Questões de Concurso Público Prefeitura de Guamaré - RN 2024 para Técnico em Radiologia
Foram encontradas 25 questões
http://radiologiaconcurso.blogspot.com/2017/12/o-que-ocorre-dentro-de-uma-ampola-de.html%20acessado%20em%2006/11/2023
I. Dentro do tubo de raios X, o feixe de elétrons é gerado por emissão termoiônica em um filamento aquecido.
II. O filamento é um componente fundamental para o dispositivo de geração dos raios x; nele são produzidos os elétrons que serão acelerados em direção ao anodo.
III. Quanto maior a tensão aplicada ao tubo, maior será a energia dos raios x gerados e maior também o seu poder de penetração.
IV. É importante saber que cerca de 99% dessa energia é transformada em calor e apenas 1% é convertida em raios x.
É correto o que se afirma em
I. Os ossos curtos têm a forma similar de um cubo e são encontrados em punhos e tornozelos, apresentando 8 ossos carpais e 7 ossos tarsais.
II. Os ossos que possuem forma peculiares são agrupadas em uma categoria final denominada de ossos irregulares, entre os quais pode-se citar vértebras, ossos da face, ossos da base do crânio e ossos da pelve.
III. Os ossos longos são constituídos por um corpo e duas extremidades. Esses tipos de ossos são encontrados apenas no esqueleto apendicular e possuem uma porção compacta e outra esponjosa.
IV. Os ossos mais velhos apresentam uma medula mais amarelada e os ossos novos apresentam uma medula avermelhada. Apresentam um revestimento denominado periósteo.
É correto o que se afirma em:
A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que:
Sobre proteção radiológica, avalie as afirmações a seguir:
I. Toda atividade de proteção radiológica em radiologia diagnóstica é voltada para minimizar a exposição à radiação de pacientes e dos trabalhadores.
II. Os três princípios fundamentais da proteção radiológica desenvolvido para atividades nucleares – tempo, distância e blindagem.
III. A dose recebida por um indivíduo está diretamente relacionada à duração da exposição.
IV. O princípio ALARA é adotado por causa do modelo linear sem limiar (LNT), que estabelece uma relação linear sem limiar mínima de dose para efeitos estocásticos – câncer, leucemia e efeitos genéticos.
É correto o que se afirma em:
I. Extremidade processo xifóide T09-T10 II. Margem costal inferior nível L02-L03 III. Crista ilíaca L04-L05 IV. Trocanter maior
São corretas as afirmações:
I. O escafoide é um osso em forma de barco que se articula proximamente com o rádio.
II. O semilunar é o segundo osso da fileira proximal que se articula com o rádio.
III. O captato ou osso magno, também conhecido como osso grande, é o trapezóide em forma de cunha, sendo o menor osso da fileira distal.
IV. O pisiforme apresenta o formato de uma ervilha e é o menor osso do carpo localizado na fileira distal.
São corretas as afirmações
Considerando o que foi exposto,
Disponível em: https://protocolos-de-tc.webnode.page/abdome/. Acesso em 12/11//2023(Adaptado)
Com base no texto acima e de acordo com a região anatômica apresentada, os números que aparecem na imagem estão corretamente descritos em
De acordo com a imagem é correto verificar que o posicionamento do paciente foi
• Anteroposterior (AP) de abdome em decúbito dorsal;
• Anteroposterior (AP) de abdome em ortostase;
• Póstero-anterior (PA) de tórax em ortostase.
A partir dessas informações avalie as afirmativas a seguir.
I. Na incidência de AP de abdome em supinação simples, várias são as patologias demonstradas como obstrução intestinal, neoplasias, calcificações e ascite.
II. Na incidência em AP ortostática, são observadas massas anormais, níveis de líquidos e acúmulos de ar intraperitonial sob o diafragma.
III.O exame de radiografia de tórax em PA, de forma ereta, faz parte da rotina de abdome agudo.
É correto o que se afirma em
I. A dose recebida por um indivíduo está diretamente relacionada à duração da exposição. Se o tempo durante o qual um indivíduo é exposto à radiação é dobrado, a dose será dobrada.
II. À medida que a distância entre a fonte de radiação e o indivíduo aumenta, a exposição à radiação diminui rapidamente. Essa diminuição da exposição é calculada usando a lei do inverso do quadrado da distância.
III. Posicionar blindagens entre a fonte de radiação e as pessoas expostas reduz muito o nível de exposição à radiação. As blindagens utilizadas em radiologia diagnóstica consistem geralmente em chumbo, apesar de materiais de construção convencionais também serem utilizados.
É correto o que se afirma em
I. Os membros inferiores devem apresentar uma rotação interna mínima de 15°. O operador deve ter cuidado de não rodar para dentro somente os pés, sem girar do joelho para cima, quando o exame realizado for AP de bacia.
II. A frequência de ossificações heterotópicas e de outras calcificações patológicas em partes moles da bacia, principalmente adjacentes às coxofemorais, asas ilíacas e aos grandes trocanteres, torna obrigatória a utilização de filmes maiores tipo 30 × 40 cm deitado e 35 × 35 cm ou 35 × 43 cm, a serem utilizados de acordo com o biotipo do paciente nos exame de partes moles da bacia.
III. O desnível de bacia, mais chamado de desnível pélvico, é a principal indicação para os exames em pé, também chamado em ortostatismo. Devem aparecer com boa definição as bordas mais proximais das cristas ilíacas proximalmente e as bordas mais distais das regiões isquiáticas. Ao exame em ortostase.
É correto o que se afirma em
https://ampoladigital.wordpress.com/2016/10/04/producao-de-radiacao-x/, acesso dia 13/11/2023.
I. O invólucro protetor de alguns tubos de raios X contém óleo, que serve tanto como isolante contra choques elétricos quanto como manta térmica para dissipação do calor.
II. A ampola mantém o vácuo no interior do tubo. Esse vácuo permite mais eficiência na produção dos raios X e uma vida mais longa do tubo.
III. Um filamento de tubo de raios X emite elétrons quando é aquecido. Quando a corrente através do filamento é suficientemente elevada, os elétrons das camadas mais externas dos átomos do filamento são “agitados” e ejetados do filamento. Esse fenômeno é conhecido como emissão de termiônica.
IV. A maioria dos tubos de raios X de anodo giratório tem dois filamentos montados lado a lado no suporte do catodo, gerando tamanhos de pontos focais grandes e pequenos.
V. Tubos de raios X especiais para mamografia têm alvos de molibdênio ou ródio principalmente devidos a seu baixo número atômico e baixa energia dos raios X característicos da camada K.
É correto o que se afirma em
A análise da imagem permite fazer várias observações anatômicas.
Disponível em: https://dicasradiologia.blogspot.com/2016/03/como-identificar-sinusite-na-radiografia-raiox.html, acesso dia 13/11/23.
Avalie a sentenças a seguir.
I. A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios paranasais ou mais conhecidos com seios da face, localizado na região frontal da cabeça é formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.
II. O nome mais utilizado para esse problema é rinossinusite, pois o processo inflamatório atinge tanto a mucosa dos seios da face como a mucosa nasal.
III.A sinusite é uma das inflamações comuns nas estações outono e inverno, devido à presença dos principais vírus e bactérias que causam gripes e resfriados e,consequentemente, a coriza e as secreções.
É correto o que se afirma em
I. O paciente, ao realizar a incidência axial em AP, método de Towne, aplica-se o RC com anglo de 30 graus caudal em relação a linha LOM e 37 graus em relação LIOM.
II. A posição de perfil pode ser direito ou esquerdo, o feixe é horizontal para com projetos de traumatismos, com RC 5 c,m acima do MAE, com uma distância DFRI de 100 cm.
III. A incidência PA de crânio (CALDWELL), o RC 15 graus no sentido caudal saindo no násio e ou 20- 30 graus caudal também saindo no násio.
IV. Podemos ter PA de crânio a 0 graus, em que o raio corre sem angulação e tendo por a LOM.
É correto o que se afirma em