Questões de Concurso Público Prefeitura de Capão da Canoa - RS 2019 para Nutricionista

Foram encontradas 10 questões

Q1319690 Nutrição
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, alimentos minimamente processados correspondem a alimentos in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original. Temos como exemplo de alimentos minimamente processados:
Alternativas
Q1319691 Nutrição
Em relação à classificação do estado nutricional pré-gestacional e a recomendação para o ganho de peso (IOM, 1992), podemos afirmar que uma gestante classificada com eutrofia deve ter um ganho de peso total (kg) de _________ e um ganho de peso semanal (g/semana) de _______ a partir do 2º trimestre.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1319692 Nutrição
Em relação às Condutas e Práticas Profissionais do Código de Ética e de Conduta do Nutricionista (Resolução CFN nº 599/18), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1319693 Nutrição
O glúten é uma proteína composta por gliadina e glutenina; quando misturado com água, forma um complexo elástico responsável pela elasticidade na produção de pães. O glúten faz com que a massa tenha liga e possibilite a retenção de gás carbônico para o seu crescimento; portanto, quanto maior a proporção de glúten na farinha, melhor é a sua qualidade para a fabricação de pães. O glúten está presente em quais das farinhas abaixo?
Alternativas
Q1319694 Nutrição
Considerando as Boas Práticas de Preparo dos Alimentos em Serviços de Alimentação, conforme a RDC 216/2004, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras ou F, se falsas.
( ) Durante a preparação dos alimentos, devem ser adotadas medidas a fim de minimizar o risco de contaminação cruzada. Deve-se evitar o contato direto ou indireto entre alimentos crus, semipreparados e prontos para o consumo. ( ) Após serem submetidos à cocção, os alimentos preparados devem ser mantidos em condições de tempo e de temperatura que não favoreçam a multiplicação microbiana. Para conservação a quente, os alimentos dever ser submetidos à temperatura superior a 60ºC (sessenta graus Celsius) por, no máximo, 6 (seis) horas. Para conservação sob refrigeração ou congelamento, os alimentos devem ser previamente submetidos ao processo de resfriamento. ( ) Quando as matérias-primas e os ingredientes não forem utilizados em sua totalidade, devem ser adequadamente acondicionados e identificados apenas com o prazo de validade após a abertura da embalagem original. ( ) Os alimentos submetidos ao descongelamento devem ser mantidos sob refrigeração se não forem imediatamente utilizados, não devendo ser recongelados. ( ) O tratamento térmico deve garantir que todas as partes do alimento atinjam a temperatura de, no mínimo, 60ºC (sessenta graus Celsius). Temperaturas inferiores podem ser utilizadas no tratamento térmico desde que as combinações de tempo e temperatura sejam suficientes para assegurar a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1319695 Nutrição
Em relação aos requisitos fundamentais para implantar o método de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) em cozinhas, e garantir os critérios de segurança no controle higiênico sanitário dos alimentos, analise as assertivas abaixo:
I. Geladeira ou câmera para laticínios devem estar com temperatura de 8ºC. II. Balcão de espera pass-through, estufa ou carrinho térmico regulados para manter os alimentos a 75ºC durante a distribuição. III. As pias para higiene das mãos devem ser próximas ou nos locais de manipulação, contendo sabonetes com detergente líquido e outra com antisséptico, ou apenas sabão líquido com antisséptico. Deve conter também papel toalha não reciclado ou ar quente para secagem das mãos. IV. Existência de termômetro de penetração (digital) com escala de -10 a 350ºC e fita indicadora de cloro com sensibilidade de 10 a 100 ppm.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1319696 Nutrição
A vitamina D, também conhecida como _________, é uma vitamina __________ e, quando ingerida, é incorporada aos quilomícrons e absorvida pelo sistema linfático. O local de absorção é maior no intestino __________ e se estima que cerca de 80% da vitamina D seja absorvido. As fontes de vitamina D na dieta são os óleos de fígado de peixes e ______________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1319697 Nutrição
Para pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC) na fase não dialítica, o controle de potássio da dieta deve ser empregado quando houver elevação da concentração sérica desse eletrólito ou quando já houver perda significativa da função renal (TFG < 15mL/min). Em geral, recomenda-se que a ingestão de potássio seja inferior a 70 mEq/dia. Quais alimentos abaixo deverão ser evitados por conterem elevada quantidade de potássio?
Alternativas
Q1319698 Nutrição
Os aminoácidos podem ser classificados em diversas categorias, de acordo com suas propriedades físico-químicas e nutricionais. Do ponto de vista nutricional, eles são classificados em essenciais, condicionalmente essenciais e não essenciais. Os aminoácidos essenciais são aqueles que devem ser supridos por meio de dieta balanceada em proporção adequada às necessidades individuais, para que possam ser finalmente absorvidos e metabolizados pelo organismo com o máximo de eficiência. São exemplos de aminoácidos essenciais:
Alternativas
Q1319699 Nutrição
Em relação à Shigella SP, um dos microrganismos patogênicos causadores de toxinfecções alimentares, analise as assertivas abaixo:
I. Fonte: Fezes de homens e de animais de sangue quente. Água de rios, lagos, nascentes e poços. II. Contaminação: Manipuladores com as mãos contaminadas, tocando os alimentos sem processo térmico final. Água de poço ou de rede contaminada com esgoto. Contaminação por contágio. III. Características: Necessita se reproduzir nos alimentos. Se reproduz em temperaturas de refrigeração, entre 3 e 43ºC, em pH entre 4,4 e 9,6. IV. Quadro Clínico: Período de incubação de 12 a 72 horas. Dose infectante baixa, causa infecção intestinal com disenteria (fezes com muco, pus e sangue), febre, vômito, cólica e mal-estar. Pode causar sinais neurológicos devido à produção de toxina neurotóxica.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: E
5: A
6: X
7: E
8: X
9: B
10: A