Questões de Concurso Público AL-MG 2023 para Analista Legislativo - Enfermeiro

Foram encontradas 26 questões

Q2075511 Enfermagem
Ao propor medidas para o controle de riscos, devem-se observar as medidas para o controle de riscos na fonte, que eliminem ou reduzam a presença dos agentes biológicos, EXCETO:
Alternativas
Q2075513 Enfermagem
O enfermeiro deve ter todo o conhecimento técnico científico para atuar mediante situações de urgência e emergência. Considerando as diretrizes da American Heart Association (AHA) do ano de 2020, no manejo da assistência à Parada Cardiorrespiratória (PCR), pode-se considerar CORRETA a afirmativa: 
Alternativas
Q2075514 Enfermagem

Paciente de 70 anos de idade, masculino, portador de Miocardiopatia Chagásica e Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA), em quadro crítico, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 10 dias. Ao exame físico foi evidenciado: paciente com sedação contínua, intubado, em ventilação mecânica, com diversas intervenções invasivas e não invasivas, em uso de drogas vasoativas, Frequência Respiratória: 20 irpm controlada pelo respirador com FiO2: 100%, Sat O2: 84%, taquicárdico, FC: 140 bpm, pulso filiforme, chocado, Pressão Arterial Média (PAM): 40 mmHg, perfusão tissular diminuída, cianose de extremidades, hipotérmico: Temperatura de 35°C, oligúrico. 

Ao ser avaliado pelo profissional enfermeiro, considerando a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Processo de Enfermagem (PE), sinalizar o Diagnóstico de Enfermagem mais compatível com a condição clínica do paciente:

Alternativas
Q2075515 Enfermagem
O enfermeiro deve estar embasado nas atualizações acerca da assistência às urgências e emergências. Nesse contexto, é fundamental o seu conhecimento na avaliação dos ritmos cardíacos. Considerando os ritmos do Eletrocardiograma (ECG) abaixo, marque a opção CORRETA dos ritmos de ECG, respectivamente:
Imagem associada para resolução da questão Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2075516 Enfermagem

Usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), 30 anos, masculino, leucodérmico, previamente hígido, deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com queixa de prurido intenso e falta de ar, há cerca de 1 hora, após ter se alimentado com frutos do mar (camarão). Foi avaliado imediatamente pelo Enfermeiro do Serviço de Acolhimento e Classificação de Risco (ACCR) e evidenciado que o usuário se apresentava consciente, ansioso, com urticária generalizada, tosse, dificuldade respiratória e disfonia.

De acordo com o Protocolo Manchester, esse paciente seria classificado com uma determinada cor, considerando as gravidades do caso. Assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Q2075517 Enfermagem
Considerando a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 222, de 28 de março de 2018, que regulamenta as boas práticas no Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), referente a algumas definições de classe de risco, é INCORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2075518 Enfermagem
Funcionário de 56 anos, masculino, leucodérmico, obeso, sedentário, portador de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) Tipo II deu entrada na unidade ambulatorial com quadro de mal-estar que teve início há cerca de duas horas. Ao ser avaliado pelo enfermeiro do trabalho, apresentou quadro de dor precordial intensa, seguido de náuseas e vômitos, evoluindo para Parada Cardiorrespiratória (PCR), sendo acionado, imediatamente, o profissional médico, a equipe de Enfermagem, iniciadas as manobras de reanimação e acionado imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 
Neste caso, é conduta considerada INCORRETA:
Alternativas
Q2075519 Enfermagem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu a Classificação Internacional de Segurança do Paciente (International Classification for Patient Safety – ICPS). O Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente traduziu os conceitos chave do ICPS.

Considerando a importância dos conceitos clássicos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Q2075521 Enfermagem

A identificação dos riscos biológicos deve seguir metodologia qualitativa, devendo ser considerados os agentes epidemiologicamente mais frequentes, tendo em vista o perfil epidemiológico da região, do próprio serviço e dos trabalhadores do serviço de saúde.

Informações relativas aos agentes biológicos epidemiologicamente mais frequentes podem ser obtidas em diversos serviços/setores, EXCETO:

Alternativas
Q2075522 Enfermagem

A vacina é considerada uma das principais intervenções em saúde pública no Brasil. Por isso, o enfermeiro tem papel importante na gestão das imunizações e na conscientização da população.

Referente aos cuidados com os imunobiológicos, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), assinale a afirmativa INCORRETA:

Alternativas
Q2075523 Enfermagem
O profissional de Enfermagem atua com autonomia e em consonância com os princípios éticos e legais, técnico-científicos e teórico-filosóficos; exerce suas atividades laborais com competência para promoção da saúde do ser humano na sua integralidade, em consonância com os princípios da eticidade e legalidade. Em relação aos direitos dos profissionais, conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q2075524 Enfermagem

O processo medicamentoso é de extrema relevância na assistência ao paciente. Nesse contexto, o enfermeiro tem um papel fundamental no monitoramento e na orientação à equipe de Enfermagem no preparo e na infusão de medicamentos e soroterapia.

Considerando os seguintes medicamentos/soroterapia: 1) Medicamento diluído em soro de 90 mL a 30 mL/h; 2) Soro de 120 mL a 20 microgotas/min; 3) Soro do esquema de 500 mL a 40 macrogotas/min e 4) soro com antibiótico 90 mL a 30 microgotas/minuto, assinale a opção CORRETA referente ao tempo total de todos os soros: 

Alternativas
Q2075525 Enfermagem

Paciente estilista pesado, portador de Cirrose Hepática, cursando com ascite volumosa, alterações hemodinâmicas, oligúria, icterícia.

De acordo com a fisiopatologia da icterícia, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q2075526 Enfermagem
As ações e os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Art.198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios, EXCETO
Alternativas
Q2075527 Enfermagem

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) representam um risco substancial à segurança do paciente em serviços de saúde. Há evidências da importância da limpeza, desinfecção e esterilização, mostrando que vários patógenos como Staphylococcus aureus, resistente à meticilina, Enterococos, resistente à vancomicina, e outros contaminam superfícies e equipamentos mais frequentemente manuseados pelos profissionais e pacientes, além das áreas de riscos.

Diante disso, é INCORRETO afirmar: 

Alternativas
Q2075528 Enfermagem

Uma criança do sexo feminino, 5 anos de idade, foi levada pelos pais à Unidade Básica de Saúde (UBS) para imunização e acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento. A mãe informou que a criança estava “enjoadinha” e com febre baixa nos últimos dias. Ao exame físico, foram constatados crescimento e desenvolvimento fisiológicos para a idade da paciente e temperatura corporal de 37,2°C.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção que indica a contraindicação para a vacinação dessa criança:

Alternativas
Q2075530 Enfermagem
O surgimento no cenário mundial, apresentando as bases conceituais que viriam subsidiar as discussões da 1ª. Conferência Mundial pela Promoção da Saúde, coincide com o reconhecimento de que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) estavam se tornando no principal problema de saúde pública para a maioria dos países do mundo, com tendência crescente, e que os modelos de enfrentamento adotados pelos sistemas de saúde, centrados na atenção médica quase que exclusiva, não tinham perspectivas de equacioná-lo de forma custo efetiva. Em relação ao relatado, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q2075531 Enfermagem

O Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) se mostra como um instrumento reorganizador dos processos de trabalho na tentativa de melhorar e consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece mudanças efetivas na forma e no resultado do atendimento do usuário do SUS em consonância com a Humanização.

São objetivos do ACCR, EXCETO

Alternativas
Q2075532 Enfermagem
Sobre o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) no processo de avaliação do Enfermeiro da Sala de Classificação, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q2075533 Enfermagem

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) tem alta prevalência e é um dos principais fatores de risco para as Doenças Cardiovasculares (DCV) e renais, apresentando determinantes genéticos, ambientais e sociais combinados. Mostra-se de fácil diagnóstico e seu tratamento é eficaz, utilizando-se um arsenal terapêutico diversificado, bastante eficiente. Mesmo assim, seu controle em todo o mundo é pífio, porque se trata de doença frequentemente assintomática, o que dificulta a adesão aos cuidados.

Analise as seguintes afirmativas: 


I. Importância do controle do peso, pois a obesidade geral e a obesidade abdominal estão associadas ao aumento do risco de Hipertensão Arterial.

II. Importância da dieta saudável, há várias propostas de dietas para a prevenção da Hipertensão Arterial, que também favorecem o controle dos hipertensos e contribuem para a saúde como um todo.

III. Redução da ingesta de sódio, pois o consumo excessivo de sódio é um dos principais fatores de risco modificáveis para a prevenção e o controle da Hipertensão Arterial e das Doenças Cardiovasculares. A restrição de sódio tem um efeito redutor da Pressão Arterial em muitos estudos.

IV. Importância da atividade física, pois o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para a mortalidade global.


Está CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: B
5: B
6: D
7: B
8: B
9: C
10: C
11: A
12: C
13: B
14: B
15: A
16: B
17: A
18: A
19: D
20: C