Questões de Concurso Público Prefeitura de Apodi - RN 2019 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 14 questões

Q2008888 Fisioterapia
Durante a fase de crescimento, cerca de 30% dos jovens apresentam distúrbios do desenvolvimento da coluna vertebral com ossificação mais ou menos acentuada na região das placas vertebrais básicas e das placas de cobertura. Esses distúrbios do crescimento levam a uma cifose fixa juvenil causada por formação de vértebra em cunha, tendo a vértebra torácica T8 como a mais comumente afetada. Essa cifose juvenil é comumente chamada de

Alternativas
Q2008889 Fisioterapia
Analise o caso clínico, abaixo descrito, e responda a questão.
O atleta K.L.M. pratica o esporte de corrida em longas distâncias, é um atleta bastante disciplinado e treina cerca de oito horas por dia. Ele já venceu maratonas, mas, há cerca de três meses, apresentou uma diminuição no rendimento e no tempo de corrida por apresentar dor na região posterior do pé direito e dores na musculatura do gastrocnêmio e sóleo durante as corridas. Ao procurar o ortopedista, o atleta teve diagnóstico de Tedinopatia de Aquiles e foi encaminhado ao fisioterapeuta para tratamento. Após avaliação, o fisioterapeuta decidiu iniciar o tratamento fazendo uso do ultrassom terapêutico para acelerar a recuperação da região.

Entre os parâmetros adequados para tratar Tendinopatia de Aquiles estão
Alternativas
Q2008890 Fisioterapia
Nos Centros Especializados em Reabilitação, para que as crianças recebam indicação e prescrição de órteses, é necessária uma avaliação para identificação da Tecnologia Assistiva que facilitará o desempenho e a funcionalidade da criança em atividades de vida diária e lazer. Para melhorar a qualidade das prescrições, a equipe multidisciplinar decidiu que o instrumento de avaliação utilizado no setor deve ser padronizado de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Nesse processo, a equipe precisa adaptar a ficha de avaliação e associar as informações colhidas aos domínios da CIF.
A Tecnologia Assistiva que melhora a funcionalidade das crianças com deficiência é considerada
Alternativas
Q2008891 Fisioterapia
A Pressão Positiva Expiratória Final (PEEP) é a manutenção de uma pressão supra-atmosférica ao final da expiração, após a fase inspiratória. A PEEP tem sido largamente utilizada como tratamento da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), agindo não só como suporte, mas também como medida terapêutica, sendo mais efetiva quando aplicada precocemente.
Entre os efeitos benéficos da aplicação da PEEP estão:
Alternativas
Q2008892 Fisioterapia
A Doença de Parkinson (DP) é degenerativa, lentamente progressiva, caracterizada por uma alteração da via dopaminérgica central da substância negra até o núcleo estriado, sendo a terceira doença neurológica mais comum. A perda neuronal e despigmentação da substância negra desenvolve sinais clínicos motores que se manifestam durante o decorrer da doença.
São sinais motores que podem ser observados durante a progressão da DP:
Alternativas
Q2008893 Fisioterapia
De modo geral, quando se pensa em clínica, imagina-se um médico prescrevendo um remédio ou solicitando um exame para comprovar ou não a hipótese de determinada doença. No entanto, a clínica precisa ser muito mais do que isso. A Clínica Ampliada propõe que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar cada pessoa a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viver outras coisas na sua vida.
Nesse contexto, Clínica Ampliada é
Alternativas
Q2008894 Fisioterapia

Analise o caso clínico abaixo e responda a questão.


C.R.S., 8 anos de idade, sexo masculino, com diagnóstico de Síndrome da hipermobilidade articular benigna, apresentou-se com a família à clínica com uma história de aumento de dor em ambos os joelhos, que ocorre a noite e frequentemente o acorda. A dor é pior após atividade de esporte. Então, ele parou com todos os exercícios, mas a dor continuou a aumentar. A criança está mais cansada que seus amigos, não consegue caminhar sem se queixar de dor, e se machuca frequentemente caindo e colidindo com objetos. Na avaliação, não apresentou evidência de inflamação articular. Todas as articulações apresentaram hipermobilidade e os joelhos hiperestendem 20º. No teste de força do quadríceps, apresentou 2/5 na escala de Oxford, abdominiais 3/5 com estabilidade central reduzida, encurtamento de quadríceps, equilíbrio reduzido e marcha com pé plano.


Ao final da avaliação, foi prescrito um programa progressivo de exercícios que consistiu em



Alternativas
Q2008895 Fisioterapia
A marcha é definida como uma sequência repetitiva de movimentos do membro para avançar o corpo adiante de forma segura e com gasto mínimo de energia. O conhecimento sobre o ciclo da marcha normal é de extrema importância durante a análise clínica da marcha, que é um processo no qual o padrão individual da marcha é medido, anormalidades são identificadas, causas são propostas e recomendações de tratamento são desenvolvidas.
Sobre o ciclo típico da marcha é correto afirmar que
Alternativas
Q2008896 Fisioterapia

Considere o caso clínico a seguir para responder à questão:


G.R.T, 3 anos de idade, nasceu pré-termo, com idade gestacional de 29 semanas, e ficou hospitalizado 2,5 meses. Na UTI, teve diagnóstico de leucomalácia periventricular grau 3. Atualmente, a criança apresenta déficit de controle de tronco e reações de proteção para os lados e para trás, aumento de tônus de adutores e gastrocnêmio e se mantém sentado com retroversão pélvica e aumento da cifose torácica. Na posição de pé, apresenta flexão de quadril, joelho e flexão plantar de tornozelo que dificulta o equilíbrio nessa posição. É capaz de passar de sentado para em pé com auxílio dos MMSS e de deambular pequenas distâncias com auxílio de dispositivos auxiliares de marcha; no entanto, é carregado quando o deslocamento envolve grandes distâncias. 


Através da descrição do caso clínico é possível definir que a classificação topográfica da paralisia cerebral apresentada por esta criança será de:

Alternativas
Q2008897 Fisioterapia
Quando o paciente apresenta mobilidade limitada ou dolorosa, o terapeuta deve examinar e decidir quais os tecidos estão limitando a função e o estado da patologia. Após a avaliação, o terapeuta define se o tratamento deve ser dirigido primariamente para o alívio da dor ou para o alongamento de uma limitação articular ou tecido mole. Entre as técnicas usadas para mobilização articular passiva estão as Técnicas Oscilatórias Graduadas que possuem um sistema de graduação para as dosagens de manipulação. 
Desse modo, a dosagem em que são feitas oscilações rítmicas de grande amplitude dentro da ADM, sem alcançar o limite, refere-se ao
Alternativas
Q2008898 Fisioterapia
A Ginástica Laboral (GL) realizada no final do expediente com objetivo de oxigenar as estruturas musculares envolvidas nas tarefas laborais, é classificada como:
Alternativas
Q2008899 Fisioterapia
Linfedema é o acúmulo anormal de proteínas no interstício caracterizado pela desordem no transporte da linfa ou pelo aumento da carga linfática devido a uma deficiência vascular linfática ou após episódios infecciosos, trombose venosa profunda, traumas, úlceras ou processos cirúrgicos. O linfedema pode ocorrer após o tratamento de um câncer, pela destruição das vias linfáticas durante cirurgia e/ou radioterapia. A fisioterapia aquática tem se mostrado efetiva para tratamento complementar do linfedema pós câncer de mama mostrando efeitos positivos na dor, força de preensão palmar, e redução da circunferência do membro afetado. Essa eficiência do tratamento se dá devido aos respectivos princípios físicos da água:
Alternativas
Q2008900 Fisioterapia
A Terapia de Contensão Induzida (TCI), desenvolvida pelo psicólogo Edward Taub, é uma intervenção terapêutica utilizada inicialmente para o tratamento do membro superior parético, em pacientes com déficit funcional associado a um Acidente Vascular Encefálico (AVE). Essa abordagem terapêutica
Alternativas
Q2008901 Fisioterapia
Leia a descrição do caso clínico e responda à questão:
Paciente S.A.J., 2 anos, com diagnóstico de Paralisia cerebral do tipo Diplegia Espástica foi encaminhada ao serviço de Fisioterapia. Durante a avaliação, o terapeuta observou aumento do tônus na musculatura extensora de membro inferior, presença dos reflexos plantar e cutâneo plantar, fraqueza do quadríceps, diminuição de ADM nas articulações de quadril e joelho e flexão plantar do tornozelo. Durante a avaliação da marcha, foi possível observar manutenção da flexão plantar e leve flexão de quadril e tornozelo, levando a uma instabilidade durante a realização da marcha com auxílio do terapeuta. O fisioterapeuta prescreveu um protocolo de exercícios, enfatizando alongamento e fortalecimento do MMII, e treino de marcha em diferentes texturas e ambientes. Para auxiliar o desempenho da marcha da criança, o terapeuta também prescreveu Tecnologias Assistivas que podem auxiliar no treino de marcha da criança.
As Tecnologias Assistivas mais indicadas para o quadro clínico em questão é
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: D
6: C
7: D
8: A
9: D
10: A
11: B
12: C
13: A
14: D