Questões de Concurso Público Prefeitura de Flores da Cunha - RS 2017 para Médico Clínico Geral
Foram encontradas 10 questões
I. Na linha 02, o pronome ela retoma crise econômica (l. 01). II. Na linha 06, o pronome possessivo seus indica a posição ou a identidade dos seres envolvidos no discurso; dezenas de milhares de habitantes e Venezuela. III. Na linha 18, o pronome los, em impulsioná-los funciona como complemento verbal.
Quais estão corretas?
I. Poderíamos reescrever a oração “Sente-se sufocado e quer mudar de ares?” retirada do texto, sem provocar erro – segundo a norma culta formal – ou alteração de sentido, da seguinte maneira: Sufoco é sentido, mesmo assim quer mudanças no ar. II. Poderíamos substituir a preposição em, na frase “e vão em frente” (l. 17), por na, sem que isso provocasse erro à estrutura frasal ou alteração de sentido. III. Caso suprimíssemos a preposição por em “Ela está por trás das inúmeras voltas por cima.” (l. 19)”, não ocorreria nenhuma alteração no sentido da oração.
Quais estão INCORRETAS?
I. No texto, o vocábulo casta (l. 03) faz referência a uma determinada classe – ou camada social –, a qual é delimitada pelo uso do adjetivo dominante. II. Na linha 11, poder-se-ia utilizar inopinada em lugar de letárgica, mantendo-se o sentido original do texto. III. Na frase “das ditaduras escancaradas” (l. 12-13), o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por patente, claro, evidente sem causar qualquer incorreção à frase.
Quais estão corretas?
( ) Linha 01. ( ) Linha 03. ( ) Linha 04. ( ) Linha 06. ( ) Linha 13.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A supressão do advérbio também (l. 05) não provoca nenhuma alteração no contexto de ocorrência. ( ) A substituição de para as dezenas de milhares (l. 06) por um disparatado número não mantém o sentido original. ( ) O vocábulo rol (l.14), sem provocar qualquer alteração ao período, poderia ser substituído por lista.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A forma verbal penamos (l.01), conjugado no modo Indicativo, expressa, no contexto, um fato plausível de ocorrer. II. Ao utilizar a forma verbal Veja (l. 06), o autor tem o intuito de exortar o interlocutor a cumprir a ação expressa pelo verbo. III. A locução verbal vai confirmando (l. 09) poderia ser substituída por confirmou, sem que isso provocasse erro ou alteração de significado no texto.
Quais estão corretas?
I. A crise econômica, a violência, a desigualdade social não são inerentes apenas ao Brasil; essas dificuldades são vivenciadas por outras nações, em diferentes continentes. II. De acordo com o texto, o modelo ditatorial é o principal motivo que leva as nações às crises econômicas e humanitárias. III. Apesar de todas as crises, o texto ressalta que a esperança é o que impulsiona a mudança, seja na vida de cada um, seja nos países.
Quais estão corretas?