Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Petrópolis - RS 2015 para Professor - Geografia

Foram encontradas 8 questões

Q1352199 Geografia
Considerando Magnoli e Araújo, em relação à história da cartografia, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Cartas temáticas. 2. Sensoriamento remoto. 3. Portulanos.
Coluna 2 ( ) Cartas náuticas contendo a descrição minuciosa das costas. ( ) Conjunto de informações acerca de aspectos particulares da superfície cartografada. ( ) Cartas digitais multitemáticas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1352200 Geografia
Conforme Moreira, “a centração da geografia na virada do século XIX para o século XX nessa consorciação da ideologia das Sociedades de Geografia e da geografia colonial, que então viceja também na área acadêmica, cunhará, todavia, o modo de entendimento com que a ciência geográfica ficará popularizada”. A geografia acadêmica e o ensino escolar que sobrevêm herdam esse cunho pragmático da geografia comercial, empurrando o discurso geográfico e sua tradução escolar para um viés:
Alternativas
Q1352201 Geografia
De acordo com Moreira, sobre o Neoliberalismo no mundo contemporâneo, analise as assertivas abaixo:
I. O continente americano foi testemunha da primeira experiência neoliberal sistemática do mundo. Isso aconteceu no Chile nos anos 1970, sob a ditadura de Pinochet, regime que pode ser considerado o verdadeiro pioneiro do ciclo neoliberal da história contemporânea. II. O primeiro país de regime capitalista avançado, publicamente empenhado em pôr em prática o programa neoliberal, foi a Inglaterra, com o governo Thatcher, no final da década de 1970. III. Nos Estados Unidos, onde quase não existia um Estado de Bem-Estar do tipo europeu, a prioridade neoliberal era mais a competição militar com a União Soviética, concebida como uma estratégia para quebrar a economia soviética e, por essa via, derrubar o regime comunista na Rússia.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1352203 Geografia
Segundo Nogueira, “nos primórdios da civilização o ser humano se encantava com a beleza do céu estrelado, a passagem dos cometas ou com as constantes ‘estrelas cadentes’. Mais recentemente, já sabemos que admiravam a Lua e o Sol, os quais consideravam ‘deuses’ e que suas vidas dependiam deles. Assombravam-se com os eventos extraordinários, tais como eclipses, auroras, e com os fenômenos atmosféricos, os quais estão na origem de inúmeros mitos, religiões e filosofias antigas”. Em relação ao Estudo da Astronomia na Educação, analise as assertivas abaixo e assinale C, para as corretas, ou I, para as incorretas.
( ) O estudo da astronomia é sempre um começo para retornarmos ao caminho da exploração. E é por meio da educação, do contínuo exercício da reflexão e da curiosidade, natural nos jovens e crianças, que podemos compreender e interagir com essa realidade que nos cerca e adquirir os instrumentos para transformá-la para melhor. ( ) O estudo dos astros, ou seja, a astronomia foi a atividade que abriu as portas do mundo da ciência para os seres humanos. No firmamento, os primeiros homens e mulheres, ainda na pré-história, perceberam a existência de mecanismos e ciclos específicos que se refletiam em suas atividades terrenas e eram marcados pela posição das estrelas. ( ) O Sol, a cada dia, criava a divisão entre o dia e a noite. A Lua, a cada volta dada ao redor da Terra, marcava o período conhecido como mês. A posição de determinados agrupamentos de estrelas ao longo do tempo parecia indicar os melhores períodos para plantio e colheita – informações que eram consideradas desnecessárias para a sobrevivência dos primeiros agricultores, dezenas de milhares de anos atrás, mas que, mesmo assim, despertavam sua curiosidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1352205 Geografia
Conforme Lambert, “a poluição é hoje um problema sério em muitas partes do mundo. (...) Técnicas agrícolas modernas também poluem o meio ambiente. (...) Muitos dos materiais que chamamos de poluentes existem na natureza. Entretanto, tais substâncias podem facilmente se tornar nocivas quando artificialmente introduzidas em grandes quantidades”. Nitrogênio e fósforos, na forma química conhecida por nitratos e fosfatos, contribuem para o crescimento das plantas. Entretanto se esses nutrientes químicos se acumulam em águas paradas, as algas utilizam- nos como fonte de alimento e se multiplicam rapidamente. Em pouco tempo, o lago é asfixiado por uma massa lodosa, verde, formada por essas algas. Esse processo é chamado de:
Alternativas
Q1352206 Geografia
Conforme Magnoli e Araújo, “durante séculos, a natureza selvagem foi desprezada pela civilização ocidental. Progredir significava dominar a natureza, transformá-la em campos de cultivo, cidades e estradas. Conquistar a natureza era produzir civilização”. O Programa de Reservas de Biosfera nasceu em 1968 com o objetivo de implantar sistemas de gestão que conciliem conservação ambiental e desenvolvimento econômico em ambientes naturais selecionados. O Brasil possui a segunda e a terceira maiores reservas de biosfera do mundo, que são, respectivamente:
Alternativas
Q1352207 Geografia

Considerando Teixeira, em relação às Placas Tectônicas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Limites Divergentes.

2. Limites Convergentes.

3. Limites Conservativos.


Coluna 2

( ) Onde as placas tectônicas colidem, com a mais densa mergulhando sobre a outra, gerando uma onda de intenso magnetismo a partir de processos de fusão parcial da crosta que mergulhou. Nesses limites, ocorrem fossas e províncias vulcânicas.

( ) Onde as placas tectônicas deslizam lateralmente uma em relação à outra, sem destruição ou geração de crostas ao longo de fraturas denominadas Falhas Transformantes.

( ) Marcados por dorsais meso-oceânicos, onde as placas tectônicas afastam-se uma da outra, com a formação de nova crosta oceânica.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1352208 Geografia
Conforme Oliveira, “o século XXI nos trouxe grandes desafios. Primeiramente, tornou-se fundamental entender o que está acontecendo com o clima em escala planetária, provocando mudanças cada vez mais perceptíveis – e preocupantes – nos diversos pontos do planeta. Em segundo lugar, a partir desse entendimento, impõe-se a tarefa de traçar estratégias de ação, em plano tanto global quanto local, com vistas a preservar a vida na Terra como a conhecemos”. A partir do exposto, analise as assertivas abaixo:
I. A atmosfera é fundamental para a vida na Terra. As razões vão muito além do fato de ela conter o ar que respiramos. A atmosfera é um imenso fluido com partículas que envolvem e protegem o planeta, assegurando que seus elementos sejam preservados nas condições naturais. Para que a água seja mantida em estado líquido, por exemplo, é preciso que a atmosfera assegure temperatura e pressão ideais. II. Se o eixo de rotação fosse perpendicular ao plano da órbita, não existiriam as diferentes estações do ano como as conhecemos, pois ambos os hemisférios receberiam a mesma quantidade de radiação solar durante todo o ano. A atual inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à perpendicular ao plano da órbita em torno do Sol é de 23,5 graus (23°27’). III. A Terra é a fonte de energia que controla a circulação da atmosfera. Ela emite energia em forma de radiação eletromagnética. Uma parte dessa radiação é interceptada pelo Sistema Terra-Atmosfera e convertida em outras formas de energia, como, por exemplo, calor e energia para a circulação atmosférica.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: A
5: B
6: D
7: E
8: C