Questões de Concurso Público Prefeitura de Gramado - RS 2015 para Professor de História

Foram encontradas 4 questões

Q1384027 História
Recentemente, a Presidenta da República do Brasil, Dilma Rousseff, convocou os governadores dos Estados para uma reunião emergencial, objetivando ampliar a política de interesses partidários e sanar a crise política do momento. Entre 1898 e 1902, o presidente da república da época estabeleceu a chamada “política dos governadores”, efetivou um acordo reduzindo as disputas eleitorais entre os Estados, valorizando os grupos mais fortes e, em contrapartida, os grupos dominantes dos Estados dariam apoio à política do presidente. Estamos falando de:
Alternativas
Q1384028 História
O segundo mandato da Presidenta Dilma Rousseff está sendo caracterizado por um forte confronto político, tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado, falam até em processo de impeachment. Para Boris Fausto, os fatores que compõem a constituição, ou o fim de uma governabilidade, são externos e internos. A respeito desse embate político atual, existente em outros períodos históricos, analise as assertivas abaixo no que diz respeito ao que levou a “deposição de Getúlio Vargas”:
I. A demissão de uma figura política importante da máquina administrativa pelo presidente Vargas é considerada por alguns historiadores como uma manobra errada para esse momento político histórico. II. Sua queda não foi só uma conspiração interna e externa, mas um complexo resultado do jogo político da época. III. Sua renúncia é considerada uma estratégia política, convicção pessoal, pois sua ideologia de política trabalhista não estava contemplando as necessidades da sociedade, obrigando-o a renunciar.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1384031 História
Para Dorigo e Vicentino (2010), a ideia de que existe uma pré-história, ou seja, que a história se configura somente após a escrita, que não existe sem documentos escritos, significa uma visão de que:
Alternativas
Q1384032 História
A história tem mostrado que, em determinado momento, determinados grupos exercitaram o poder de forma legitimada ou não. Sobre esse tema, o Professor de História deve estar atento. Analise as assertivas abaixo de acordo com a visão dos historiadores, Dorigo e Vicentino (2010), assinalando C, se estiver correto, ou E, se errado.
( ) A forma de escrever a história é uma explicitação, um resultado de relações de disputas entre grupos sociais. ( ) Sempre que determinado grupo chega ao poder, é possível perceber a força de atuação, as estratégias, configuradas no campo das ideias da elite do poder vigente. Portanto, quando se fala em poder, no campo ideológico da elite econômica dominante, é possível detectar que nem sempre são os mesmos grupos. ( ) A história também tem mostrado que os grupos que não estão no poder, às vezes, mudam essa lógica da relação, reescrevendo e alterando toda a dinâmica vigente. ( ) Na visão dos historiadores, é possível afirmar que as forças do poder não interferem na dinâmica do processo histórico, uma vez que os recursos humanos e técnicos da sociedade são produzidos por intelectuais que independem dessa relação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: C