Questões de Concurso Público Prefeitura de Guamaré - RN 2024 para Professor Magistério Fundamental - Anos Finais e EJA - Geografia
Foram encontradas 24 questões
É um movimento de grande escala que incide sobre a crosta continental. Acontece distante do limite entre as placas tectônicas, recaindo sobre áreas de maior estabilidade e consolidadas, isto é, que se formaram há mais tempo. Esse movimento transcorre lentamente e de maneira imperceptível, podendo durar séculos.
O movimento descrito refere-se a
Avalie a imagem a seguir.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59585669. Acesso em 24 jul 23.
O território destacado no mapa é o epicentro de uma disputa entre Guiana e Venezuela, que já dura mais
de 180 anos. Nessa disputa, a Venezuela já contou até com o apoio dos Estados Unidos. Esse território
é conhecido como
“A concepção dessa proposta, a nível de Brasil, considerando o elevado grau de generalização necessário e em função da escala de representação e finalidade a qual se presta, leva em consideração o estrutural, mas sobretudo valoriza o modelado representado aqui pelas macros compartimentações que o relevo brasileiro apresenta. Desse modo, o primeiro taxon considerado é eminentemente geomorfológico, representado pelos Planaltos, Depressões e Planícies. O segundo taxon tenta classificar os planaltos em função do caráter estrutural que apresentam e, desse modo, surge os Planaltos esculpidos em: Bacias Sedimentares; Intrusões e Coberturas Residuais de Plataforma; Núcleos Cristalinos Arqueados; Cinturões Orogênicos. O terceiro taxon é o que define nominalmente cada uma das unidades morfoesculturais. Este se aplica tanto aos Planaltos, como as Depressões e Planícies. Dentro dessa concepção teórico-metodológica, chegou-se a vinte e oito macros unidades geomorfológicas, que denominou-se de unidades morfoestruturais.”
https://www.revistas.usp.br/rdg/article/download/47094/50815/56784[Adaptado]
Entre essas unidades morfoestruturais, estão os Planaltos em Núcleos Cristalinos Arqueados, que é subdividido em
“A ironia do desenvolvimento desigual é que o Estado, ao prover melhorias nos espaços segregados, ocupados pela população de baixo poder aquisitivo, vê esses espaços serem apropriados pelo mercado, que, capitalizando as melhorias, desencadeia a ocupação dessas áreas por uma população de maior poder aquisitivo. [...] Acontece que ocorre um processo de filtragem que não para, resultando no final em uma área sem condição de permanência da população mais carente que anteriormente residia no local (isso decorre do aumento dos preços dos alimentos, serviços, taxas públicas, entre outros), e, como produto final do processo, ocorre uma recomposição social.”
MEDEIROS, Sara Raquel Fernandes Queiroz de. Segregação e gentrificação: os conjuntos habitacionais em Natal. Natal: EDUFRN, 2018. 384 p.
A partir da leitura do trecho, pode-se inferir que ele faz referência ao processo de