Questões de Concurso Público Câmara de Ituporanga - SC 2019 para Agente Legislativo

Foram encontradas 9 questões

Q1999725 Direito Administrativo
Ato Administrativo é uma declaração unilateral do Estado, ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob o regime jurídico de Direito Público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário. Nesse sentido, quando a Administração Pública impõe uma obrigação a um determinado sujeito ou lhe imputa alguma restrição, independentemente de sua concordância, o ato administrativo está qualificado pelo atributo de:
Alternativas
Q1999726 Direito Administrativo
A lei confere ao agente público, em alguns casos, certa margem de liberdade na escolha do ato administrativo que melhor atenda ao interesse público. Assim, o agente público deve apreciar a situação agindo da maneira que perceber mais conveniente e oportuna ao interesse público. Essa margem de liberdade caracteriza o ato administrativo
Alternativas
Q1999727 Direito Administrativo
 Sobre os elementos do ato administrativo, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1999728 Direito Administrativo

Em relação aos pressupostos dos atos administrativos, analise as situações apresentadas abaixo:


I. Nomeação de servidor para cargo público inexistente.


II. Pena de advertência a servidor, quando a falta praticada exigia suspensão.


III. Ato praticado que visou interesse particular ao invés de atender o interesse público.


As três situações apresentam, respectivamente, vícios de: 

Alternativas
Q1999729 Direito Administrativo
De acordo com a Lei nº 8.666/1993, a empreitada integral ocorre quando a Administração Pública contrata:
Alternativas
Q1999730 Direito Administrativo
A Lei nº 8.666/1993 determina que, nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso, deverá ser utilizado o tipo de licitação:
Alternativas
Q1999731 Direito Administrativo
A licitação, conforme prevê a Lei nº 8.666/1993, tem por objetivo garantir a isonomia nas compras públicas, tendo em vista o atendimento pleno do princípio da impessoalidade, expresso na Constituição Federal. Outro objetivo buscado pela Administração Pública através da licitação é selecionar a proposta que: 
Alternativas
Q1999732 Direito Administrativo
A divulgação do instrumento convocatório é o início da fase externa do procedimento licitatório, pois é quando os interessados tomam ciência da licitação. Assim, é publicado um aviso contendo o resumo do edital. Na modalidade de concorrência, quando o contrato a ser celebrado for regime de empreitada integral, o prazo mínimo para publicação do edital deverá ser de:
Alternativas
Q1999733 Direito Administrativo
A Lei nº 8.666/1993 insere que, na fase de habilitação de interessados, a Administração irá conferir se o licitante preenche os requisitos necessários previstos no edital e considerados indispensáveis para a futura execução do contrato. O objetivo é assegurar que o licitante, caso venha a ser o vencedor do certame, tenha condições técnicas, financeiras e idoneidade para cumprir adequadamente o contrato objeto da licitação. A análise de habilitação jurídica verifica
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: E
6: B
7: E
8: B
9: E