Questões de Concurso Público Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR 2016 para Médico do Trabalho Júnior

Foram encontradas 7 questões

Q2797977 Medicina

Analise as seguintes assertivas sobre o quadro clínico da exposição crônica de trabalhadores à cristobalita:


I. A dispneia de esforço e a tosse são sintomas de apresentação clínica.

II. A agranulocitose e as manifestações hemorrágicas são frequentes.

III. A púrpura e outras manifestações hemorrágicas são frequentes.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2797984 Medicina

Analise as seguintes assertivas sobre o controle médico de trabalhadores expostos ao calor e o monitoramento da sobrecarga térmica e fisiológica:


I. O índice de temperatura efetiva, ao ser utilizado para monitoramento da sobrecarga fisiológica, considera o metabolismo em Kcal/hora e o calor radiante.

II. O controle médico da sobrecarga fisiológica por calor deve levar em consideração, entre outros fatores, a temperatura interna, a taxa de sudorese, a excreção urinária de sódio, a frequência cardíaca e o período de aclimatação para trabalhos em ambientes quentes.

III. Trabalhadores expostos ao calor devem ser informados sobre os sintomas da sobrecarga fisiológica, e o serviço de medicina do trabalho deve ser comunicado, de imediato, sobre a ocorrência de alterações neurocomportamentais observadas pelos próprios trabalhadores, tendo em vista a possibilidade de intermação.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2797985 Medicina

A respeito da história da medicina do trabalho, a obra de Bernardino Ramazzini, intitulada _______________________, tece comentários sobre os ________, uma categoria de trabalhadores que sofria o efeito da organização do trabalho sobre a saúde mental, ao constatarmos, em suas observações, as expressões como “vivem segregados do convívio social”(...) “conturbam a mente com ideias fantásticas”(...) e têm “tendência à melancolia”.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Q2797987 Medicina

Analise as assertivas abaixo sobre as contribuições da epidemiologia para o estudo das relações causais entre o trabalho e condições de saúde dos trabalhadores, com base nos critérios ou características de Bradford Hill e de outros autores como Gordis, Porta, Rothman, Greenland, Lash:


I. Gradiente biológico: é a relação doseresposta ou exposição-resposta, embora sua ausência não exclua, necessariamente, uma relação causal (BRADFORD HILL; GORDIS).

II. Força: a associação é medida pelo tamanho do risco relativo ou do risco absoluto, se utilizadas estimativas estatísticas idôneas e adequadas. Quanto mais forte for a associação, maior a probabilidade de ser causal, embora associações ditas fracas não possam ser causais (BRADFORD HILL; PORTA).

III. Analogia: refere-se às relações de causa e efeito já estabelecidas para uma exposição ou doença semelhante. A ausência de analogias reflete apenas falta de imaginação ou de experiência, e torna a hipótese falsa (BRADFORD HILL; ROTHMAN; GREENLAND; LASH).


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2797989 Medicina

Na avaliação dos efeitos das vibrações de corpo inteiro, a zona de frequências acima de 80 Hertz está associada com:

Alternativas
Q2797997 Medicina

Os médicos do trabalho podem exercer suas atividades em empresas interessadas em implementar sistemas de gestão, portanto, têm a necessidade de conhecer a Norma ISO 31000 que se refere diretamente à gestão

Alternativas
Q2798003 Medicina

As Classes de CNAE, nelas incluídas todas as subclasses cujos quatro dígitos iniciais sejam comuns, e os intervalos de CID-10, com as suas respectivas entidades mórbidas, constituem a base para o reconhecimento do nexo:

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: A
5: C
6: A
7: B