Questões de Concurso Público SC-CE 2013 para Analista de Desenvolvimento Urbano - Engenharia Agronômica

Foram encontradas 30 questões

Q451112 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Existe um determinado tipo de fruto indeiscente de pericarpo coriáceo, resultante de um ovário ínfero, constituído por vários lóculos que contêm numerosas sementes (polispérmico) revestidas pela testa, que é um tegumento carnoso e comestível, como é o caso da romã. Esse tipo de fruto é denominado:
Alternativas
Q451113 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Há frutos que podem amadurecer na planta ou após a colheita, quando colhidos ainda imaturos, como a banana, em razão da sua elevada produção de etileno. Esses frutos são denominados:
Alternativas
Q451114 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Não existe uma distinção bem delineada entre amadurecimento e senescência de frutos, embora cada um dos processos que contribuem para a síndrome da senescência conduza diretamente à morte dos tecidos. O processo de senescência aumenta a probabilidade de morte, porque durante esse processo ocorrem a desidratação dos tecidos e a invasão acentuada de microrganismos, e também, porque há uma predominância de processos do tipo:
Alternativas
Q451115 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O estádio de desenvolvimento da fruta ou hortaliça no qual ocorrem o crescimento máximo e a maturação adequada para que a ontogenia continue após a colheita e durante o qual as frutas usualmente são colhidas é denominado de maturidade:
Alternativas
Q451116 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em condições ideais, a taxa de respiração de frutos e hortaliças é controlada pela temperatura do ambiente de armazenamento. Conforme a regra de Van’t Hoff para aumento das reações bio químicas, a taxa de respiração de frutos e hortaliças aumenta de duas a três vezes para cada aumento na temperatura de:
Alternativas
Q451117 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na disciplina de fitopatologia, “o dano que pode ocorrer na ausência de medidas de controle” é definido como dano:
Alternativas
Q451118 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em fitopatologia, o parasitismo é considerado uma interação (positiva ou negativa) entre os seres vivos. A associação em que uma espécie é inibida e a outra não é afetada, denomina-se:
Alternativas
Q451119 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em fitopatologia, nos fungos parasitas de plantas há uma estrutura parecida com raiz de planta, ramificada, filamentosa, que atua na absorção de nutrientes do substrato, sendo encontrada tipicamente no talo dos quitridiomicetos. Essa estrutura é denominada:
Alternativas
Q451120 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em fitopatologia, a diagnose de uma doença de etiologia viral envolve uma série de testes até que realmente seja comprovado que o agente causal é um vírus. Esses testes, que visam à detectação do vírus numa planta doente, têm também como objetivo a caracterização ou identificação do vírus. Existe um teste que é empregado na diagnose de viroses e na caracterização de vírus, que é um procedimento por meio do qual se detecta a presença de vírus em plantas que, apesar de o abrigarem, não exibem sintomas. Nesse caso, a planta investigada fornece o suco celular, ou uma amostra de tecido, que será colocada em contato com a chamada planta teste ou indicadora, através de inoculação mecânica ou enxertia. Para algumas viroses, um vetor é usado para transferir o vírus, e, desta forma, a planta indicadora, quando infectada, mostrará um quadro sintomatológico característico, que permitirá a detecção do vírus em questão. Esse teste de detecção é denominado:
Alternativas
Q451121 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A estrutura de umsolo é a organização ou arranjo dos sólidos desse solo, sendo a propriedade mais importante do solo, pois influi na permeabilidade e na resistência à erosão. Existe um tipo de estrutura em que as partículas sólidas se dispõem em torno de uma linha vertical, formando unidades estruturais limitadas por faces relativamente planas; nesse tipo de estrutura, duas dimensões horizontais se equivalem, enquanto a vertical é maior. Nesse subtipo, a parte superior da unidade estrutural é plana. Essa estrutura é a:
Alternativas
Q451122 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No estudo do potencial de hidrogênio no solo, tem-se que na classificação dos solos quanto ao pH, aquele com pH entre 5,5 e 6,0 é classificado como:
Alternativas
Q451123 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na classificação do solo segundo sua capacidade de uso, a descrição “terras cultiváveis apenas em casos especiais com algumas culturas permanentes e adaptadas em geral para pastagem e reflorestamento, com problemas mais simples de conservação, mas onde ocorrem, com forte expressão, um ou mais fatores limitantes do uso agrícola” corresponde ao solo:
Alternativas
Q451124 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Tipo de terraço recomendado quando se tem declividade superior a 20%. É composto por um degrau, banca ou plataforma com leve inclinação para dentro, seguindo as curvas de nível do terreno, construído de terra para deter as águas das chuvas e quebrar a sua impetuosidade; pode ser contínuo ou descontínuo. Esse tipo de terraço é denominado:
Alternativas
Q451125 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um solo pode ser classificado segundo sua Velocidade de Infiltração Básica (VIB). Uma VIB entre 5 e 15mm/hora, pode ser considerada:
Alternativas
Q451126 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Existe em irrigação uma forma de quantificar a água precipitada e utilizada diretamente pela cultura, que é a precipitação total menos a parte que escoa sobre a superfície do solo e a parte que percola abaixo do sistema radicular da cultura, sendo denominada precipitação:
Alternativas
Q451127 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A concentração total de sais da água pode ser expressa em partes por milhão (ppm) ou diretamente, por sua condutividade elétrica (CE). Em razão da facilidade e rapidez de determinação, a condutividade elétrica tornou - se o procedimento-padrão, a fim de expressar a concentração total de sais para classificação e diagnose das águas destinadas à irrigação. A razão entre a condutividade elétrica (em “micromhos” por centímetro) dividida pela concentração de cátions (em mili equivalente por litro), deve aproximar-se de:
Alternativas
Q451128 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A água para irrigação, em relação ao perigo de salinização, pode ser dividida em quatro classes, segundo sua condutividade elétrica (CE), ou seja, de acordo coma sua concentração total de sais solúveis. Uma “água com salinidade alta” recebe a designação de:
Alternativas
Q451129 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Conforme observado nas figuras, indique corretamente quais as denominações dos sistemas de drenagem I, II, III e IV, nesta ordem:
Alternativas
Q451130 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Airrigação por superfície pode ser dividida em quatro fases distintas: avanço, reposição, depleção e recessão.Observe a figura abaixo.

imagem-002.jpg
Conforme observado na figura, numere correta e subsequentemente as fases da irrigação por superfície.
Alternativas
Q451131 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A germinação de uma semente na qual a parte aérea é posta fora do solo envolta nos cotilédones é denominada:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: A
5: A
6: A
7: D
8: C
9: B
10: E
11: E
12: D
13: B
14: E
15: A
16: A
17: B
18: E
19: C
20: C