Questões de Concurso Público IMESF 2019 para Cirurgião Dentista
Foram encontradas 25 questões
Sobre a Atenção Básica brasileira e sua interface com a saúde bucal, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) No Brasil, a atenção básica é definida como um conjunto de ações de saúde, individuais e coletivas, que incluem promoção e proteção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde.
( ) Apenas em 2008 as questões referentes à saúde bucal tomaram maior relevância, tendo sido lançada a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) – Brasil Sorridente.
( ) Foi criada para reorganizar o trabalho em saúde bucal nos três níveis de atenção, destacando “o cuidado como eixo de reorientação do modelo, a humanização do processo de trabalho, a corresponsabilização dos serviços e o desenvolvimento de ações voltadas para as linhas do cuidado e condições especiais de vida”.
( ) Foi inegável o aumento da oferta de serviços ocorrida com a inclusão das Equipes de Saúde Bucal (ESB) na ESF e com a implementação da PNSB, ainda que as mudanças no modelo de atenção à saúde bucal possam ser questionáveis.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Observe a tabela abaixo, que compara o componente perdido do Índice CPO-D em adultos e idosos, e, com base no SB Brasil 2010, assinale a alternativa correta.
Analise as assertivas abaixo referentes à atenção especializada em saúde bucal.
I. No que diz respeito à atenção especializada, a Política Nacional de Saúde Bucal buscou viabilizar a oferta de procedimentos especializados através dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD).
II. Os CEO são estabelecimentos de saúde que devem ofertar os serviços de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a pessoas com necessidades especiais.
III. É necessário o estabelecimento de adequadas estratégias de referência e contrarreferência para garantir a integralidade e a coordenação do cuidado exercida pela atenção básica.
Quais estão corretas?
Analise as assertivas abaixo e a relação proposta entre elas:
I. É necessário repensar os critérios relacionados, tanto com a distribuição e provisão de recursos quanto com as prioridades de tratamento, incluindo o ortodôntico, fundamentados no princípio da equidade da atenção à saúde bucal.
PORQUE
II. A distribuição das oclusopatias em adolescentes brasileiros segue o padrão de iniquidade social de outros agravos à saúde; no inquérito nacional SB Brasil de 2010, as oclusopatias mais graves estavam mais presentes em indivíduos pretos e pardos, com maior perda dentária e menor renda.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta.
As _______________ são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima.
Observe o quadro abaixo e analise as assertivas que seguem:
I. Observa-se uma tendência de redução da prevalência e severidade da cárie dentária na população jovem, consistente também com o controle da doença em grande parte do mundo ocidental, a exemplo do Brasil, especialmente nos últimos 30 anos.
II. A tendência de redução da prevalência e severidade da cárie dentária não pode ser observada em adultos jovens.
III. Já aos cinco anos, observa-se que a cárie dentária ainda pode ser considerada uma condição persistente, assim como entre adultos e idosos.
Quais estão corretas?
Analise as assertivas abaixo sobre a fluoretacão das águas de abastecimento público:
I. É elemento essencial da estratégia de promoção da saúde, eixo norteador da Política Nacional de Saúde Bucal.
II. Nenhuma água de abastecimento público deve ser fornecida aos consumidores sem que se conheça o seu teor de flúor; para tanto, uma das ações de vigilância é o denominado heterocontrole, situação em que o próprio órgão de vigilância sanitária se encarrega da coleta e análise dos teores adequados.
III. No Brasil, o teor adequado de flúor foi regulamentado pela Resolução MS 518/2004. O valor máximo permitido de fluoreto é 1,9 ppm, ou seja, 1,9 mg de fluoreto por litro de água. Na região sul, o teor ideal é 0,6 ppm ou 0,6 mg de flúor por litro de água.
Quais estão corretas?
Sobre câncer bucal e a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Dentre os variados tipos de câncer bucal, o carcinoma espinocelular ou epidermoide é o mais frequente e origina-se de lesões potencialmente malignas no epitélio de revestimento, como leucoplasias, queilose actínica e eritroplasias.
( ) Dentre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer bucal, destacam-se o tabagismo e o etilismo, sendo que a combinação desses dois hábitos tende a aumentar de forma multiplicativa a ocorrência da doença. Outros fatores são apontados, como as infecções por HPV e a exposição à radiação UVA solar.
( ) Com o Centro de Especialidades Odontológicas na PNSB, cria-se um espaço para diagnóstico precoce de lesão bucal e acompanhamento dos casos junto às equipes de saúde bucal da Atenção Básica, a quem compete assumir responsabilidade pela detecção das necessidades, providenciar encaminhamentos e monitorar a evolução da reabilitação.
( ) Estudos que têm avaliado a evolução das taxas de mortalidade por câncer na população evidenciam o aumento da mortalidade por câncer bucal ao longo dos anos, com maior frequência em mulheres do que em homens.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Estudos epidemiológicos recentes têm se preocupado em explorar aspectos determinantes dos diferenciais de prevalência da fluorose, a partir da análise de exposição a fatores de risco. Sobre esses fatores, analise as assertivas a seguir:
I. O principal fator de risco associado à fluorose dentária é o aumento da ingestão média de fluoretos por meio de múltiplas fontes. O uso de água fluoretada, dentifrício fluoretado, suplementos com flúor e bebidas ou alimentação infantil em pó́ contendo fluoretos antes dos seis anos de idade têm sido considerados os fatores mais importantes.
II. O acesso precoce a produtos com flúor, incluindo o uso de dentifrício fluoretado, o uso de soluções para bochechos e a aplicação profissional antes dos três anos de idade, também são apontados como fatores de proteção à fluorose dentária.
III. Outras fontes adicionais de flúor como água mineral, sal fluoretado, chás e bebidas infantis podem aumentar o risco de fluorose dentária em crianças. Sobretudo no contexto brasileiro, em que se faz uso de sal fluoretado, como política pública.
Quais estão corretos?
Analise as assertivas abaixo e a relação proposta entre elas:
I. Consultório odontológico não é mais o único local onde o processo de trabalho odontológico pode ser desenvolvido.
PORQUE
II. O Brasil enfrenta um fenômeno peculiar de transição demográfica e epidemiológica, marcado pela equidade social e econômica.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta.
Em relação à saúde do trabalhador, a equipe de saúde bucal está sujeita a inúmeros riscos relacionados ao trabalho odontológico devido ao grande número de fatores a que está exposta diariamente. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Acidentes com objetos perfurocortantes, manipulação e inalação de substâncias químicas e perda da audição progressiva são exemplos de riscos associados à prática odontológica.
II. A literatura documenta o alto risco da equipe à contaminação e transmissão de hepatite B, vírus da gripe, sarampo, caxumba, rubéola e varicela, doenças que podem ser prevenidas por vacinas.
III. É de responsabilidade do empregador o fornecimento de equipamentos de proteção individual em quantidade e qualidade adequadas a todos os profissionais da equipe de saúde bucal.
Quais estão corretas?
Sobre as modificações bucais morfofuncionais senescentes e, portanto, gradativas ao envelhecimento, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Quelite angular.
( ) Diminuição do fluxo salivar.
( ) Atrição e abrasão dentária.
( ) Mucosa bucal mais fina e menos elástica.
( ) Atrofia da câmara pulpar e canal radicular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as assertivas abaixo sobre o acolhimento à demanda espontânea na Atenção Básica:
I. O atendimento às urgências odontológicas na Atenção Básica prevê o acolhimento dos usuários em situação de urgência odontológica e a organização dos serviços de saúde bucal conforme a avaliação da situação de risco e de vulnerabilidades.
II. Após a avaliação de risco e de vulnerabilidades, o primeiro atendimento do usuário exigirá mais que um interrogatório centrado no procedimento, deverá ser realizado a partir de um diálogo, com momentos de fala e de escuta qualificada, com vistas a auxiliar na tomada de decisão.
III. A maioria das urgências odontológicas envolve casos de origem traumática. Além disso, sabe-se que a dor de origem dental não deve ser considerada um preditor de utilização dos serviços.
Quais estão corretas?