Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Petrópolis - RS 2015 para Nutricionista

Foram encontradas 10 questões

Q1352304 Nutrição
A regulação do trato gastrointestinal envolve hormônios peptídicos que podem agir local ou distalmente. Em relação a esses hormônios, é INCORRETO afirmar, segundo Mahan & Escott-Stump (2010), que:
Alternativas
Q1352305 Nutrição
O zinco está presente na maioria dos tecidos, com quantidades maiores no fígado, músculos voluntários e osso. Em relação a esse mineral, assinale a alternativa INCORRETA, conforme Mahan & Escott-Stump (2010).
Alternativas
Q1352306 Nutrição
Em relação ao planejamento dos cardápios básicos oferecidos por uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), segundo o apresentado por Teixeira (2007), analise as assertivas abaixo:
I. Um aspecto fundamental na elaboração de cardápios são as necessidades nutricionais da clientela. II. A elaboração de cardápios básicos com gêneros disponíveis no mercado facilita o abastecimento, garante o padrão de qualidade das mercadorias, além de possibilitar uma provável minimização de custos. III. Cardápios bem elaborados dispensam correlação entre pessoal disponível, habilitação e tempo hábil para a execução. IV. O dimensionamento e a distribuição da área física, adequação dos equipamentos às finalidades da unidade, bem como a distribuição ambiental, constituem fatores a serem considerados no planejamento dos cardápios.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1352307 Nutrição
Boas práticas são normas de procedimentos para atingir um determinado padrão de qualidade de um produto ou de um serviço na área de alimentação, cuja eficácia e efetividade deve ser avaliada através de inspeção e/ou investigação. Segundo Silva Júnior (2002), o Manual de Boas Práticas de Manipulação descreve com detalhamento as condutas em relação a uma série de itens. Dentre as alternativas abaixo, assinale a INCORRETA para as condutas detalhadas no Manual, segundo o autor.
Alternativas
Q1352308 Nutrição
As diretrizes que integram a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) indicam as linhas de ações para o alcance do seu propósito, capazes de modificar os determinantes de saúde e promover a saúde da população. Fazem parte das Diretrizes da PNAN, EXCETO:
Alternativas
Q1352309 Nutrição
Sobre as recomendações diárias de proteína na fase não dialítica ou no tratamento conservador, segundo Cuppari (2009), analise as assertivas abaixo:
I. Não existem evidências de benefícios da restrição proteica para pacientes com Taxa de Filtração Glomerular (TFG) acima de 60 mL/min. O consumo para esses pacientes é semelhante ao dos indivíduos saudáveis (0,8 a 1 g/kg/dia). II. Quando a TFG é inferior a 60 mL/min, a dieta deve conter 0,6 g/kg/dia de proteína, sendo que, pelo menos, 30 a 40% devem ser de proteínas de alto valor biológico. III. Em fases mais avançadas da insuficiência renal crônica, quando a TFG é inferior a 25 mL/min, duas formas de restrição proteica podem ser empregadas: a dieta hipoproteica convencional (0,6 g/kg/dia) ou a muito restrita em proteína, com 0,3 g/kg/dia, suplementada com 0,3 g/kg/dia de aminoácidos essenciais ou uma mistura de aminoácidos essenciais e cetoácidos. IV. Pacientes com proteinúria e pacientes diabéticos com controle glicêmico inadequado devem receber uma quantidade de proteína mais elevada (1,2 g/kg/dia).
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1352310 Nutrição
A anemia é, atualmente, um dos mais graves problemas nutricionais mundiais em termos de prevalência. Estima-se que, aproximadamente, 90% de todos os tipos de anemias no mundo ocorram por causa da deficiência de ferro. Em relação a esse tipo de anemia, analise as assertivas abaixo:
I. São grupos de risco os indivíduos que se encontram com as necessidades de ferro elevadas, em função da rápida expansão do volume plasmático e pelo crescimento acentuado dos tecidos, como crianças menores de dois anos, adolescentes e gestantes. II. A anemia por deficiência de ferro é causada pelo desequilíbrio entre a absorção e as necessidades orgânicas desse mineral, decorrente, dentre outros, da alta ingestão de alimentos com fatores inibidores da absorção do ferro dietético, ou seja, que prejudicam a biodisponibilidade do ferro. III. Dentre as consequências da anemia por deficiência de ferro, está o comprometimento do desenvolvimento motor e da coordenação, prejuízo do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem, alterações de comportamento (fadiga, desatenção, insegurança) e diminuição da atividade física. IV. A utilização de suplementação medicamentosa com sais de ferro para prevenir e tratar a anemia é um recurso tradicional e amplamente utilizado, sendo a forma oral de administração a preferencial.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1352311 Nutrição
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. Em relação à lactação, assinale a alternativa correta, de acordo com o Caderno de Atenção Básica nº 23 – Nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar.
Alternativas
Q1352312 Nutrição
Sobre a cocção de hortaliças, segundo Philippi (2006), é correto afirmar que:
Alternativas
Q1352313 Nutrição
O novo Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro. Com base no novo Guia, assinale a alternativa INCORRETA no que se refere às recomendações para uma alimentação adequada e saudável.
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: E
5: E
6: B
7: E
8: C
9: D
10: E