculino, portador de Miocardiopatia Chagásica e Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA), em quadro crítico, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 10 dias. Ao exame físico foi evidenciado: paciente com sedação contínua, intubado, em ventilação mecânica, com diversas intervenções invasivas e não invasivas, em uso de drogas vasoativas, Frequência Respiratória: 20 irpm controlada pelo respirador com FiO2: 100%, Sat O2: 84%, taquicárdico, FC: 140 bpm, pulso filiforme, chocado, Pressão Arterial Média (PAM): 40 mmHg, perfusão tissular diminuída, cianose de extremidades, hipotérmico: Temperatura de 35°C, oligúrico.
Ao ser avaliado pelo profissional enfermeiro, considerando a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Processo de Enfermagem
(PE), sinalizar o Diagnóstico de Enfermagem mais compatível com a condição
clínica do paciente:
Usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), 30 anos, masculino, leucodérmico, previamente hígido, deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com queixa de prurido intenso e falta de ar, há cerca de 1 hora, após ter se alimentado com frutos do mar (camarão). Foi avaliado imediatamente pelo Enfermeiro do Serviço de Acolhimento e Classificação de Risco (ACCR) e evidenciado que o usuário se apresentava consciente, ansioso, com urticária generalizada, tosse, dificuldade respiratória e disfonia.
De acordo com o Protocolo Manchester, esse paciente seria classificado com uma determinada cor, considerando as gravidades do caso. Assinale a opção CORRETA:
Neste caso, é conduta considerada INCORRETA:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu a Classificação Internacional de Segurança do Paciente (International Classification for Patient Safety – ICPS). O Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente traduziu os conceitos chave do ICPS.
Considerando a importância dos conceitos clássicos, é INCORRETO afirmar:
A identificação dos riscos biológicos deve seguir metodologia qualitativa, devendo ser considerados os agentes epidemiologicamente mais frequentes, tendo em vista o perfil epidemiológico da região, do próprio serviço e dos trabalhadores do serviço de saúde.
Informações relativas aos agentes biológicos epidemiologicamente mais frequentes podem ser obtidas em diversos serviços/setores, EXCETO:
A vacina é considerada uma das principais intervenções em saúde pública no Brasil. Por isso, o enfermeiro tem papel importante na gestão das imunizações e na conscientização da população.
Referente aos cuidados com os imunobiológicos, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), assinale a afirmativa INCORRETA:
O processo medicamentoso é de extrema relevância na assistência ao paciente. Nesse contexto, o enfermeiro tem um papel fundamental no monitoramento e na orientação à equipe de Enfermagem no preparo e na infusão de medicamentos e soroterapia.
Considerando os seguintes medicamentos/soroterapia: 1) Medicamento diluído em soro de 90 mL a 30 mL/h; 2) Soro de 120 mL a 20 microgotas/min; 3) Soro do esquema de 500 mL a 40 macrogotas/min e 4) soro com antibiótico 90 mL a 30 microgotas/minuto, assinale a opção CORRETA referente ao tempo total de todos os soros:
Paciente estilista pesado, portador de Cirrose Hepática, cursando com ascite volumosa, alterações hemodinâmicas, oligúria, icterícia.
De acordo com a fisiopatologia da icterícia, é CORRETO afirmar:
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) representam um risco substancial à segurança do paciente em serviços de saúde. Há evidências da importância da limpeza, desinfecção e esterilização, mostrando que vários patógenos como Staphylococcus aureus, resistente à meticilina, Enterococos, resistente à vancomicina, e outros contaminam superfícies e equipamentos mais frequentemente manuseados pelos profissionais e pacientes, além das áreas de riscos.
Diante disso, é INCORRETO afirmar:
Uma criança do sexo feminino, 5 anos de idade, foi levada pelos pais à Unidade Básica de Saúde (UBS) para imunização e acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento. A mãe informou que a criança estava “enjoadinha” e com febre baixa nos últimos dias. Ao exame físico, foram constatados crescimento e desenvolvimento fisiológicos para a idade da paciente e temperatura corporal de 37,2°C.
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção que indica a contraindicação para a vacinação dessa criança:
O Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) se mostra como um instrumento reorganizador dos processos de trabalho na tentativa de melhorar e consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece mudanças efetivas na forma e no resultado do atendimento do usuário do SUS em consonância com a Humanização.
São objetivos do ACCR, EXCETO:
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) tem alta prevalência e é um dos principais fatores de risco para as Doenças Cardiovasculares (DCV) e renais, apresentando determinantes genéticos, ambientais e sociais combinados. Mostra-se de fácil diagnóstico e seu tratamento é eficaz, utilizando-se um arsenal terapêutico diversificado, bastante eficiente. Mesmo assim, seu controle em todo o mundo é pífio, porque se trata de doença frequentemente assintomática, o que dificulta a adesão aos cuidados.
Analise as seguintes afirmativas:
I. Importância do controle do peso, pois a obesidade geral e a obesidade abdominal estão associadas ao aumento do risco de Hipertensão Arterial.
II. Importância da dieta saudável, há várias propostas de dietas para a prevenção da Hipertensão Arterial, que também favorecem o controle dos hipertensos e contribuem para a saúde como um todo.
III. Redução da ingesta de sódio, pois o consumo excessivo de sódio é um dos principais fatores de risco modificáveis para a prevenção e o controle da Hipertensão Arterial e das Doenças Cardiovasculares. A restrição de sódio tem um efeito redutor da Pressão Arterial em muitos estudos.
IV. Importância da atividade física, pois o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para a mortalidade global.
Está CORRETO o que se afirma em: