Questões de Concurso Público SES-MG 2015 para Vigilância em Saúde - Médico Veterinário

Foram encontradas 13 questões

Q701501 Enfermagem
O evento em que se evidenciou que as modificações propostas para o setor da saúde transcendiam os marcos de uma simples reforma administrativa e financeira foi:
Alternativas
Q701531 Enfermagem
O Ministério da Saúde pressupõe uma reorganização dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância em saúde junto às equipes de saúde da família. Uma das estratégias indutoras é:
Alternativas
Q701534 Enfermagem
De acordo com a Portaria n° 1.271/2014, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, são consideradas doenças de notificação imediata com “suspeita de disseminação intencional”:
Alternativas
Q701535 Enfermagem
A Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS/MS é a gestora responsável pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) em todo o país. O SINASC foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos informados em todo o território nacional e fornecer dados sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde. Assinale a seguir a alternativa que apresenta algumas das principais variáveis presentes no SINASC:
Alternativas
Q701536 Enfermagem
Em 2006, os gestores do SUS assumiram o compromisso público da construção do Pacto pela Saúde/2006, com base nos princípios constitucionais do SUS e ênfase nas necessidades de saúde da população. O Pacto pela Saúde define prioridades articuladas e integradas em três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS. Uma das prioridades do Pacto pela Vida é:
Alternativas
Q701537 Enfermagem
As ações de vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis abrangem um grande elenco de agravos. Associe as tipologias de agravos da coluna I com as doenças na coluna II a elas relacionadas: Coluna I 1. Doenças imunopreveníveis. 2. Antropozoonoses e doenças transmitidas por vetores. 3. Doenças de veiculação hídrica e alimentar. Coluna II ( ) leishmaniose ( ) sarampo ( ) esquistossomose ( ) febre tifoide ( ) coqueluche ( ) botulismo
A única sequência correta é:
Alternativas
Q701538 Enfermagem
A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 2 bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus da hepatite B, contabilizando 325 milhões de portadores crônicos. Sobre as hepatites virais, é correto afirmar:
Alternativas
Q701539 Enfermagem
“Portugal criou um dispositivo de coordenação que está em alerta e mobilizará e ativará recursos que sejam adequados a cada situação de infecção pelo vírus do Ébola que venha a ser identificada, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado, a DGS garante que ainda não se verificou nenhum caso autóctone de doença por vírus Ébola em Portugal.” Fonte: Jornal de Noticias - Publicado em 08 ago. 2014 - Disponível em: < http://www.jn.pt/Paginalnicial/ Sociedade/Saude/lnterior.aspx?content_id=4070380>
Com base no texto acima, pode-se afirmar que caso autóctone de uma doença é:
Alternativas
Q701540 Enfermagem
A vigilância de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) exige estratégias específicas, integradas e complementares entre si. Em geral, no campo das DCNT's, a morbidade e a mortalidade refletem risco acumulado durante toda a vida e tendem a mudar lentamente, a partir de intervenções específicas, pois os eventos abordados são doenças que apresentam longos períodos de indução e latência. As DCNT's apresentam fatores de riscos, conforme apresentado na coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os determinantes da coluna II.  Coluna I 1. Fatores de risco não modificáveis 2. Fatores de risco comportamentais 3. Fatores de risco intermediários
Coluna II ( ) tabagismo ( ) idade ( ) alimentação ( ) diabetes ( ) inatividade física A sequência correta é:
Alternativas
Q701541 Enfermagem
A Portaria n° 1.660, de 22 de julho de 2009, institui o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária - VIGIPOS, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, como parte integrante do Sistema Único de Saúde - SUS. É atribuição dos gestores estaduais, no seu âmbito de atuação e de acordo com os Planos de Ação de Vigilância Sanitária Anuais:
Alternativas
Q701542 Enfermagem
A Lei Orgânica de Saúde inclui no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a execução de ações de Vigilância Sanitária. Entende-se por Vigilância Sanitária, o conjunto de:
Alternativas
Q701543 Enfermagem
Assinale, a seguir, a única alternativa que contém apenas resíduos de serviços de saúde pertencentes à Classe A4.
Alternativas
Q701544 Enfermagem
Uma das ferramentas de trabalho mais importantes para a vigilância em saúde é a informação. A informação em saúde é a base para a gestão dos serviços, pois orienta a implantação , o acompanhamento e a avaliação dos modelos de atenção à saúde e das ações de prevenção e controle de doenças. A dinâmica das atividades da vigilância epidemiológica tem base na tríade:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C
5: D
6: D
7: A
8: C
9: D
10: A
11: A
12: B
13: A