Questões de Concurso Público DER-RO 2010 para Técnico de Informática

Foram encontradas 50 questões

Q115126 Português
No texto, como estratégia orientada para a defesa de seu ponto de vista, o autor se vale, com certo humor, do seguinte paradoxo:
Alternativas
Q115127 Português
Na argumentação desenvolvida, o autor recorre algumas vezes à linguagemfigurada, como em:
Alternativas
Q115128 Português
O conteúdo do que se encontra expresso em: “a convivência das duas formas poderia ser pacífica” (parágrafo 5) deve ser entendido pelo leitor como:
Alternativas
Q115129 Português
O sentido de: “Se seus adeptos se contentassem em fazer tal escolha de forma discreta, sem apontar agressivamente o dedo para quem não concorda com ela, a convivência das duas formas poderia ser pacífica” (parágrafo 5) altera-se visivelmente coma substituição da primeira oração por:
Alternativas
Q115130 Português
Aalternativa emque a palavra “mal” está empregada como mesmo valor significativo que em “criação artificial de gente que mal ouviu o galo cantar e saiu por aí” (parágrafo 6) é a seguinte
Alternativas
Q115131 Português
O sentido do que se acha enunciado no texto altera-se visivelmente com a substituição da forma nele usada pela forma proposta em:
Alternativas
Q115132 Português
Na transformação da voz passiva em voz ativa, há perfeita correspondência entre a forma verbal empregada em: “a nova forma vai sendo adotada por multidões de falantes desavisados” (parágrafo 4) e aquela que se lê em:
Alternativas
Q115133 Português
Coma substituição do verbo empregado na oração adjetiva de: “é uma questão com que se defronta qualquer pessoa menos distraída no Brasil de hoje” (parágrafo 1), ocorre ERROde regência verbal em:
Alternativas
Q115134 Português
Leia-se a seguinte passagemdo texto:

Era um equívoco. Julgavamter descoberto uma agressão à lógica embutida no idioma, mas ficaram na superfície do problema, incapazes de fazer uma análise linguística mais sofisticada e compreender que risco vida é risco a vida, ou seja, risco de (perder a) vida. O que, convenhamos, nemteria sido tão difícil. (parágrafo 3)

É inaceitável, do ponto de vista das normas em vigor, a mudança de pontuação sugerida em:
Alternativas
Q115135 Português
Há erro evidente, segundo as gramáticas da língua, em todas as mudanças de construção propostas a seguir, COM EXCEÇÃOda que se lê na alternativa:
Alternativas
Q115136 História e Geografia de Estados e Municípios
A construção da Ferrovia Madeira-Mamoré está fortemente vinculada a questões fronteiriças entre o Brasil e a Bolívia que só foram resolvidos com a assinatura do Tratado de Petrópolis em1903 e, neste caso, o principal objetivo desta ferrovia era:
Alternativas
Q115137 História e Geografia de Estados e Municípios
Em função das condições das quais se originam, os minérios metálicos só se encontram em um tipo de estrutura geológica conhecida como escudo cristalino, em rochas magmáticas ou metamórficas. O Brasil é extremamente rico nesse tipo deminérios, pois os escudos cristalinos afloramem cerca de 36% do seu território. Em Rondônia, as principais reservas desses minerais dão ao estado o direito de explorar riquezas como:
Alternativas
Q115138 História e Geografia de Estados e Municípios
A classificação do relevo brasileiro de Jurandyr Ross apresenta quatro variedades de planaltos e a chapada dos Parecis aparece enquadrada como unidade de planalto em intrusão e cobertura residual de plataforma. Tal característica é conferida também aos planaltos residuais norte- amazônicos e planaltos residuais sul-amazônicos. A diferença entre o planalto e chapada dos Parecis e as outras formas residuais de planaltos, está no fato de:
Alternativas
Q115139 História e Geografia de Estados e Municípios
Durante um longo tempo, acreditava-se que os rios da Bacia Amazônica eram adequados à navegação, mas sem grande utilidade para obtenção de hidroeletricidade. Esse ponto de vista já é considerado superado, inclusive o potencial hidráulico dos rios dessa bacia é considerado omais elevado do país, superior mesmo ao da Bacia do Paraná. Esses rios apresentam condições de gerar energia porque apresentamcaracterísticas como:
Alternativas
Q115140 História e Geografia de Estados e Municípios
As reservas extrativistas são espaços territoriais destinados à exploração autossustentável e conservação dos recursos naturais renováveis por população extrativista. Esses espaços são considerados de interesse ecológico e social. Assim, a criação da Reserva Estadual Extrativista do RioCautário teve como principal objetivo:
Alternativas
Q115141 História e Geografia de Estados e Municípios
Nas duas oportunidades em que visitou a cidade, a riqueza deixou Porto Velho pela porta dos fundos, à francesa. Do apogeu da borracha, só sobraram as sucatas da ferrovia Madeira-Mamoré. Da febre do ouro dos anos 1980, restou uma legião de mães solteiras. Agora, no ritmo frenético da conclusão das obras das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio sobram preocupações relacionadas com o crescimento desordenado de Porto Velho, evidenciados, principalmente, por:
Alternativas
Q115142 História e Geografia de Estados e Municípios
A Assembleia Legislativa de Rondônia revogou a proteção estadual de quase 1 milhão de hectares de florestas, no final do mês de julho deste ano. As revogações são parte do processo de redefinição das áreas protegidas no estado e de, aproximadamente, 4,4 milhões de hectares que estavam sob proteção estadual emRondônia; agora, são 3,1milhões.Após os estados de Mato Grosso e Pará, Rondônia é o estado que mais desmata suas florestas e o fator quemais contribuiu para o desmatamento foi:
Alternativas
Q115143 História e Geografia de Estados e Municípios
O aumento populacional verificado no estado de Rondônia entre 1970 e 2000 foi espetacular, quando a população saltou de 116 620 habitantes para 1 379 787, de acordo com os Censos do IBGE, e teve como principal justificativa:
Alternativas
Q115144 História e Geografia de Estados e Municípios
O ciclo da borracha constituiu uma parte importante da história econômica e social do Brasil, estando relacionado coma extração e comercialização da borracha. Este ciclo teve o seu centro na região amazônica, proporcionando grande expansão na colonização, atraindo riqueza e causando transformações culturais e sociais, além de dar grande impulso à cidade de Manaus. O ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 e 1912, tendo depois experimentado uma sobrevida entre 1942 e 1945.Os fatos históricos relacionados aos dois ciclos da borracha estão apontados corretamente em:
Alternativas
Q115145 História e Geografia de Estados e Municípios
As políticas que orientaram a “conquista da Amazônia” geraram um conflito entre dois tipos de ocupação do espaço geográfico. O povoamento tradicional gerado pelo extrativismo, consistia numa ocupação linear e ribeirinha, assentada na circulação fluvial e na rede natural de rios e igarapés. O povoamento moderno consistiu numa ocupação areolar, polarizada pelos núcleos urbanos em formação e pelos projetos florestais, agropecuários eminerais.

De acordo com a situação descrita no trecho acima, a alternativa que apresenta de forma correta os elementos motivadores do povoamento tradicional e do novo povoamento em Rondônia estão apontados respectivamente, em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: E
5: A
6: C
7: D
8: E
9: D
10: B
11: A
12: E
13: B
14: C
15: D
16: C
17: E
18: B
19: A
20: D