Questões de Concurso Público PGE-RS 2014 para Assessor Administrador
Foram encontradas 7 questões
A departamentalização focada no processo, também denominada agrupamento por processo, é quase sempre restrita a aplicações no nível operacional de empresas industriais e de serviços, principalmente nas áreas produtivas e de operações. São características exclusivas desse tipo de departamentalização:
I. Adequação aos projetos — este tipo de departamentalização adapta a estrutura da empresa aos projetos que ela se propõe a construir.
II. Foco na tecnologia utilizada — esta forma de departamentalização representa a influência pura da tecnologia na estrutura organizacional da empresa.
III. Dependência do arranjo físico dos equipamentos — define o agrupamento de pessoas e materiais para processar as operações.
IV. Ênfase na ação integrada — este tipo de departamentalização é orientada para ação e não é hierárquica nem vertical, tal como ocorre com a estrutura organizacional.
V. Coordenabilidade — este tipo de departamentalização permite elevado grau de coordenação entire as partes envolvidas.
Quais estão corretas?
O sistema de informação gerencial (SIG) fornece informações a gerentes nas áreas funcionais, a fim de apoiar tarefas administrativas de planejamento da organização e controle de operações. Uma das principais formas de extração de informações dos SIG é através de relatórios. Dentre eles, citam-se:
l. Relatórios eventuais — relatórios extraordinários.
lI. Relatórios detalhados — relatórios que mostram um nível de detalhamento maior do que o apresentado nosrelatórios periódicos.
IIl. Relatórios dos principais indicadores -— relatórios que resumem o desempenho das atividadesvitais da organização.
IV. Relatórios comparativos -— relatórios que comparam o desempenho de diferentes departamentos ou períodos de tempo.
V. Relatório de exceção — relatórios que incluem apenas informações que excedem certos padrões de patamar.
Quais estão corretas?
As atividades de controle nas organizações podem assumir muitas formas, e os sistemas de informação desempenham importante papel no controle organizacional básico. Representam formas específicas de controle financeiro através de sistemas de informação:
I. Controle orçamentário.
Il. Auditoria.
III. Precificação de produtos.
IV. Gerenciamento de contratos.
V. Análise de rentabilidade e controle de custos.
Quais estão corretas?
Diariamente, várias ameaças estão sempre presentes no contexto da empresa. Essas precisam ser claramente identificadas e diagnosticadas para um perfeito equacionamento da dinâmica de suprimento de materiais e serviços e as articulações com fornecedores e os demais atores envolvidos no processo. Como principais ameaças às organizações tem-se:
I. Ameaças naturais — em função de que as matérias primas em abundância na natureza não são inesgotáveis, assim como as modificações climáticas poderão produzir efeitos desastrosos para a economia de seus países e suas empresas.
Il. Ameaças políticas — devido as intervenções do estado na economia e no sistema jurídico dos paises que são normalmente criadas com a finalidade de obtenção de um benefício direto ou indireto.
IIl. Ameaças financeiras — em face da flutuação brusca de moedas fortes com probabilidade do surgimento de riscos financeiros com seus impactos no comércio internacional.
IV. Ameaças dos mercados — devido as altas de preços, oscilação no preço das comodities, políticas protecionistas de alguns paises e mesmo internacionalização dos mercados.
V. Ameaças tecnológicas e dos avanças industriais — as modificações profundas na estrutura da concorrência por meio da modernização e da atualização constante dos parquesindustriais.
Quais estão corretas?
A ideia central sobre o que é arquitetura organizacional, tal qual a arquitetura de fato, baseia-se no estudo e reflexão sobre O processo de construção organizacional, considerando ainda, a sua finalidade. Pode-se utilizar as seguintes premissas originárias da arquitetura física, como caminhos para a construção de organizações mais eficientes:
I. Primado da finalidade — o projeto final deve ter utilidade. Este é o princípio arquitetônico segundo o qual a forma deve sempre seguir a função.
II. Adequação arquitetônica — o projeto final
precisa proporcionar uma espécie de moldura
na qual a vida organizacional aconteça e não
uma simples especificação.
Ill. Materiais estruturais — os projetos concebidos devem considerar novos materiais que possibilitem outras arquiteturas até então não imaginadas, tornando, inclusive, obsoletos os elementos constituintes das antigas formas.
IV. Tecnologias colaterais — no decorrer da elaboração de um projeto organizacional, assim como os arquitetos, os executivos, precisam recorrer a tecnologias coletareis, pois a eficiência das empresas depende desses conhecimentos para que se realizem funções organizacionais básicas.
Quais estão corretas?
Constituem etapas clássicas na implantação de projetos de Gestão da Qualidade Total (GOT):
I. Decisão - nesta fase, a ideia da qualidade total é “comprada” pela alta administração da empresa.
II. Planejamento — é o momento da construção de um modelo para viabilizar o programa da GOT.
III. Projeto-piloto — é o teste prévio para medir o potencial do modelo de implantação criado para a introdução de conceitos da qualidade total na organização.
IV. Entrega do projeto — finalização da concepção do modelo a ser apresentado para a implementação da GQT.
V. Auditoria de processos — verificação da execução dos processos previstos no plano de implantação da GQT.
Quais estão corretas?
Em relação às ferramentas da qualidade total, relacione a Coluna 1 que apresenta as suas nomenclaturas, com a Coluna 2 que apresenta os respectivos significados.
Coluna 1
1. Diagrama de causa e efeito.
2. Diagrama de Pareto.
3. Diagrama de dispersão.
4. Histograma.
5. Fluxograma.
Coluna 2
( ) É uma ferramenta útil quando se deseja determinar como um processo realmente funciona.
( ) É uma representação visual da dispersão de dados variáveis, como, por exemplo, o número de defeitos por lotes.
( ) Ferramenta extremante útil em processos de planejamento, ajudando a estimular o raciocínio sobre determinado tema, favorecendo a organização de pensamento de maneira racional e gerando discussões produtivas.
( ) Utiliza-se quando é necessário descobrir ou apresentar a importância relativa de dos e variáveis no seu conjunto.
( ) Permite analisar a correlação entre dois fatores a um só tempo, determinando a força existentes das correlações identificadas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: