Questões de Concurso Público IGP-RS 2017 para Perito Criminal - Engenharia Civil

Foram encontradas 2 questões

Q829939 Engenharia Civil

Durante a construção de um edifício comercial de 8 pavimentos, ocorreu um acidente fatal cuja vítima veio a óbito no local dos fatos. A perícia foi acionada, e o perito criminal, com formação em engenharia, foi designado para atender ao local. Por meio do exame do local, o perito concluiu que a vítima era um empregado da construtora e encontrava-se em suspensão quando veio a sofrer o acidente, executando trabalho em altura. Como EPI, a vítima usava luvas, óculos de segurança, capacete e botas, compatíveis com o serviço que prestava até então. Como exames pertinentes ao caso, analise as assertivas abaixo, verificando se orientaram corretamente o perito para o levantamento das condições de segurança do trabalho no local e cumprimento legal, com base nas Normas Regulamentadoras do MT:


I. Medir a distância entre o solo (que foi o ponto de precipitação) e o ponto onde o funcionário exercia seu trabalho, pois somente acima de 2m de altura (desnível) seria exigido que o funcionário estivesse amarrado, obedecendo-se à NR 35.

II. Examinar documentos que conferissem os treinamentos admissional e periódico recebidos pelo funcionário, caso ele exercesse função especial como trabalhos de alto índice de periculosidade.

III. Analisar o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), documento obrigatório para toda e qualquer obra civil.

IV. Analisar as informações sobre os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), essenciais, independentemente da disposição e uso de EPIs.

V. Como trata-se de acidente fatal, o perito deverá observar e trazer em laudo se medidas obrigatórias foram adotadas, como o isolamento do local diretamente relacionado ao acidente, que deverá manter suas características até sua liberação pela autoridade policial competente e pelo órgão regional do Ministério do Trabalho.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q829940 Engenharia Civil

É comum ao trabalho do perito criminal deparar-se com locais de desabamento, parcial ou total, de edificações imediatas a obras de escavação, em decorrência de empuxo ou tensões geradas no maciço de terra cuja condição de equilíbrio foi alterada. O perito engenheiro sabe que quando a escavação é _____________, surge a necessidade de se sustentar o talude vertical, cuja altura esteja ____________ da admissível sem escoramento. Comumente usam-se pranchas _____________ (longarinas), acomodadas a partir de certa altura, a contar do fundo. Essa altura deve ser sempre ____________ à metade daquela admissível sem escoramento. O intervalo, em altura, entre os eixos das pranchas tem de ser de 1m a 2m. Quando a tendência a desmoronamento é acentuada ou quando se interveem em solos _______________, faz-se necessário reduzir a distância entre pranchas tornando o escoramento contínuo de alto a baixo da escavação.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A