Questões de Concurso Público Prefeitura de Tapejara - RS 2015 para Assistente Social

Foram encontradas 10 questões

Q1329396 Serviço Social
No processo de redemocratização da sociedade brasileira, o controle social passa por uma necessária discussão e reformulação. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, considerando a concepção de controle social na década de 1990.
( ) Seguindo as ideias de participação e protagonismo social inscritos nos documentos do Banco Mundial, a participação social no SUS foi concebida na perspectiva do controle social, visando a participação dos setores organizados na sociedade nas políticas de saúde, desde as suas formulações — planos, programas e projetos —, acompanhamento de suas execuções, até a definição da alocação de recursos para que estas atendam aos interesses da coletividade. ( ) Existe diferença de conjuntura do momento em que os mecanismos de controle social foram propostos para o momento em que estes foram implementados. ( ) A participação social foi apresentada pelo Movimento da Reforma Sanitária, no conjunto das lutas contra a privatização da medicina previdenciária e regulação da saúde pelo mercado, pondo em discussão a tendência hegemônica de prestação de assistência médica como fonte de lucro. ( ) O clima de redemocratização da sociedade civil não apresentou posições divergentes quanto à participação da sociedade civil nos conselhos de saúde, pois todos os movimentos convergiam para a defesa da autonomia e independência perante o Estado.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1329397 Serviço Social
Tendo como referência o contexto da implantação do controle social no Brasil da década de 1990, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1329398 Serviço Social
Oliveira construiu definições conceituais para problematizar a saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os conceitos com suas características.
Coluna 1 1. Política social. 2. Estado de Bem-Estar Social. 3. Estado Social de Direito.
Coluna 2 ( ) É a expressão concreta da visão de mundo daqueles que a idealizam, assumindo e incorporando características que são determinadas pelos processos políticos, culturais e ideológicos particulares. ( ) Se assenta em quatro pilares centrais: conceito de Estado Social, presença do Estado de Bem-Estar Social, concepção liberal da ordem social e concepção socialista e social democrata. ( ) Nasceu da confluência dos interesses difusos e contraditórios entre visões socialistas e liberais de Estado e sociedade. ( ) É uma forma política que resulta da colaboração do movimento operário com o Estado a partir do compromisso do pós- guerra e é a expressão da gestão burocrática direta das demandas operárias. ( ) É o instrumento característico do Estado moderno que, no passado, possibilitou amenizar os conflitos sociais que eclodiram a partir do século XIX.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1329399 Serviço Social
Quando problematiza os direitos humanos no Brasil, Oliveira faz uma distinção conceitual entre direitos humanos e direitos fundamentais. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, de acordo com os dados e reflexões apresentados pela autora.
( ) A expressão direitos fundamentais tem um sentido mais restrito, referindo-se aos direitos humanos positivados. ( ) Direitos humanos refere-se a qualquer direito, seja ele positivado ou não. ( ) A distinção entre direitos humanos e direitos fundamentais implica dizer que os direitos fundamentais são processos garantidores e reguladores, e os direitos humanos não são processos emancipadores. ( ) Todos os direitos fundamentais são direitos humanos, mas nem todos os direitos humanos se tornam direitos fundamentais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1329400 Serviço Social
Ao resgatar os elementos constitutivos da educação popular e sua importância para a área do Serviço Social, Machado problematiza a prática cotidiana dos(as) Assistentes Sociais. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, considerando os pressupostos da educação popular.
( ) Ao trabalhar com as variadas expressões da questão social, o(a) Assistente Social normalmente perde a oportunidade de estimular a organização e mobilização popular, seja por falta de tempo, iniciativa ou mesmo desconhecimento. ( ) O desconhecimento das metodologias de educação popular leva os(as) profissionais a detectarem e até intervirem nas expressões da questão social, no entanto, eles terminam adotando práticas antidemocráticas. ( ) Embarcam em projetos verticalizados, impostos pelas instituições ou empresas em que trabalham, acreditando que estão contribuindo com a organização daquelas comunidades, mas na verdade o estímulo à mobilização popular passa longe. ( ) Muitos projetos de habitação que emergem em prefeituras municipais visando deslocar comunidades inteiras para protegê-las de determinadas áreas de risco ambiental não se preocupam com outros riscos e vulnerabilidades que são agravados pela mudança de território.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: B
5: A