Questões de Concurso Público AL-RS 2018 para Analista Legislativo - Arquiteto
Foram encontradas 20 questões
As mudanças financeiras, tecnológicas e informacionais a que a sociedade global está submetida na contemporaneidade exerce grande influência na forma de conceber, simular e construir a arquitetura e a cidade. Fábio Duarte (1999) menciona o conceito de arquitetura virtual, proposto por Peter Weibel, como aquela que é construída como interface mediada por máquinas inteligentes entre usuários e ambiente. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:
I. Cada ação do usuário se reflete no conjunto do ambiente virtual e as modificações do ambiente virtual se refletem na apreensão espacial do usuário.
II. Os meios eletrônicos da realidade virtual podem construir uma arquitetura multifuncional, multissensorial, com restrições multidimensionais.
III. A noção de arquitetura virtual viabiliza interações proporcionadas pelas tecnologias eletrônicas.
IV. A simulação virtual do projeto permite a experimentação de cores e materiais a serem utilizados no edifício.
Quais estão INCORRETAS?
Para avaliação do desempenho de edificações, quanto a sua adequação ao clima e, observando as necessidades humanas do ponto de vista do conforto térmico, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Conhecimento do clima local, principalmente em termos das variáveis de que é função o conforto térmico (temperatura do ar, umidade relativa do ar, radiação solar e ventos).
( ) Escolha dos dados climáticos para o projeto de ambiente térmico.
( ) Adoção do partido arquitetônico cujas características sejam adequadas ao clima, ao entorno e às funções do edifício.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
No livro "Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos", Corbela & Yannas (2010) afirmam que o projeto de iluminação elétrica deve integrar-se às condições de iluminação natural do edifício projetado. Seguindo essa ideia, analise as estratégias para uma boa iluminação natural em um edifício:
I. Organização dos espaços interiores compatível com a forma e a melhor orientação.
II. Estudo da geometria e cores das superfícies internas, para conseguir uma distribuição heterogênea da luz no exterior do edifício.
III. Conhecimento das propriedades térmicas e lumínicas dos materiais transparentes utilizados.
IV. Decisão sobre controle da iluminação, passivo ou ativo, manual ou computadorizado.
Quais estão corretas?
Em uma condição de clima quente úmido, o projeto arquitetônico tem que levar em consideração diversos fatores que influenciam na qualidade do projeto. Frota & Schiffer (2003), no Manual de Conforto Térmico, apontam para vários aspectos que devem ser observados, sendo assim, analise as assertivas abaixo:
I. Como a variação da temperatura noturna é muito significativa, a ventilação noturna não interfere na qualidade térmica da edificação.
II. Deve-se prever aberturas suficientemente grandes para permitir a ventilação nas horas do dia em que a temperatura externa está mais baixa que a interna.
III. Deve-se proteger as aberturas da radiação solar indireta, e gerar condições de obstáculos aos ventos.
IV. As construções não devem ter uma inércia muito grande, pois isso dificulta a retirada do calor interno armazenado durante o dia.
Quais estão INCORRETAS?
A NBR nº 9077/2001, que trata de saídas de emergência em edifícios, apresenta um conjunto de definições. Sobre os diferentes tipos de escada, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Escada de emergência.
2. Escada não enclausurada ou escada comum.
3. Escada enclausurada à prova de fumaça.
4. Escada enclausurada protegida.
Coluna 2
( ) Escada devidamente ventilada situada em ambiente envolvido por paredes corta-fogo e dotada de portas resistentes ao fogo.
( ) Escada cuja caixa é envolvida por paredes corta-fogo e dotada de portas corta-fogo, cujo acesso é por antecâmara igualmente enclausurada ou local aberto, de modo a evitar fogo e fumaça em caso de incêndio.
( ) Escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada.
( ) Escada que, embora possa fazer parte de uma rota de saída, comunica-se diretamente com os demais ambientes, como corredores, halls e outros, em cada pavimento, não possuindo portas cortafogo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A Constituição Brasileira (1988) aponta para competências exclusivas conferidas a cada um dos entes integrantes da Federação Brasileira (União, Estados e Municípios), sobretudo no que se refere ao planejamento e gestão do território. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. União.
2. Estado.
3. Município.
Coluna 2
( ) Zoneamento urbano.
( ) Definição dos critérios de outorga de direito de uso dos recursos hídricos.
( ) Legislação edilícia.
( ) A instituição de regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões.
( ) Instituição de diretrizes para o desenvolvimento urbano.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A depreciação constitui-se em um processo de desvalorização de determinados bens, seja por desgaste do uso ao longo de um dado recorte de tempo, seja por obsolescência de seu uso ou ainda por ação da natureza. A NBR nº 13752/1996 define diferentes tipos de depreciação, apontando suas definições. Analise os conteúdos a seguir e relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Decrepitude.
2. Deterioração.
3. Mutilação.
4. Obsolescência.
5. Desmontagem.
Coluna 2
( ) Depreciação de um bem devido à retirada de sistemas ou componentes originalmente existentes.
( ) Depreciação de um bem devido aos efeitos deletérios decorrentes dos trabalhos normais de desmontagem, necessários para a remoção do equipamento.
( ) Depreciação de um bem devido ao desgaste de seus componentes ou falhas de funcionamento de sistemas, em razão de uso ou manutenção inadequados.
( ) Depreciação de um bem devido à superação da tecnologia do equipamento ou sistema.
( ) Depreciação de um bem pela idade, no decorrer de sua vida útil, em consequência de sua utilização, desgaste e manutenção normais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com a NBR nº 9050/2015, no que se refere à classificação e categorização de sinalização, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Instrução.
2. Advertência.
3. Informativa.
4. Direcional.
5. Emergência.
Coluna 2
( ) Utilizada para indicar as rotas de fuga e saídas de emergência das edificações, dos espaços e do ambiente urbano.
( ) Tem a propriedade de instruir uma ação de forma positiva e afirmativa.
( ) Utilizada para identificar os diferentes ambientes ou elementos de um espaço ou de uma edificação.
( ) Relaciona-se à indicação de percurso ou à distribuição de elementos de um espaço e de uma edificação.
( ) Tem a propriedade de alerta prévio a uma instrução.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Saurin & Formoso (2006), citando Illingworth (1993), afirmam que há três tipos de canteiros de obra: restritos, amplos e longos e estreitos. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Restritos.
2. Amplos.
3. Longos e estreitos.
Coluna 2
( ) Há possibilidade de acesso em poucos pontos do canteiro e destinam-se, entre outras obras, a trabalhos em estradas de ferro e rodagem, por exemplo.
( ) A construção ocupa o terreno completo ou uma alta percentagem desse. São adequados para construções em áreas centrais da cidade, ampliações e reformas.
( ) Há disponibilidade de acesso para veículos e áreas de armazenamento. Indicados para conjuntos habitacionais horizontais, por exemplo.
A ordem correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre os instrumentos da política urbana, previstos no Estatuto da Cidade (Lei nº 257/2001), relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Planejamento municipal.
2. Institutos tributários e financeiros.
3. Institutos jurídicos e políticos.
Coluna 2
( ) Disciplina do parcelamento, do uso e da ocupação do solo.
( ) Desapropriação.
( ) Tombamento de imóveis ou de mobiliário urbano.
( ) Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana – IPTU.
( ) Plano plurianual.
( ) Contribuição de melhoria.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: