Questões de Concurso Público PC-RO 2014 para Perito Criminal - Ciências Contábeis

Foram encontradas 11 questões

Q2835413 Contabilidade Geral

De acordo com o CPC - 03, as informações dos fluxos de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez. Uma entidade pode auferir recebimentos de caixa provenientes da venda de ações ou instrumentos de dívida de outras entidades e participações societárias em joint ventures (exceto recebimentos referentes aos títulos considerados como equivalentes de caixa e os mantidos para negociação). Portanto, na apuração da DFC, os fluxos de caixa decorrentes da venda desses títulos são classificados como sendo atividades:

Alternativas
Q2835414 Contabilidade Geral

Um Ativo imobilizado pode ser representado por um item tangível que é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos, ou aquele que se espera utilizar por mais de um período. Os sobressalentes, as peças de reposição, as ferramentas e equipamentos de uso interno, quando a entidade espera usá-los somente em conexão com itens do ativo imobilizado, são contabilizados como sendo um(a):

Alternativas
Q2835415 Contabilidade Geral

Com relação às Demonstrações Financeiras de uma entidade, os itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação) que não são reconhecidos na demonstração do resultado como requerido ou permitido pelos Pronunciamentos, Interpretações e Orientações emitidos pelo CPC, são classificados como:

Alternativas
Q2835418 Contabilidade Geral

Os dispositivos da Resolução CFC nº 750/1993, que dispunha sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade, foram atualizados e consolidados por força da Resolução CFC nº 1.282. Tais procedimentos foram adotados com vistas a promover uma harmonização. O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional. Para a efetivação desse princípio, algumas bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas. Além disso, podem ocorrer variações do custo histórico, pois, uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes de diversos fatores. Quando os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada, verifica-se a variação do custo histórico decorrente do seguinte fator:

Alternativas
Q2835419 Contabilidade Geral

De acordo com os postulados do CPC 27 (ativo imobilizado), após ter sido feito o seu reconhecimento como ativo, um item do ativo imobilizado, cujo valor justo possa ser mensurado confiavelmente, pode ser apresentado, se permitido por lei, pelo seu valor reavaliado, correspondente ao seu valor justo à data da reavaliação deduzido de qualquer depreciação e perda por redução ao valor recuperável, acumuladas e de forma subsequente. Com relação à reavaliação dos itens do ativo, que gera reflexos no patrimônio, é correto afirmar:

Alternativas
Q2835423 Contabilidade Geral

O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 06 (Operações de Arrendamento Mercantil) é estabelecer, para arrendatários e arrendadores, políticas contábeis e divulgações apropriadas a aplicar em relação a arrendamentos mercantis. Com relação aos aspectos relativos ao Arrendamento Mercantil, é correto afirmar:

Alternativas
Q2835424 Contabilidade Geral

O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 01 (Redução ao valor recuperável de ativos) é definir procedimentos visando assegurar que os ativos não estejam registrados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado por uso ou por venda. Caso existam evidências claras de que ativos estão avaliados por valor não recuperável no futuro, a entidade deverá imediatamente reconhecer a desvalorização por meio da constituição de provisão para perdas. Com relação aos procedimentos de avaliação dos ativos é correto afirmar:

Alternativas
Q2835425 Contabilidade Geral

No emprego das metodologias que levam em conta o fluxo de caixa descontado, a administração da entidade deve avaliar a razoabilidade das premissas nas quais as atuais projeções de fluxos de caixa se baseiam, examinando as causas das diferenças entre projeções de fluxos de caixa passadas e os fluxos de caixa reais. Com relação aos procedimentos de estimação dos fluxos de caixa é correto afirmar:

Alternativas
Q2835428 Contabilidade Geral

O sistema de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e posteriormente ajustado pelo reconhecimento da participação atribuída ao investidor nas alterações dos ativos líquidos da investida, é denominado:

Alternativas
Q2835431 Contabilidade Geral

O Pronunciamento Técnico CPC - 04 (Ativo Intangível) estabelece que uma entidade deve reconhecer um ativo intangível apenas se determinados critérios especificados neste Pronunciamento forem atendidos. O Pronunciamento também especifica como mensurar o valor contábil dos ativos intangíveis, exigindo divulgações específicas sobre esses ativos. Com relação aos aspectos caracterizadores dos ativos intangíveis, é correto afirmar:

Alternativas
Q2835432 Contabilidade Geral

O Pronunciamento Técnico CPC 01 (Redução ao valor recuperável de ativos) aplica-se também a ativos que são registrados pelo valor reavaliado. Entretanto, a identificação de como um valor reavaliado pode estar com parcela não recuperável depende da base usada para determinar esse valor. Com relação aos aspectos relativos ao valor recuperável de ativos reavaliados, é correto afirmar que, se:

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: E
5: B
6: E
7: E
8: B
9: E
10: E
11: A