Questões de Concurso Público CRQ 9º Região - PR 2016 para Agente Fiscal

Foram encontradas 7 questões

Q2736177 Química

De acordo com a Resolução Normativa nº 36, NÃO são atividades que competem ao Técnico Químico (técnico de grau médio):

Alternativas
Q2736179 Química

Uma empresa, recém constituída, tem como finalidade a produção e destilação de álcoois para uso como combustíveis, carburentes e como insumos da Indústria Química. De acordo com a Resolução Normativa nº 105, é obrigatório que a empresa faça o registro no Conselho Regional de Química. Além disso, irão contratar um profissional da área de química, que será o responsável técnico pela supervisão da produção dessa fábrica. Nesse contexto e de acordo com a Resolução Normativa nº 12/1959, analise as seguintes assertivas:


I. O Conselho Regional de Química, no qual esse profissional é vinculado, só deverá aceitar a indicação de responsabilidade técnica depois de examinar o caso individualmente e de verificar se as funções a serem exercidas pelo profissional indicado se enquadram dentro das atribuições da categoria a qual ele pertence.

II. O profissional indicado como responsável deverá declarar por escrito, ao Conselho Regional de Química, que aceita a responsabilidade que lhe é atribuída.

III. O químico responsável contratado deverá provar, quando assim o exigir o Conselho Regional de Química, que realmente exerce função de supervisão da fabricação de produtos químicos.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2736180 Química

O Conselho Federal de Química, através da Resolução Normativa nº 105/1987, dispõe sobre a identificação de empresas cuja atividade básica está na área da Química, bem como as empresas que possuem Departamentos Químicos, inclusive unidades de processamento fabril ou que prestem serviços a terceiros também na Área da Química. Em relação aos aspectos levantados para regulamentar essa Resolução, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2736193 Química

O Conselho Regional de Química recebeu uma denúncia de atividade industrial sem o devido registro. Após realizar fiscalização na indústria em questão, foi constatado que sua atividade básica não é na área química, porém, existem atividades químicas não essenciais. Nessa situação, a indústria:

Alternativas
Q2736196 Química

Os ___________________ apresentam grande facilidade e versatilidade de reação. Reagindo com ________________, formam ___________ e, com ____________, formam ___________. Ambos os produtos de reação têm grande importância industrial e econômica.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Q2736200 Química

Quanto às ligações químicas, analise as assertivas abaixo:


I. Ligações covalentes não formam retículo cristalino.

II. Em ligações iônicas, ocorre transferência de elétrons.

III. As ligações iônicas e covalentes admitem ressonância.

IV. As ligações covalentes predominam nos compostos orgânicos.

V. As ligações iônicas formam compostos iônicos caracterizados por retículos cristalinos específicos.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Q2736202 Química

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de reação química com a respectiva equação.


Coluna 1

1. Reação de neutralização.

2. Reação de precipitação.

3. Reação de oxirredução


Coluna 2

( ) Cu(s) + 4HNO3(aq) -> Cu(NO3)2(aq) + 2H2O(l)+2NO2(g)

( ) Mg(NO3)2(aq) + 2NaOH(aq) -> Mg(OH)2(s) + 2NaNO3(aq)

( ) 2HNO3(aq) + Ca(OH)2(s) -> 2H2O(l) + Ca(NO3)2(aq)

( ) Mg(s) + 2HCl(aq) -> MgCl2(aq) + H2(g)


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: D
4: D
5: C
6: B
7: C