Questões de Concurso Público Prefeitura de Rondinha - RS 2018 para Auxiliar Docente
Foram encontradas 10 questões
Sobre a utilização do acento indicativo da crase, analise as seguintes afirmativas:
I. Na frase “você pode pensar que a maioria das pessoas tem as mesmas opiniões políticas que as suas” (l. 06 e 07), a crase deveria ser empregada antes do pronome “suas”.
II. A frase “tendemos a achar que ninguém mais tem conseguido manter um relacionamento sério” (l. 13 e 14) está, entre outros aspectos, escrita conforme a Norma Culta por não haver crase antes do verbo “achar”.
III. A frase “é fácil se sentir fracassado e achar que sua vida está muito pior que a da maioria das pessoas do mundo” (l. 25 e 26) poderia ser reescrita sem defecções da seguinte forma: “é fácil se sentir fracassado e achar que sua vida está muito pior em relação à da maioria das pessoas do mundo”.
Quais estão corretas?
I. Na frase “tendemos a achar que ninguém mais tem conseguido manter um relacionamento sério” (l. 13 e 14), seria necessário iniciá-la por “tendíamos”, caso quiséssemos conjugar o verbo “tender” no pretérito imperfeito do indicativo. II. Na frase “o estudo descobriu que pessoas que fazem parte de círculos sociais mais diversificados” (l. 22 e 23), o verbo “descobrir” está conjugado na terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do modo indicativo. III. A frase “Considere dois chefs que usam a mesma receita de molho, mas com pimentões de diferentes regiões” (l. 29 e 30) apresenta dois verbos conjugados no presente do indicativo.
Quais estão corretas?
I. Na frase “Mas conviver com gente de opiniões diferentes das suas não é garantia de uma visão mais realista das coisas” (l. 21 e 22), o verbo “conviver” deveria vir acompanhado da preposição “de” para ser corrigido o problema da regência verbal. II. A frase “pode-se pensar que se trata de receitas diferentes” (l. 31) ficaria devidamente ajustada flexionando-se o verbo “tratar” para o plural. III. Na frase “duas pessoas podem confiar no mesmo processo cognitivo” (l. 31 e 32), a regência do verbo “confiar” acompanhado da contração “no” está adequada.
Quais estão corretas?
Analise as seguintes propostas de modificação no texto ligadas à pontuação:
I. A compreensão da frase “você já notou, em alguma época da sua vida, que se tornou uma pessoa mais estressada ao conviver com pessoas estressadas?” (l. 01 e 02) sofreria mudança se em vez de ponto de interrogação fosse usado ponto de exclamação.
II. Na frase “nossos círculos sociais — nossos amigos e familiares — são muitas vezes as únicas fontes de informação que temos” (l. 09 e 10), os travessões poderiam ser substituídos por hifens.
III. É aceitável a troca do ponto encontrado na linha 14 por ponto e vírgula, sem prejudicar o que o autor quis expor nesse fragmento textual.
Quais estão corretas?