Questões de Concurso Público MPO 2015 para Atividade Técnica - Arquivologia

Foram encontradas 45 questões

Q552354 Arquivologia
Conforme o Dicionário brasileiro de terminologia arquivística, tipo documental é a divisão da espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou:
Alternativas
Q552355 Arquivologia
Do ponto de vista da arquivística, os tratados, convênios, contratos e termos aditivos, representados por acordos em que a Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal é parte, caracterizam documentos da espécie denominados atos:
Alternativas
Q552356 Arquivologia
De acordo com as características e atributos dos documentos arquivísticos, pode-se afirmar que, película fotográfica, códice, relatório de auditoria, audiovisual, minuta e edital, são respectivamente:
Alternativas
Q552357 Arquivologia
Imagem associada para resolução da questão


O enunciado acima diz respeito ao conceito de:


Alternativas
Q552358 Arquivologia
O objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo para que ele não se misture a outros, não ocorra parcelamentos e nem eliminações indiscriminadas, denomina-se:
Alternativas
Q552359 Arquivologia
Arranjo é a reunião e ordenação adequada dos documentos no arquivo permanente. Aquele que tem por eixo as ações desempenhadas pela entidade produtora do arquivo é chamado de arranjo:
Alternativas
Q552360 Arquivologia
Na área arquivística, a tabela de temporalidade só deve ser aplicada após sua aprovação pela autoridade competente. Conforme Valentini (2009), alguns dos principais elementos constantes em uma tabela de temporalidade são: I. destinação, tipo e/ou assunto dos documentos. II. número e ano da legislação utilizada. III. período, quantificação e prazos de retenção. IV. registro e identificação da instituição atendida. Está correto o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q552361 Arquivologia
Os arquivos intermediários distinguem-se dos arquivos das demais fases por:
Alternativas
Q552362 Arquivologia
O instrumento de pesquisa que traz uma relação seletiva de documentos pertencentes a um ou mais fundos, no qual cada peça integrante de uma unidade de arquivamento é descrita minuciosamente, denomina-se:
Alternativas
Q552363 Arquivologia
Contribuir para o acesso e a preservação dos documentos que mereçam guarda permanente por seus valores histórico e científico constitui um dos objetivos do (a):
Alternativas
Q552364 Arquivologia
Analise os enunciados a seguir referente ao estudo dos arquivos. I. O arquivo permanente , constituído por document o s que perderam todo valor administrativo, são também conhecidos como limbo ou purgatório. II. Afunção básica do arquivo é tornar disponível as informações contidas no acervo documental sob sua guarda. III. Os documentos relacionados à origem e aos objetivos da instituição possuem valor primário e, na terceira fase do ciclo vital, são de guarda permanente. IV. Os arquivos centrais são aqueles estabelecidos junto aos órgãos operacionais, cumprindo funções de arquivo intermediário. Está correto o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q552365 Arquivologia
A eliminação, destruição ou expurgo de documentos que não tenham valor permanente, pode ocorrer de várias formas, EXCETO:
Alternativas
Q552366 Arquivologia
A avaliação de um documento é feita através da análise e seleção do mesmo, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo, assim, para a racionalização dos arquivos. Aguarda de interesse efêmero, sem valor administrativo para o órgão, denomina-se:
Alternativas
Q552367 Arquivologia
A norma geral internacional de descrição Arquivística - ISAD (G) contém regras gerais para descrição arquivística que podem ser aplicadas independentemente da forma ou suporte dos documentos. Esse conjunto de regras gerais faz parte de um processo que visa, dentre outros itens:
Alternativas
Q552368 Arquivologia
A norma ISAD (G) estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas. As regras nela apresentadas estão organizadas em sete áreas. Aquela destinada à informação sobre a origem e custódia da unidade de descrição, é chamada área de:
Alternativas
Q552369 Arquivologia
O elemento de informação, termo ou código que, presente em unidades de descrição, serve à pesquisa, identificação ou localização de documentos, denomina-se:
Alternativas
Q552370 Arquivologia
A criação/produção, uma das sete funções arquivísticas, contempla os procedimentos relacionados à manutenção do maior rigor possível na produção dos document os de arquivo, abrangendo definição de normas, conteúdo, modelos, formato e:
Alternativas
Q552371 Arquivologia
Os agentes exteriores que danificam os documentos podem ser classificados em três grandes grupos, conforme apresentado na coluna I. Estabeleça a correta correspondência com seus exemplos relacionados na coluna II. Coluna I 1. Biólogicos 2. Físicos 3. Químicos
Coluna II ( ) luz natural ( ) tintas ( ) gordura ( ) roedores ( ) temperatura
A sequência correta é:
Alternativas
Q552372 Arquivologia
Os aspectos relacionados à manutenção da integridade física dos documentos ao longo do tempo, bem como as tecnologias que permitem seu processamento e recuperação, caracteriza-se como a seguinte função arquivística:
Alternativas
Q552373 Arquivologia
A NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística possui oito áreas que compreendem um total de vinte e oito elementos de descrição. Aquela onde se registra informação sobre o assunto e a organização da unidade de descrição é denominada área de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: E
5: E
6: D
7: A
8: D
9: D
10: E
11: C
12: A
13: E
14: D
15: D
16: C
17: B
18: C
19: E
20: D