Questões de Concurso Público SEDS-TO 2014 para Analista Socioeducador - Medicina Clínica

Foram encontradas 30 questões

Q469789 Medicina
A manobra de Hand Grip ou aperto da mão é mais útil para o diagnóstico diferencial do sopro sistólico presente em:
Alternativas
Q469790 Medicina
Os achados semiológicos estão classificados em quatro grupos, conforme apresentado na colunaI. Estabeleça a correta correspondência com os diagnósticos da coluna II.

Coluna I
1. Sinal de Pemberton
2. Manchas em café com leite
3. Anel de Kayser-Feischer
4. Baqueteamento digital

Coluna II
( ) Neoplasia de pulmão
( ) Neurofibromatose
( ) Bócio mergulhante
( ) Doença deWilson

A sequência correta é:
Alternativas
Q469791 Medicina
Adolescente de 14 anos, portador de disfagia e anemia hipocrômica e microcítica, foi submetido à endoscopia digestiva alta que evidenciou a presença membrana em esôfago. Apartir dessas informações, caracterizou-se a Síndrome de Plummer-Vinson que está etiologicamente associada à:
Alternativas
Q469792 Medicina
Paciente jovem, após ingesta etílica importante, foi admitido com fibrilação atrial associada à síncope e hipotensão arterial. Considerando a presença de instabilidade hemodinâmica, a melhor conduta é:
Alternativas
Q469793 Medicina
Idoso, portador de hipertensão arterial de difícil controle, encontra-se em uso regular de losartan, hidroclorotiazida, anlodipino e atenolol. Evoluiu com intolerância à glicose, hiperuricemia e dislipidemia. Aponte o medicamento mais fortemente relacionado a esses efeitos colaterais.
Alternativas
Q469794 Medicina
Mulher de 67 anos apresenta comprometimento de articulações interfalangeanas distais associado à formação de nódulos de Herberden. O diagnóstico reumatológico mais provável para esse caso é:
Alternativas
Q469795 Medicina
Homem de 34 anos, HIV positivo, apresentou alteração do nível e conteúdo de consciência. Foi submetido à tomografia computadorizada de crânio que evidenciou lesões intraparenquimatosas cerebrais hipodensas com captação anelar do meio de contraste. Assinale o diagnóstico mais provável para explicar esses achados radiológicos.
Alternativas
Q469796 Medicina
Homem de 58 anos foi admitido com quadro clínico agudo de alteração da marcha, disfagia e disartria associada à perda de sensibilidade dolorosa facial à direita e hemiparesia do dimídio esquerdo. Aponte o diagnóstico mais provável.
Alternativas
Q469797 Medicina
Assinale as doenças de acometimento hepático que curiosamente costumam cursar com elevação de TGO (aspartato aminotransferase) superior à TGP (alanina aminostransferase).
Alternativas
Q469798 Medicina
Homem de 38 anos apresenta febre, dor lombar à esquerda e disúria com três dias de evolução. Ao exame físico, observa-se a presença do sinal de Giordano à esquerda. A melhor conduta para esse caso é:
Alternativas
Q469799 Medicina
Durante uma briga, um homem de 22 anos foi atirado do quarto andar de um prédio comercial. O médico socorrista foi chamado para prestar o primeiro atendimento desse paciente ainda na cena do acidente em via pública. Após averiguar que esse local é seguro, a primeira conduta desse médico será:
Alternativas
Q469800 Medicina
Mulher de 30 anos foi admitida no setor de emergência após ser trazida pela equipe de resgate a partir de colisão de moto versus anteparo. Foi submetida à tomografia computadorizada de crânio que revelou a presença de imagem hiperdensa em região temporoparietal esquerda com aspecto de lente biconvexa. Aponte o diagnóstico feito após a realização desse exame de imagem.
Alternativas
Q469801 Medicina
Homem vítima de trauma de tórax fechado está sendo atendido e foi feita a hipótese diagnóstica de pneumotórax hipertensivo ainda no local do acidente. Amelhor conduta a ser adotada nesse momento é:
Alternativas
Q469802 Medicina
Homem negro, de 24 anos, foi vítima de lesão perfurante em região mesogástrica motivada por PAF oriundo de pistola automática de calibre nove mm. Observou-se hipotensão arterial refratária à infusão de volume.A melhor conduta para esse paciente é:
Alternativas
Q469803 Medicina
Homem de 41 anos foi atendido com dor torácica opressiva com trinta minutos de evolução. O eletrocardiograma, obtido dentro dos primeiros dez minutos após a sua admissão, evidenciou supradesnivelamento de segmento ST em DII, DIII e a VF. A conduta mais adequada é:
Alternativas
Q469804 Medicina
Ao exame clínico de um idoso acometido por infarto agudo do miocárdio, observa-se a presença de edema agudo de pulmão sem associação com choque cardiogênico. Indique a classificação de Killip desse paciente.
Alternativas
Q469805 Medicina
Considerando o quadro clínico de edema agudo de pulmão, assinale a medicação que possui também um efeito inicial venodilatador.
Alternativas
Q469806 Medicina
Homemde 40 anos, apresentando história patológica pregressa de hipertensão arterial sistêmica de difícil controle clínico, foi atendido no setor de urgência com cefaleia e PA = 230 x 136 mmHg. Ao exame de fundo de olho, foram observados exsudatos e hemorragias. A partir dessas informações de anamnese e exame físico, pode-se afirmar que o paciente apresenta:
Alternativas
Q469807 Medicina
Em um paciente apresentando insuficiência renal aguda, o registro de onda T apiculada no eletrocardiograma está fortemente associado à:
Alternativas
Q469808 Medicina
Uma mulher de 24 anos foi atendida sucessivas vezes no setor de urgência com quadro clínico de hipoglicemia após relatos de estresse emocional com o seu noivo. Em uma dessas ocasiões, o médico da emergência observou que a dosagem do nível sérico de insulina estava elevada e o peptídeo C, suprimido. A partir dessas informações é possível concluir que a paciente apresenta:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: B
6: C
7: D
8: A
9: D
10: B
11: C
12: D
13: C
14: A
15: D
16: C
17: B
18: D
19: A
20: C