Questões de Concurso Público Prefeitura de Vacaria - RS 2015 para Médico Clínico Geral
Foram encontradas 15 questões
( ) O texto é constituído por citações diretas e indiretas do relatório da OCDE, além do depoimento de um membro dessa entidade. ( ) O texto é referencial e não apresenta o ponto de vista do autor. ( ) Expressões como “afirmou a entidade” (linha 07) e “O relatório argumenta” (linha 25) indicam que quem redigiu o texto crê que a OCDE é uma pessoa. ( ) Depreende-se da leitura do texto que Anjo Gurria (linha 40) é o autor do relatório.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A OCDE integra países desenvolvidos e em desenvolvimento, portanto, o Brasil não pode ser classificado como “desenvolvido” ou “em desenvolvimento”, pois não faz parte da OCDE. II. Ainda que tenha havido crescimento econômico antes da crise econômica mundial, a desigualdade entre ricos e pobres, nos países das OCDE, manteve-se, pois a renda dos mais ricos cresceu mais rapidamente do que a dos pobres. III. O relatório propõe, como medida para a redução da desigualdade entre ricos e pobres, a adoção de políticas de combate à pobreza, o que pressupõe investimentos em educação e saúde. IV. Segundo o relatório, os impostos e os benefícios sociais acarretam danos ao crescimento econômico.
Quais estão corretas?
I. Na linha 02, “tendência” refere-se ao aumento do nível de desigualdade entre ricos e pobres mencionado na linha 01. II. Na linha 07, “entidade” refere-se à OCDE. III. Na linha 23, “país” refere-se à Alemanha (linha 21). IV. Na linha 34, “estudo” refere-se ao relatório que é mencionado várias vezes no texto, a começar pela linha 03.
Quais estão corretas?
( ) desigualdade tem prefixo e sufixo, mas não é parassintética. ( ) pós-crise é uma palavra composta por justaposição. ( ) continental e nórdicos têm sufixos que formam adjetivos. ( ) debate é formada por derivação regressiva.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.
No período acima, se “países” estivesse no singular, quantos outros vocábulos deveriam também acompanhar essa mudança de flexão?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.
I. “resultando” (linha 13) por o que resulta. II. “tendo custado” (linha 26) por e custou (desconsiderando eventual necessidade de mudança de pontuação). III. “que sejam adotados programas” (linha 32) por a adoção de programas.
Quais delas mantêm a correção e o sentido do texto?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.
Coluna 1 1. A vírgula separa termos deslocados, como o adjunto adverbial. 2. A vírgula separa a oração adjetiva explicativa. 3. A vírgula separa termos de mesma função sintática.
Coluna 2 ( ) “Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que divulgou o novo relatório envolvendo seus 34 países- membros” (linhas 03 e 04). ( ) “incluindo membros da União Europeia, os Estados Unidos, a Turquia, o México e o Japão” (linhas 07 e 08). ( ) “Durante os últimos anos pós-crise, a renda familiar média estagnou” (linha 15). ( ) “Nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Suécia, Finlândia e Noruega” (linhas 27 e 28).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.
I. "Hoje, os 10% da população mais rica da OCDE ganham 9,5 vezes a renda dos 10% mais pobres; em 1980, essa relação era de 7 para 1 e tem aumentado continuamente desde então". (linhas 05 e 06). II. "chegando a cerca de 10 para 1 na Itália, Japão, Coreia do Sul, Portugal e Reino Unido; 13 a 16 para 1 na Grécia, Israel, Turquia e Estados Unidos, e 27 a 30 para 1 no México e no Chile". (linhas 19 a 21).