Questões de Concurso Público Prefeitura de Água Santa - RS 2019 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 10 questões
( ) Assessorar, prestar consultoria e oferecer treinamento aos profissionais da equipe de inclusão, contribuindo com a orientação aos professores das salas de recursos. ( ) Desenvolver apoio clínico, pré-cirúrgico, cirúrgico e pós-cirúrgico dos problemas de voz. ( ) Realizar apoio ao AEE por meio da organização das demandas, da avaliação das necessidades específicas dos alunos (recursos e apoios), garantindo a continuidade do planejamento educacional dos estudantes com deficiência e dificuldades relacionadas à aprendizagem. ( ) Sugerir o uso de fármacos específicos para minorar problemas de TDAH e dislexia. ( ) Promover encontros com os professores da escola regular (professor da sala de aula e de apoio) e do AEE, a fim de refletir e definir, junto aos profissionais envolvidos, melhores estratégias educacionais, avaliações e adequação curricular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A cartilha “Contribuições da Fonoaudiologia para o avanço no SUS” do CFFa aborda as principais atuações do fonoaudiólogo nesse contexto. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:
I. Não prevê atuação da Fonoaudiologia na Atenção Básica, somente nos atendimentos de média e alta complexidade.
II. Pode atuar na Atenção Especializada, no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
III. Quanto à Vigilância em Saúde do Trabalhador, o fonoaudiólogo está previsto nas equipes de referência em saúde do trabalhador (CERESTs), nas quais presta assessorias, planeja, organiza programas, acompanha e avalia as ações realizadas.
Quais estão corretas?
A partir do documento “Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva Neonatal” do Ministério da Saúde, analise os fatores abaixo e assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos, quanto a ser um indicador de risco para a deficiência auditiva de neonatos ou lactentes.
( ) Preocupação dos pais com o desenvolvimento da criança, da audição, da fala ou da linguagem.
( ) Antecedente familiar de surdez permanente, com início desde a infância e/ou permanência na UTI por mais de cinco dias.
( ) Infecções congênitas e/ou anomalias craniofaciais envolvendo orelha e osso temporal.
( ) Traumatismo craniano e/ou quimioterapia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Conforme o Caderno de Atenção Básica nº 23 – Saúde da Criança: Nutrição Infantil, a legislação brasileira de proteção ao aleitamento materno é uma das mais avançadas do mundo. É muito importante que o profissional de saúde conheça as leis e outros instrumentos de proteção do aleitamento materno para que possa informar às mulheres que estão amamentando e suas famílias os seus direitos. Sobre direitos da mulher que, direta ou indiretamente, protegem o aleitamento materno, analise as assertivas abaixo:
I. Licença-maternidade: à empregada gestante é assegurada licença de 240 dias consecutivos, sem prejuízo do emprego e da remuneração, podendo ter início no primeiro dia do nono mês de gestação, salvo antecipação por prescrição médica.
II. Direito à garantia no emprego: é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da mulher trabalhadora durante o período de gestação e lactação, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
III. Pausas para amamentar: para amamentar o próprio filho, até que ele complete seis meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a três descansos, de uma hora cada um.
Quais estão corretas?
Segundo o Caderno de Atenção Básica nº 19 – Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, é importante que o profissional esteja atento para aspectos relacionados à alimentação dessa população. Sobre esses cuidados, deve-se observar nos atendimentos:
I. Perda da autonomia para comprar os alimentos, inclusive financeira.
II. Perda da capacidade/autonomia para preparar os alimentos e para alimentar-se.
III. Perda de apetite e diminuição da sensação de sede e da percepção da temperatura dos alimentos.
IV. Dificuldade de mastigação por lesão oral, uso de prótese dentária ou outros problemas.
Quais estão corretas?
Em Alves, Oliveira e Behlau (2010), sobre a voz de professoras durante a atividade letiva, foram extraídos os resultados da tabela abaixo:
Sobre os resultados acima, analise as seguintes assertivas:
I. Muitas professoras têm vozes desviadas, mais do que assumiram nas respostas ao questionário, demonstrando que a sua autoavaliação vocal é deficiente e que não possuem suficiente conhecimento para fazerem tal avaliação.
II. A maioria dos indivíduos de vozes adaptadas e de vozes desviadas não utilizam estratégias para poupar a voz dentro de sala de aula.
III. Achar que tem voz boa é a melhor estratégia encontrada para reabilitar professores com voz desviada.
IV. Houve diferença estatisticamente significativa (p) em todas as comparações entre os professores com voz adaptada e voz desviada.
Quais estão corretas?
Sobre o fonema em coda, para os falantes do português brasileiro, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A consoante nasal em coda é encontrada somente no final das aquisições fonológicas do português.
( ) A coda, constituinte silábico dominado pela rima, não é obrigatória no português, portanto, não está presente em todas as sílabas da língua.
( ) A aquisição da líquida lateral em coda ocorre, em geral, precocemente.
( ) O número de consoantes que ocupam a posição em coda é muito reduzido.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre a imitanciometria, analise as assertivas abaixo:
I. É um exame composto pela timpanometria e pela medida do reflexo acústico.
II. Na perda auditiva condutiva, há um impedimento de a membrana timpânica mostrar uma mudança no valor de compliance do sistema tímpano-ossicular, assim indicará ausência de resposta nesse teste.
III. Ao correlacionar limiares do reflexo acústico para os tons puros com o limiar do ruído de banda larga, pode-se confirmar normalidade da audição ou perda auditiva, juntamente com os demais exames audiológicos.
Quais estão corretas?
Sobre a necessidade de realizar o mascaramento na investigação audiológica, analise as assertivas abaixo:
I. Na avaliação audiológica, pode ocorrer audição cruzada, na qual a orelha não testada responde para o som apresentado na outra orelha.
II. Diante da testagem de sons de forte intensidade pode ocorrer a transmissão por condução óssea e a consequente percepção pela orelha contralateral.
III. Mascaramento é uma técnica utilizada para reabilitar uma curva audiométrica em rampa.
Quais estão corretas?