Questões de Concurso Público Prefeitura de Chuí - RS 2019 para Biólogo

Foram encontradas 7 questões

Q1105371 Biologia
Plantas parasitas são aquelas que retiram parte ou todos os nutrientes de uma planta hospedeira, podendo causar seu enfraquecimento ou até leva-la à morte. Em ambientes urbanos, algumas dessas plantas são verdadeiras pragas e, se não manejadas adequadamente, podem causar a queda de galhos e árvores. Analise as imagens abaixo e assinale a alternativa que apresenta uma planta parasita.
Alternativas
Q1105372 Biologia

São espécies arbóreas nativas do Rio Grande do Sul imunes ao corte em todo o território do estado (Lei nº 9.519/1992):


I. Araucaria angustifolia (pinheiro-do-Paraná; pinheiro-brasileiro).

II. Butia capitata (butiá).

III. Cedrela fissilis (cedro; cedro-rosa; cedro-cetim).

IV. Erythrina crista-galli (corticeira-do-banhado).

V. Ficus cestrifolia (figueira-de-folha-miúda).

VI. Prosopis affinis (inhanduvá; algarrobo).


Quais estão corretas?

Alternativas
Q1105373 Biologia
O tuco-tuco-das-dunas, Ctenomys flamarioni, e a lagartixa-da-areia, Liolaemus occipitalis, são espécies com ocorrência restrita ao ambiente de dunas do Rio Grande do Sul (e Santa Catarina, no caso da L. occipitalis). Ambas estão ameaçadas de extinção, sendo listadas, respectivamente, como EN B1ab (I, III, IV) e VU B1+2bc. Conforme a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), o critério B e o subcritério B1, que justificam a inclusão desses táxons nas respectivas categorias de ameaça, referem-se a:
Alternativas
Q1105374 Biologia
Considerando as Instruções Normativas (IN) do Ibama nº 03/2013 e 12/2019, que dispõem sobre o manejo e controle do javali (Sus scrofa), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1105375 Biologia

A eutrofização é caracterizada pelo crescimento excessivo de plantas e algas devido à maior disponibilidade de um ou mais fatores limitantes do crescimento necessários à fotossíntese. É um processo que ocorre naturalmente ao longo dos séculos à medida que os lagos envelhecem e são preenchidos por sedimentos. No entanto, atividades humanas têm acelerado a taxa e a extensão da eutrofização através de descargas de nutrientes limitantes em ecossistemas aquáticos, principalmente:

Alternativas
Q1105376 Biologia

As condições de balneabilidade das águas gaúchas são avaliadas anualmente pelo Projeto Balneabilidade da FEPAM, de acordo com critérios nacionais definidos (Resolução CONAMA nº 274/2000), resultando na classificação dessas águas em próprias (Excelente, Muito Boa, Satisfatória) ou impróprias. Para isso, a Legislação prevê o uso de três indicadores microbiológicos de poluição fecal coliformes termotolerantes (coliformes fecais), E. coli e enterococos. Considere as tabelas abaixo referentes ao indicador E. coli e assinale o que for INCORRETO.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1105378 Biologia

“O sistema de esgotamento sanitário entregue pela Funasa ao município atenderá 60% da população e diminuirá o índice de doenças de veiculação hídrica, muito recorrente na região. "O tratamento do esgoto impacta diretamente na saúde da população, diminuindo o surgimento de doenças de veiculação hídrica como a diarreia, hepatite A e verminoses, bem como o controle de vetores como o Aedes aegypti, ratos e baratas, que são transmissores de doenças. O poder público e a população devem ter ações em conjunto para que possamos diminuir os casos de doenças, e, para isso, é essencial a participação de todos", ressaltou a superintendente”. Trecho de texto publicado em 22 de agosto de 2017 por Coordenação de Comunicação da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Disponível em: http://www.funasa.gov.br/nova-home/-/asset_publisher/ihdKjCvM f50A/content/mais-de-7- milhoes-sao-liberados-para-obra-de-esgoto-na-cidade-de-chui--1?inheritRedirect=false


Entre as consequências do despejo irregular de esgoto na natureza ou da ausência de serviços adequados de abastecimento de água estão as doenças de veiculação hídrica. Relacione a Coluna 1, em que estão listadas algumas dessas doenças, à Coluna 2, com as formas de transmissão.


Coluna 1

1. Hepatite A.

2. Dengue.

3. Leptospirose.


Coluna 2

( ) Pelo contato da pele ou mucosas com água ou solo contaminados.

( ) Por insetos vetores que se desenvolvem na água.

( ) Pela ingestão de água ou alimentos contaminados.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: C
5: C
6: B
7: A