Questões de Concurso Público Prefeitura de Gramado - RS 2015 para Assistente Social
Foram encontradas 10 questões
( ) Avaliação da eficácia: incide diretamente sobre a ação desenvolvida. Deve estabelecer juízos de valor sobre o desempenho e os resultados que propicia. ( ) Avaliação da efetividade: estudo do impacto do planejado sobre a situação, à adequação dos objetivos definidos. ( ) Avaliação da eficiência: se dá a partir do estudo da adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstos no planejamento. ( ) Avaliação está presente dialeticamente em todo o processo do planejamento desde o início da ação planejada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares. II. Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social. III. Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil. IV. Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social. V. Encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população. VI. Assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.
Quais estão corretas?
I. As condições de saúde da população são determinadas pelo grau de desenvolvimento socioeconômico e por aspectos culturais de determinada região. II. A definição de prioridade é determinada com base na reivindicação da sociedade organizada e participativa. III. Os programas devem ser formulados sob uma perspectiva de integralidade, cooperação ou rede multicêntrica, de articulação intersetorial, com ênfase na promoção e prevenção, tendo a saúde como indicativo de qualidade de vida e como aspecto integrante do desenvolvimento econômico e social.
Quais estão corretas?
I. Acesso às tecnologias avançadas, inserção nas redes sociais e equipamentos para gerenciamento das ações. II. Necessidade de recursos financeiros fixos, de fundos, unidades orçamentárias e de captação e de gestão de recursos próprios. III. Constituição de recursos humanos capacitados e efetivos no exercício de suas funções.
Quais estão corretas?
( ) A categoria gênero reflete sobre o corpo da mulher ser suficiente para definí-la como mulher. ( ) O Marxismo é uma perspectiva teórica que propõe uma análise crítica acerca das relações sociais dentro de uma perspectiva de totalidade, sendo assim, essa teoria social não tem contribuições ao estudo do fenômeno do machismo e do feminismo. ( ) O crescimento da corrente denominada feminismo culturalista oferece bases teóricas para o enfrentamento das desigualdades de gênero e fortalece o movimento, pois as desigualdades são culturais e não globais. ( ) As lutas contra as opressões culturais (de raça, etnia, gênero, orientação social, ambiental, etc.) na atualidade são, fundamentalmente, recortes das desigualdades sociais – de classe, ou seja, não são novas questões sociais. ( ) O gênero é compreendido, pois, como uma relação sócio-histórica que remete às relações de poder de caráter transversal, atravessando os limites sociais, as práticas, instituições e subjetividades.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Exigência de rigorosa formação teórico- metodológica que permita explicar o atual processo de desenvolvimento do capitalismo Industrial. ( ) Reconhecimento das formas particulares pelas quais o capitalismo industrial vem se realizando no Brasil, assim como suas implicações na órbita das políticas públicas e consequentes refrações no exercício profissional. ( ) Rigoroso acompanhamento da qualidade acadêmica da formação universitária ante a vertiginosa expansão do ensino superior privado e da graduação a distância no país. ( ) Defesa das condições de trabalho e da qualidade dos atendimentos, potencializando a nossa autonomia profissional diante dos movimentos sociais. ( ) Em tempos de ofensiva do capital, a profissão precisa se fortalecer e recuar na luta ofensiva, priorizando a consolidação da autonomia profissional e do processo de trabalho na esfera dos serviços públicos, já que as conquistas pelas políticas públicas exigem maior qualidade e eficácia técnica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) As práticas se dão sobre o território da saúde pública, tendo a família como foco de intervenção e ações de prevenção e promoção da atenção primária à saúde. ( ) As práticas dos Assistentes Sociais nos programas de saúde da família se restringem à promoção da atenção primária à saúde. ( ) Para explorar o âmbito local da vida, exigiu- se o exame apurado dos hábitos e do cotidiano dos moradores. Nos moldes da medicina urbana francesa do século XVII, a estratégia de saúde da família previu que o âmbito local, suas dinâmicas e o fluxo de deslocamento dos seus moradores continham a matéria-prima para a intervenção dos profissionais de saúde. ( ) A implantação do Sistema Único de Saúde exigiu reordenação dos serviços, a inserção de atividades de vigilância epidemiológica e sanitária, e mapeamentos da população sobre o seu perfil de morbimortalidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Sendo a coesão social representada pelas forças que mantêm os homens juntos em sociedade e que lhes permitem viver em certo consenso e ordem social, a esfera cotidiana do trabalho do Assistente Social tende à alienação, ao cumprimento de rotinas e tarefas, limitadas à superficialidade e ao senso comum. ( ) O Assistente Social comprometido com a emancipação humana precisa especializar- se cada vez mais para tornar-se um gestor burocrata, garantindo, assim, uma ação eficaz para o projeto social hegemônico. ( ) O pensamento, limitado pela pressão do dia a dia, se restringe a dar respostas automáticas e superficiais a diversas situações singulares que são homogeneizadas a partir de sua superficialidade por meio de instrumentos de gestão de políticas sociais pautados em um arcabouço jurídico-burocrático e, dessa forma, organizam a rotina dos serviços que possuem impacto no cotidiano da família trabalhadora ( ) O fazer cotidiano serve ao capital para produzir a complexa coesão social, não deixando possibilidades de manutenção da vida do trabalhador.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: