Questões de Concurso Público Prefeitura de Bom Jesus - RS 2018 para Médico Clínico Geral
Foram encontradas 10 questões
A incontinência urinária é definida como perda involuntária de urina. Sendo que, mais importante do que conhecer, é fundamental o seu reconhecimento, já que muitos pacientes podem não entender isso como um problema de saúde. Analise as assertivas abaixo sobre os tipos, causas e tratamento:
I. A incontinência urinária de esforço manifesta-se pelo vazamento de urina resultante de forças mecânicas sobre uma bexiga hiperdistendida.
II. A incontinência urinária de urgência ocorre pela incapacidade de retardar a micção depois que a sensação de enchimento vesical é sentida.
III. Entre as causas da incontinência urinária de transbordamento, estão a obstrução anatômica pela próstata, a cistocele e a bexiga acontrátil, associada com diabete melito.
IV. Medicamentos agonistas α-adrenérgicos, como a duloxetina, são usados no tratamento da incontinência de urgência, reduzindo a hiperatividade do detrusor.
V. Os principais tratamentos para a incontinência de esforço incluem exercícios para fortalecimento das estruturas do assoalho pélvico, estrogênio tópico e suspensão cirúrgica do colo vesical.
Quais estão corretas?
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune multissistêmica que ocorre frente a danos teciduais mediados pelo sistema imune. Analise as assertivas abaixo sobre o LES:
I. Uma característica marcante do LES é que ele ocorre em uma frequência muito maior no sexo feminino do que no masculino.
II. A erupção eritematosa facial, com distribuição em asas de borboleta pelas proeminências nasais e malares, poupando as pregas nasolabiais, é erupção cutânea clássica do LES.
III. Artralgias e artrites não erosivas são uma das características clínicas mais comuns do LES, sendo encontradas em mais de 85% dos pacientes.
IV. A bronquite é a manifestação mais frequente do envolvimento pulmonar do LES e ocorre em cerca de 30% dos pacientes em algum momento da evolução da doença.
Quais estão corretas?
O diabete melito é um distúrbio crônico caracterizado pelo comprometimento do metabolismo da glicose e de outros substratos produtores de energia. Em relação ao tratamento medicamentoso, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Sulfonilureias.
2. Biguanidas.
3. Tiazolidinedionas.
4. Inibidores da α-glicosidase.
Coluna 2
( ) Atuam principalmente para reduzir a produção de glicose hepática, mediante a supressão da gliconeogênese.
( ) Secretagogos de insulina; devem ser usados com cautela pelo risco de hipoglicemia.
( ) Retardam a absorção de carboidratos complexos, mas não afetam a absorção da glicose.
( ) Estimulam o metabolismo periférico da glicose e reduzem a lipólise.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considere as assertivas abaixo em relação à morfologia dos eritrócitos e ao provável diagnóstico:
I. Microcitose pode ser indicador de deficiência de ferro e talassemias.
II. Esquizócitos são indicativos de hemólise e doenças hepáticas.
III. Formação em Rouleaux é indicativo de mieloma múltiplo.
IV. Estomatócitos podem representar alcoolismo.
Quais estão corretas?