Questões de Concurso Público Prefeitura de São João del Rei - MG 2023 para Técnico em Análises Clínicas

Foram encontradas 10 questões

Q2159470 Biomedicina - Análises Clínicas
Um reagente utilizado no preparo de meios de cultura no laboratório clínico é vendido na forma liofilizada e, para ser adicionado ao meio de cultura, é necessário que seja reconstituído com água bidestilada.
Consultando o manual do reagente, o técnico verificou que seriam necessários 0,250 mililitros (mL) de água para a dissolução do reagente. O volume de água pipetado pelo técnico, em microlitros (uL), deve ser de:
Alternativas
Q2159471 Biomedicina - Análises Clínicas
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que pode ser dividido em duas partes: plasma (parte liquida) e células sanguíneas (elementos figurados do sangue). O tecido sanguíneo pode ser corado por diversas técnicas e o esfregaço sanguíneo deverá ser realizado de forma correta para uma avaliação microscópica adequada.
Quanto às técnicas de confecção e coloração do esfregaço sanguíneo, pode-se afirmar:
Alternativas
Q2159472 Biomedicina - Análises Clínicas
A enterobíase ou oxiuríase é uma infecção parasitária intestinal causada pelo nematódeo Enterobius vermicularis ou Oxyurus vermicularis. A evolução nos mostra que essa verminose foi originária no continente africano, dispersando-se com as migrações ocorridas no passado para outros continentes. O método de escolha utilizado para o diagnóstico da enterobíase difere em relação às outras verminoses em geral. As técnicas habituais de demonstração de ovos de helmintos não apresentam positividade superior a 5% dos casos, uma vez que as fêmeas não fazem oviposição no intestino.
Acerca dos métodos utilizados na identificação do Enterobius vermicularis, avalie as afirmações a seguir:
I. Como eleição, emprega-se a técnica dos “swabs anais”, também denominada de método da fita de celofane adesiva e transparente, reportada por Graham.
II. Adota-se como padrão da colheita do material o horário no período matutino, depois do paciente tomar um banho.
III. As técnicas parasitológicas aumentam sensivelmente a positividade do achado dos ovos de Enterobius vermicularis, se realizado em dias consecutivos, com no mínimo três coletas.
IV. O diagnóstico é eminentemente clínico, considerando os aspectos epidemiológicos e sua manifestação mais característica é a diarreia.
V. A ocorrência do prurido vulvar em crianças, sobretudo noturno, e a presença de larvas de helmintos na região anal e perianal levantam o diagnóstico de enterobíase. Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
Alternativas
Q2159473 Biomedicina - Análises Clínicas
O exame de urina rotina é um dos exames utilizados para avaliar a função renal, pois fornece informações relacionadas à presença de microrganismos, bem como à integridade anatomofuncional dos rins e das vias urinárias.
Em relação a esse exame, assinale a alternativa que correlaciona o achado laboratorial com a sua correta interpretação:
Alternativas
Q2159474 Biomedicina - Análises Clínicas
O sistema de coleta de sangue a vácuo tem sido amplamente utilizado para a obtenção de amostras de sangue nos laboratórios de análises clínicas. Os tubos de coleta de sangue a vácuo são padronizados, de forma que a cor da tampa do tubo identifica o tipo de anticoagulante presente na sua composição. Apesar de ser um sistema de fácil manuseio, se a coleta não for realizada por profissional bem treinado, suas ações podem ocasionar alguns erros durante essa fase e comprometer a análise das amostras coletadas. Um dos erros comuns é a escolha incorreta dos tubos a vácuo.
Com relação aos tubos de coleta a vácuo e sua principal utilização, analise as afirmativas abaixo:
I. O tubo a vácuo de tampa roxa contém o anticoagulante EDTA e a amostra coletada é usada nas análises hematológicas.
II. O tubo a vácuo de tampa azul contém o anticoagulante citrato e pode ser utilizado em dosagens de cálcio sérico.
III. O tubo a vácuo de tampa vermelha não contém anticoagulantes em sua composição e é utilizado na obtenção de soro para análises bioquímicas e sorológicas.
IV. O tubo a vácuo de tampa cinza contém o anticoagulante fluoreto e a amostra coletada é utilizada na dosagem de glicose e lactato.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q2159475 Biomedicina - Análises Clínicas
Para o diagnóstico laboratorial da sífilis, pode-se utilizar testes treponêmicos e testes não treponêmicos.
Com relação a esses testes, analise as afirmativas a seguir.
I. Testes não treponêmicos, como o FTA-abs, usam como antígeno o Treponema pallidum e detectam anticorpos antitreponêmicos.
II. O teste VDRL detecta anticorpos contra a cardiolipina, um componente de membrana celular animal. Portanto, os anticorpos detectados não são específicos para o Treponema pallidum.
III. O teste VDRL baseia-se na técnica de imunofluorescência indireta. Esse teste tem como desvantagem permanecer reagente, mesmo após a cura.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q2159476 Biomedicina - Análises Clínicas
Um método de esterilização que utiliza calor úmido sob pressão e pode ser empregado para esterilizar meios de cultura é: 
Alternativas
Q2159477 Biomedicina - Análises Clínicas
Com relação ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outras medidas para redução de riscos em laboratórios de análises clínicas, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso de luvas e jaleco é obrigatório apenas quando a atividade a ser desenvolvida exige contato com sangue.
II. Para se pipetar líquidos, deve-se utilizar dispositivos de pipetagem, como peras de borracha e pipetadores automáticos.
III. Os óculos de proteção devem ser utilizados sempre que houver a possibilidade de formação de aerossóis provenientes de materiais biológicos.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q2159478 Biomedicina - Análises Clínicas
Para isolamento, crescimento e desenvolvimento de microrganismos fora do seu habitat natural, é necessário o fornecimento de nutrientes de acordo com a necessidade específica de cada um deles, em meios de cultura sólidos ou líquidos. Muitos desses meios de cultura são usados pelos laboratórios de análises clínicas para a identificação de patógenos e no diagnóstico de inúmeras doenças infecciosas.
Relacione os meios de cultura às suas respectivas aplicações, numerando os parênteses:
1. Ágar Mueller-Hinton 2. Ágar MacConkey 3. Ágar sangue 4. Ágar Sabouraud dextrose
( ) Meio utilizado no cultivo de fungos, particularmente os que são causadores de doenças de pele.
( ) Meio seletivo utilizado para o isolamento e a diferenciação de enterobactérias e uma variedade de outros bastonetes gram-negativos provenientes de amostras clínicas.
(  ) É um meio de cultura utilizado para realizar Testes de Sensibilidade aos Antimicrobianos (TSA).
( ) Meio enriquecido geralmente utilizado para identificação de espécies bacterianas capazes de provocar a lise de hemácias.
A relação CORRETA, está apresentada em:
Alternativas
Q2159479 Biomedicina - Análises Clínicas
Durante um plantão noturno na agência transfusional que funciona junto à unidade hospitalar de emergência, a técnica em análises clínicas recebeu uma amostra de sangue em tubo contendo anticoagulante para a realização de prova cruzada prévia a uma hemotransfusão.
O resultado encontrado no teste de hemaglutinação direta é mostrado a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Obs: considere que o símbolo "+" representa presença de aglutinação e "-" representa ausência de aglutinação.
Dessa forma, a amostra foi adequadamente classificada como: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: C
6: B
7: A
8: D
9: D
10: A