Questões de Concurso Público Prefeitura de General Sampaio - CE 2024 para Professor PEB - Música

Foram encontradas 5 questões

Q3076835 Educação Artística
As igrejas orientais, na ausência de uma autoridade central forte, desenvolveram liturgias diferentes nas várias regiões. Embora não subsistam manuscritos anteriores ao século IX com a música usada nestes ritos orientais, algumas inferências podem ser feitas quanto aos primórdios da música religiosa no Oriente. A prática musical bizantina deixou marcas no cantochão ocidental, particularmente na classificação do reportório em oito modos e num certo número de cânticos importados pelo Ocidente em momentos diversos entre o século VI e o século IX. As peças mais perfeitas e mais caracterizadas da música medieval bizantina eram os hinos. Um dos tipos mais importantes é o(s) 
Alternativas
Q3076836 Educação Artística
Analise as asserções.

I. A cultura erudita está relacionada a um conhecimento formal, ou seja, a uma erudição. Normalmente, ela é mais consumida pelas elites sociais, pois, até mesmo, a sua produção envolve um alto custo. Pense em uma orquestra sinfônica, por exemplo, todos os seus músicos, o custo logístico dos instrumentos e do local de apresentação. Além disso, ela exige anos de estudos nas mais diversas áreas da arte, da cultura, e, mesmo, de ciências sociais ou exatas.
PORQUE
II. a cultura popular não envolve tanta “fineza” como a cultura erudita, mas ainda assim, vale-se de conhecimento formal para sua produção. A diferença é que a esse tipo de manifestação cultural aproveita mais os insights vindos do povo, bem como também utiliza saberes típicos de uma cultura de erudição. O exemplo mais fácil de compreender que podemos citar é a Música Popular Brasileira (MPB). 

Marque a opção que apresenta a proposição CORRETA. 
Alternativas
Q3076837 Educação Artística
Analise as afirmações sobre a História da música ocidental.

I. A Mitologia Grega atribuía à música origem divina e designava como seus inventores e primeiros intérpretes deuses e semideuses, como Apolo, Anfião e Orfeu. Neste obscuro mundo pré-histórico a música tinha poderes mágicos: as pessoas pensavam que era capaz de curar doenças, purificar o corpo e o espírito e operar milagres no reino da Natureza.
II. No Antigo Testamento atribuíam-se à música poderes mágicos e ritualistas. Basta lembrar o episódio em que David cura a loucura de Saul tocando harpa (1 Samuel, 16, 14-23) ou o soar das trombetas e a vozearia que derrubaram as muralhas de Jericó (Josué, 6, 12-20).
III. A música grega era totalmente estruturada e não contava com improvisações na sua forma mais perfeita (teleion, meios). Estava sempre associada à palavra, à dança ou a ambas; a sua melodia e o seu ritmo ligavam-se, intimamente, à melodia e ao ritmo da poesia, e a música dos cultos religiosos, do teatro e dos grandes concursos públicos era interpretada por cantores que acompanhavam a melodia com movimentos de dança predeterminados.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S). 
Alternativas
Q3076844 Educação Artística
Leia o texto a seguir.
No século XVIII, surgem, no Brasil, as Casas de Ópera, salas de concertos destinadas a receberem as atividades musicais que não se restringiam mais às igrejas e às casas dos mais abastados. Nesses espaços, ganhou relevância um repertório de origem italiano denominado __________, definido por Mariz (1983) como uma composição cômica ou dramática entremeada por música, uma tentativa de replicar a cena cultural vigente em Lisboa naquele período. Nesses espaços, tocava-se de tudo: adaptações de trechos de óperas, minuetos, fandangos, contradanças, modinhas e até lundus.
Marque a opção que preenche corretamente a lacuna. 
Alternativas
Q3076845 Educação Artística
Leia o texto a seguir.

É definido por Lima (2010, p. 15-6) como “canção mais sensual, satírica e, às vezes, crítica, também comprometida com sua época, às vezes, espúria e um pouco marginal”. Tinhorão (2010) afirma que essa dança mesclava a coreografia tradicional do fandango europeu ao batuque e à umbigada das tradições africanas, havendo relatos que indicam o seu aparecimento de forma praticamente simultânea na Bahia, no Rio de Janeiro e em Pernambuco por volta da década de 1760. Esse autor destaca que “apresentava ainda um traço destinado a determinar sua evolução: o estribilho marcado pelas palmas dos circunstantes, que fundiam ritmo e melodia no canto de estilo estrofe-refrão mais típico da África negra”.
(TINHORÃO, 2010, p. 103).

O texto faz referência 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: A
5: E