Questões de Concurso Público IBRAM 2010 para Técnico em Assuntos Culturais - Ciências Humanas ou Sociais, ESP - V
Foram encontradas 7 questões
Nassau
O governo de Maurício de Nassau (1637/44) adotou uma política hábil, conciliando diversos interesses. Em 1645, a Companhia das Índias Ocidentais demite Nassau e adota uma postura que motiva a Insurreição Pernambucana (1645/54), tendo como causa principal a(o):
Em 1915, Salvador é a terceira concentração urbana do país, com 262.699 habitantes. A cidade perdeu a sua condição de capital do Brasil para o Rio de Janeiro, em 1763. Mas continuou sendo uma das mais importantes cidades do país. Em 1913, o livro Impressões do Brasil no Século Vinte assim descrevia: “Na Cidade Baixa, ficam as casas comerciais com seus armazéns e depósitos, mercados, Alfândega de Guerra e Marinha.ACidadeAlta, mais moderna, com suas ruas largas e bem calçadas, (...) compreende a zona dos bairros elegantes”.
Nessa época, já está adiantada a modernização de seu porto (iniciada em 1913), cujo movimento espelha a riqueza da região, principalmente, devido à exportação, de:
O Catedrático do silêncio
O governo Dutra (1946-51) também foi responsável por várias trapalhadas no plano econômico, em virtude da adoção de uma política econômica liberal e o arrocho salarial. Estas medidas tiveram como consequências:
O autor além dos fatos acima, apresenta um outro elemento, que sem dúvida é consenso sobre a questão da “falta de memória” da sociedade brasileira. Esse fator seria:
Entre 1817 e 1820, dois viajantes estrangeiros, Spix e Martius, participaram de uma missão científica que percorreu diversas regiões do Brasil. Ao chegarem ao Rio de Janeiro, anotaram sua opinião sobre a capital do Império:
Indique as realizações da administração de D. João que tenham contribuído para que o Rio de Janeiro adquirisse as características europeias percebidas pelos autores.