Questões de Concurso Público Prefeitura de Vacaria - RS 2014 para Enfermeiro
Foram encontradas 10 questões
Esta descrição refere-se a qual das seguintes doenças:
Coluna 1 1. Pó. 2. Tintura. 3. Extrato.
Coluna 2 ( ) São formas farmacêuticas obtidas por um ou mais dos processos extrativos (digestão, maceração, percolação, turbolização, sohxlet etc.), diferindo das tinturas, fundamentalmente, na concentração e na intervenção do calor, que se faz para a extração propriamente dita e/ou para a concentração do extrato até atingir a concentração ou consistência desejada. ( ) É a forma farmacêutica obtida após a estabilização, secagem, trituração e tamisação da droga. Pode ser dispensado para uso na preparação de chás ou adicionado à alimentação (leite, sucos, mel etc.). O envase e armazenamento devem ser realizados de forma a evitar a absorção de umidade, contaminação com outras espécies e exposição à luz solar. ( ) São soluções alcoólicas ou hidroalcoólicas dos constituintes químicos solúveis das drogas secas, em que o processo extrativo ocorre à temperatura ambiente. Embora as tinturas variem em concentração de ativos correspondentes àqueles contidos na droga que a deu origem (10% ou 20%), aquelas preparadas a partir de drogas contendo ativos muito potentes (drogas heroicas) têm 10% de potência, ou seja, 100 mL da tintura têm a potência equivalente a 10 g da droga.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Esta descrição refere-se a qual serviço de Atenção à Saúde Mental:
I. No ano de 1989, dá entrada no Congresso Nacional, o Projeto de Lei do deputado Paulo Delgado (PT/MG), que propõe a regulamentação dos direitos da pessoa com transtornos mentais e a extinção progressiva dos manicômios no país. É o início das lutas do movimento da Reforma Psiquiátrica nos campos legislativo e normativo. II. Embora as residências terapêuticas se configurem como equipamentos da saúde, estas casas, implantadas na cidade, devem ser capazes em primeiro lugar de garantir o direito à moradia das pessoas egressas de hospitais psiquiátricos e de auxiliar o morador em seu processo – às vezes difícil – de reintegração na comunidade. III. Os Centros de Atenção Psicossocial começaram a surgir nas cidades brasileiras na década de 80 e passaram a receber uma linha específica de financiamento do Ministério da Saúde a partir do ano de 2002, momento no qual estes serviços experimentam grande expansão.
Quais estão corretas?
Esta descrição refere-se a qual das seguintes doenças:
I. Doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium, caracterizada por febre alta acompanhada de calafrios, suores e cefaleia, que ocorrem em padrões cíclicos, a depender da espécie do parasito infectante. II. Reveste-se de importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação, em áreas com densidade vetorial que favoreça a transmissão. Concentrada na região Amazônica, causa consideráveis perdas sociais e econômicas na população sob risco. III. No Brasil, as principais espécies transmissoras da malária, tanto na zona rural quanto na zona urbana, são: Anopheles darlingi, Anopheles aquasalis, Anopheles albitarsis, Anopheles cruzii e Anopheles bellator. A espécie Anopheles darlingi é o principal vetor no Brasil, destacando-se na transmissão da doença pela distribuição geográfica, antropofilia e capacidade de ser infectado por diferentes espécies de plasmódios. IV. É possível a transmissão direta da doença de pessoa a pessoa. É comum ocorrer transmissões, por meio de transfusão de sangue infectado, por via congênita e pelo uso compartilhado de seringas.
Quais estão corretas?
Esta descrição refere-se a qual das seguintes doenças:
I. Os vírus linfotrópicos de células T humanas tipo I e II (HTLV I e II) são endêmicos em várias regiões do globo. As mais altas prevalências ocorrem em populações de usuários de drogas injetáveis e receptores de sangue ou hemoderivados. II. A larga distribuição de HTLV no mundo, e o fato da infecção pelo HTLV estar difundida em populações que aparentemente não têm nenhuma inter-relação, fizeram com que alguns epidemiologistas concluíssem que esse vírus está infectando seres humanos há muito mais tempo que o HIV. III. O HTLV não é transmitido da mesma forma que o HIV, ou seja, não há transmissão por meio dos fluídos corpóreos, como o esperma, secreções vaginais e sangue. Apenas há transmissão da gestante para o feto e da mãe à criança durante a amamentação.
Quais estão corretas?
I. A dengue é, hoje, uma das doenças mais frequentes no Brasil, atingindo a população em quase todos os estados, independente da classe social. II. No Brasil, a principal espécie vetora é o Aedes aegypti, havendo também o Aedes albopictus, o qual não se tem até o momento comprovação de sua importância como transmissor dessa doença no Brasil. III. Dengue clássico (DC): a febre é o primeiro sintoma, sendo geralmente alta (39º a 40°C), com início abrupto, associada à cefaleia, prostação, mialgia, artralgia, dor retroorbitária, exantema maculopapular, acompanhado ou não de prurido. Também pode haver quadros de diarreia, vômitos, náuseas e anorexia.
Quais estão corretas?