Questões de Concurso Público Prefeitura de Apodi - RN 2019 para Enfermeiro

Foram encontradas 15 questões

Q1001070 Enfermagem
O choque é uma condição clínica que pode ser definida como uma síndrome caracterizada pela incapacidade do sistema circulatório fornecer oxigênio e nutrientes aos tecidos, de forma a atender as suas necessidades metabólicas. Os tipos de choque classificados como distributivos são:
Alternativas
Q1001071 Enfermagem
A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Nº 511/2016, aprova a Norma Técnica que dispõe sobre a atuação de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem em Hemoterapia. De acordo com essa norma, compete ao Enfermeiro atentar para os tempos de infusão para cada hemoconcentrado. Sobre o tempo de infusão, é correto afirmar:
Alternativas
Q1001072 Enfermagem

É competência do Enfermeiro, ao realizar curativos, coordenar e supervisionar a equipe de enfermagem na prevenção e cuidado às feridas. A avaliação da lesão é fundamental para a escolha da conduta correta. Em 2016, o National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) anunciou a atualização da nomenclatura dos estágios do sistema de classificação de lesão por pressão (LPP). A definição abaixo representa uma classificação de LPP:


“Pele intacta ou não, com área localizada e persistente de descoloração vermelha escura, marrom ou púrpura que não embranquece ou separação epidérmica que mostra lesão com leito escurecido ou bolha com exsudato sanguinolento”.

Fonte: Associação Brasileira de Estomaterapia, 2016.


A descrição da classificação refere-se à lesão por pressão

Alternativas
Q1001073 Enfermagem
O tabagismo é considerado, pela Organização Mundial da Saúde, a principal causa de morte evitável em todo o mundo e, também, fator de risco para seis das oito principais causas de morte no mundo. Com base no Caderno 35 da Atenção Básica: Estratégia para o cuidado da pessoa com doença crônica, a recomendação para promoção e prevenção de doenças crônicas quanto ao tabagismo está correta em:
Alternativas
Q1001074 Enfermagem
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a ocorrência de casos da Influenza varia de leve a grave, podendo levar a óbito. O Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, lançou a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, definindo o dia 04 de maio como o dia de mobilização nacional. Nessa campanha, será observada a seguinte recomendação:
Alternativas
Q1001075 Enfermagem
A Sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como, por exemplo, o pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente da infecção. Para essa doença, a realização de exames como a cultura e o antibiograma auxiliará na escolha e indicação do tratamento medicamentoso. Dentre os exames de culturas existentes, um é considerada “padrão ouro’ e encontra-se no protocolo para Sepse. O material biológico que deve ser colhido e analisado, nesse caso, é
Alternativas
Q1001076 Enfermagem
O diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o acompanhamento médico de algumas doenças podem evitar a morte, deficiências e proporcionar melhor qualidade de vida aos recém-nascidos. Assim, é correto afirmar que o teste de triagem neonatal é
Alternativas
Q1001077 Enfermagem
A respeito da realização da oximetria de pulso em recém-nascidos - o chamado teste do coraçãozinho, é correto afirmar:
Alternativas
Q1001078 Enfermagem
Segunda a Política Nacional de Atenção Básica (2012), os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. Sobre os NASF é correto afirmar:
Alternativas
Q1001079 Enfermagem
A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Nº 564/2017, aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Em seu artigo 42, encontra-se a determinação de “respeitar o direito do exercício da autonomia da pessoa ou de seu representante legal na tomada de decisão, livre e esclarecida, sobre sua saúde, segurança, tratamento, conforto, bem-estar, realizando ações necessárias, de acordo com os princípios éticos e legais”. Essa determinação se constitui em
Alternativas
Q1001080 Enfermagem
Vacinas são preparações que, ao serem introduzidas no organismo, desencadeiam uma reação do sistema imunológico estimulando a formação de anticorpos e tornando o organismo imune a esse agente e às doenças por ele provocadas. Segundo o atual calendário Nacional de Vacinação 2018/2019, para um lactante de 3 meses, o esquema vacinal correto é:
Alternativas
Q1001081 Enfermagem
Em uma Unidade de Pronto Atendimento, uma criança de 1 ano e 6 meses apresenta quadro clínico compatível com sinais e sintomas de desidratação por quadro diarréico, sendo necessária a administração de uma solução de reposição hídrica e de eletrólitos com volume total de 250 ml, que deverá ser infundido em 3h. Para a administração da solução, o cálculo para o gotejamento em microgotas é
Alternativas
Q1001082 Enfermagem
A Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Entre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, está (ão):
Alternativas
Q1001083 Enfermagem
A Política Nacional de Saúde Mental compreende as estratégias e diretrizes adotadas pelo país para organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental. As Unidades que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituídos por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, são os(as)
Alternativas
Q1001084 Enfermagem
Para o exame físico completo da criança, é recomendado o rastreamento para displasia evolutiva do quadril. Identificam-se três fatores de risco para luxação congênita do quadril: gênero feminino, crianças com história familiar de displasia congênita do quadril e parto com apresentação pélvica. As manobras que devem ser realizadas, nas primeiras consultas (15 dias, 30 dias e 2 meses), afim efetuar esse rastreamento, são:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: A
5: D
6: B
7: A
8: A
9: A
10: D
11: D
12: B
13: C
14: C
15: C