Questões de Concurso Público BRDE 2017 para Analista de Projetos - Engenharia

Foram encontradas 8 questões

Q817409 Matemática

Uma esfera de metal de raio 10 cm é colocada no centro de um quadrado perfeitamente plano de aresta igual a 1 Km, conforme figura abaixo. Analisando a composição espacial da esfera sobre o quadrado e relacionando os pontos da superfície externa da esfera e os pontos que compõem o quadrado, analise as seguintes afirmações:

Imagem associada para resolução da questão

I. O quadrado tem infinitos pontos a mais do que a esfera.

II. A esfera e o quadrado não têm os mesmos números de pontos.

III. A esfera tem pelo menos um ponto a mais do que o quadrado.

Quais estão corretas?

Alternativas
Q817410 Matemática
Entre os anos de 1600 e 1620, Johanes Kepler enunciou três leis sobre o movimento dos planetas em torno do Sol. A terceira Lei de Kepler (denominada Lei dos Períodos) estabelece que “o quadrado do período de revolução de um planeta em torno do Sol é proporcional ao cubo da distância média desse planeta ao Sol”. A Terra dista do Sol 150.000.000 Km (150 milhões de quilômetros) e o seu período corresponde a 365 dias ou 1 ano. Um planeta que esteja a uma distância 5 vezes maior do que a da Terra ao Sol (é o caso de Júpiter) tem um período aproximadamente igual a quantos anos terrestres?
Alternativas
Q817411 Matemática

Sobre um tabuleiro de madeira, são fixados 16 pregos de modo a compor um arranjo simétrico como mostra a figura abaixo. Uma tira de cordão tem as pontas unidas para poder envolver os pregos e formar uma figura geométrica que pode mudar de forma dependendo de como a tira é colocada (quadrado, retângulo, trapézio, etc.). A figura abaixo representa um possível arranjo.


Imagem associada para resolução da questão

Nas diferentes formas que podem ser compostas envolvendo os pregos com a tira de cordão, é correto afirmar que, numericamente:
Alternativas
Q817412 Matemática
Um grupo de pessoas foi consultada sobre a marca de veículos de sua preferência. Nessa pesquisa, 100 pessoas escolheram a marca Hyundai de um total de 500 participantes. As que escolheram a marca Ford correspondem a 30%. As pessoas restantes escolheram entre as marcas Chevrolet e Volkswagen. A frequência absoluta das pessoas que escolheram a marca Volkswagen é igual a diferença entre o número de pessoas que escolheram as marcas Ford e Hyundai. A frequência relativa entre as pessoas que escolheram a marca Chevrolet corresponde a:
Alternativas
Q817414 Matemática
O desmatamento em regiões ribeirinhas desestabiliza o solo promovendo o acúmulo de sedimentos pelo depósito de terra, areia, argila, detritos etc., na calha de um rio, na sua foz, em uma baía, em um lago etc. A consequência disso é a ocorrência de enchentes pluviais frequentes devido ao mau uso do solo e da degradação da bacia hidrográfica, causada por desmatamentos, monoculturas, garimpos predatórios, construções etc. O gráfico abaixo mostra a área de replantio pelo tempo necessário para recuperar uma certa região (tempo t, em anos).
Imagem associada para resolução da questão
De acordo com esses dados, a área a ser replantada durante 3 anos será, aproximadamente, igual a:
Alternativas
Q817415 Matemática

 As linhas da matriz F= Imagem associada para resolução da questãofornecem, respectivamente, em reais, as taxas de operação de um determinado Banco em uma semana.

As colunas da matriz  Imagem associada para resolução da questãofornecem, respectivamente, o número de operações O1, O2 e O3 realizadas nesse Banco.

A matriz que fornece a receita nessa atividade, em reais, das operações O1, O2 e O3 é: 

Alternativas
Q817968 Matemática
Em qual das situações abaixo você aplicaria a ferramenta de Inferência Estatística para atingir o Grau II de Fundamentação da NBR 14653-2?
Alternativas
Q817985 Matemática

Analise os seguintes gráficos:

         Imagem associada para resolução da questão


Sobre Finanças Públicas e considerando as informações acima apresentadas, analise as seguintes assertivas:


I. A partir da grave crise de 1929, o keynesianismo dominou como teoria econômica e política de governo, propagando a concepção do Estado do Bem-Estar Social e indutor do crescimento, disseminando-se não apenas no Brasil, mas em vários países da Ásia, Europa e América do Norte.

II. Tais países enfrentam hoje elevado endividamento público, sendo de aproximadamente 78,28% do PIB no Brasil, 89% no Reino Unido, 108,25% nos Estados Unidos, 183,44% na Grécia e de 250,35% no Japão.

III. O endividamento público tem origem nos déficits de governo, em virtude de uma dinâmica de crescimento dos gastos. Ao serem financiados por meio de títulos públicos, retiram do mercado o capital que financiaria empresas (que promovem a atividade produtiva e a inovação). Dessa forma, o custo do capital se torna dispendioso (reforçado por práticas de capitalismo de compadrio – ou Crony Capitalism – decorrente do agigantamento estatal), incapacitando-as na produtividade e competitividade, bem como endividando-as. O Estado, por sua vez, acaba se tornando deficiente em serviços públicos devido ao carreamento crescente de recursos do orçamento público para o pagamento de juros e amortização de seu endividamento. O resultado final, então, é desemprego, concentração de renda e desigualdade social para a população.

IV. “No longo prazo estaremos todos mortos” é uma frase atribuída a Keynes como resposta quando confrontado sobre sua teoria. A resposta demonstra não apenas a despreocupação com as gerações futuras, como também não é uma assertiva financeiramente correta, uma vez que a Grécia, e o próprio Rio Grande do Sul, apresentam indicadores sociais e de finanças públicas equilibrados.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: D
5: C
6: C
7: D
8: A