Questões de Concurso Público EMSERH 2016 para Enfermeiro UTI Pediátrica -Neonatal

Foram encontradas 20 questões

Q856169 Enfermagem
Marque a alternativa que corresponde a uma atividade privativa do enfermeiro.
Alternativas
Q856170 Enfermagem

Com base nas disposições do Código de Ética de Enfermagem, analise as afirmativas a seguir.


I. O Código de Ética de Enfermagem prevê que o profissional tem o direito de participar da prática multiprofissional e interdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade.

II. É proibido ao profissional de enfermagem prestar serviços que por sua natureza competem a outro profissional, exceto em caso de emergência.

III. O segredo profissional referente ao menor de idade deverá ser mantido em qualquer circunstância, mesmo quando a revelação for solicitada por pais ou responsáveis.


Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Q856171 Enfermagem
As infrações cometidas por um profissional de enfermagem podem ser classificadas em leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso. É considerada uma infração grave aquela que:
Alternativas
Q856172 Enfermagem

Sobre as etapas de organização do processo de enfermagem, analise as afirmativas a seguir.


I. O Diagnóstico de Enfermagem tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

II. A Avaliação de Enfermagem é a determinação das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

III. A Implementação consiste na realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.


Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Q856173 Enfermagem
Com base nos parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nas unidades assistenciais das instituições de saúde e assemelhados, assinale a opção correta.
Alternativas
Q856181 Enfermagem
O preparo e a administração de medicamentos, considerados atividades importantes atribuídas à equipe de enfermagem, consistem na etapa final do processo de medicação, posteriormente aos processos de prescrição e de dispensação do medicamento pela farmácia. No entanto, alguns erros ocorrem nessa etapa, ameaçando a segurança do paciente. Diante desse cenário, algumas estratégias, apontadas para prevenir os erros relacionados ao preparo e administração dos medicamentos, são, EXCETO:
Alternativas
Q856185 Enfermagem
A CCIH é um órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de planejamento e normatização das ações de controle de infecção hospitalar. São competências da CCIH, EXCETO:
Alternativas
Q856294 Enfermagem
O desconforto respiratório pode representar uma condição benigna, como o retardo na adaptação cardiorrespiratória, mas também pode ser o primeiro sinal de uma infecção grave e potencialmente letal, sendo fundamental o reconhecimento e a avaliação precoces de todo bebê acometido. As manifestações clínicas que podem indicar algum comprometimento respiratório são:
Alternativas
Q856295 Enfermagem
A escolha dos parâmetros iniciais do respirador mecânico depende da extensão da doença do parênquima pulmonar e das vias aéreas, do comprometimento da musculatura respiratória e do controle da respiração no nível do sistema nervos central. O ajuste da frequência respiratória depende dos valores da PaCO2 obtidos na gasometria. Deve-se ajustar a frequência para manter os níveis de PaCO2 entre:
Alternativas
Q856296 Enfermagem
As queimaduras são uma causa importante de morte e de sequelas graves em ambiente doméstico. As crianças são particularmente susceptíveis a esse tipo de lesão, com dois terços das queimaduras na infância sendo causados por líquidos quentes. Com relação ao tratamento de queimadura em criança internada, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q856297 Enfermagem
Os pacientes politraumatizados são avaliados e as prioridades de tratamento são estabelecidas de acordo com suas lesões, seus sinais vitais e mecanismos da lesão. O tratamento do paciente deve consistir de um exame primário rápido, em que as condições que implicam risco de vida devem ser identificadas e seu tratamento deve ser instituído simultaneamente à reanimação das funções vitais, seguindo o ABCDE, que consiste na ordem de prioridade que os sistemas apresentam em vítimas de trauma, corretamente apontada em:
Alternativas
Q856298 Enfermagem
Um dos fatores de risco para infecção hospitalar dos recém-nascidos, relacionados às condições locais de internação é a desproporção entre o número de RNs internados e o número de profissionais da equipe de saúde. Frente ao exposto, marque a alternativa que apresenta a proporção adequada de enfermeiros para o número de crianças assistidas.
Alternativas
Q856299 Enfermagem
Alguns problemas podem ocorrer durante o aleitam ento m aterno (AM ). Se não forem prontamente identificados e tratados, podem ser importantes fontes de ansiedade e sofrimento, podendo culminar com a interrupção da amamentação. O fenômeno de Raynaud manifesta-se, inicialmente, por palidez dos mamilos e dor intensa antes, durante ou, mais comumente, depois das mamadas. O manejo dessa condição inclui:
Alternativas
Q856300 Enfermagem
A utilização da prostaglandina E1(PGE1) em RN modificou drasticamente os resultados do tratamento das cardiopatias congênitas. A PGE1 tem ação dilatadora sobre o tecido do canal arterial até o final da quarta semana de vida. A via de administração recomendada dessa droga, é:
Alternativas
Q856303 Enfermagem
Após a administração de surfactante é possível verificar evolução do quadro do RN com síndrome do desconforto respiratório (SDR). O seguinte princípio deve ser adotado para melhorar os efeitos da terapia com surfactante:
Alternativas
Q856304 Enfermagem
Nutrir adequadamente, com o objetivo de proporcionar ao RN prematuro crescimento semelhante ao crescimento fetal, é um dos grandes desafios da neonatologia. A importância da nutrição adequada para a sobrevida, o crescimento e o desenvolvimento dos RNs é tão grande que tem sido reconhecida como uma emergência neonatal. Com relação à nutrição enteral, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q856305 Enfermagem
A enterocolite neonatal (ECN) é uma das mais graves, devastadoras e desafiadoras doenças que comprometem RN internados em UTI neonatal. Os RNs com ECN apresentam as seguintes alterações gastrointestinais e sistêmicas:
Alternativas
Q856306 Enfermagem
O programa nacional de suplementação de vitamina Abusca reduzir e controlara deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 9 meses de idade. Tal deficiência é a principal causa de:
Alternativas
Q856307 Enfermagem
O enfermeiro da UTI neonatal deve ter conhecimento sobre as drogas que fazem parte do arsenal terapêutico de rápida disponibilidade de um sistema de em ergência pediátrico. Com relação à incompatibilidade entre as drogas usadas em emergências pediátricas marque a alternativa correta.
Alternativas
Q856308 Enfermagem
A principal classificação dos traumatismos crânio-encefálico (TCE) baseia-se na sua gravidade. Para tanto, é necessário conhecer a Escala de coma de Glasgow modificada para crianças. De acordo com a pontuação, Cooper classifica o TCE em:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: E
6: A
7: E
8: C
9: A
10: B
11: E
12: A
13: D
14: C
15: B
16: D
17: C
18: A
19: A
20: E