Questões de Concurso Público Prefeitura de Chuí - RS 2019 para Biólogo
Foram encontradas 7 questões
São espécies arbóreas nativas do Rio Grande do Sul imunes ao corte em todo o território do estado (Lei nº 9.519/1992):
I. Araucaria angustifolia (pinheiro-do-Paraná; pinheiro-brasileiro).
II. Butia capitata (butiá).
III. Cedrela fissilis (cedro; cedro-rosa; cedro-cetim).
IV. Erythrina crista-galli (corticeira-do-banhado).
V. Ficus cestrifolia (figueira-de-folha-miúda).
VI. Prosopis affinis (inhanduvá; algarrobo).
Quais estão corretas?
A eutrofização é caracterizada pelo crescimento excessivo de plantas e algas devido à maior disponibilidade de um ou mais fatores limitantes do crescimento necessários à fotossíntese. É um processo que ocorre naturalmente ao longo dos séculos à medida que os lagos envelhecem e são preenchidos por sedimentos. No entanto, atividades humanas têm acelerado a taxa e a extensão da eutrofização através de descargas de nutrientes limitantes em ecossistemas aquáticos, principalmente:
As condições de balneabilidade das águas gaúchas são avaliadas anualmente pelo Projeto Balneabilidade da FEPAM, de acordo com critérios nacionais definidos (Resolução CONAMA nº 274/2000), resultando na classificação dessas águas em próprias (Excelente, Muito Boa, Satisfatória) ou impróprias. Para isso, a Legislação prevê o uso de três indicadores microbiológicos de poluição fecal coliformes termotolerantes (coliformes fecais), E. coli e enterococos. Considere as tabelas abaixo referentes ao indicador E. coli e assinale o que for INCORRETO.
“O sistema de esgotamento sanitário entregue pela Funasa ao município atenderá 60% da população e diminuirá o índice de doenças de veiculação hídrica, muito recorrente na região. "O tratamento do esgoto impacta diretamente na saúde da população, diminuindo o surgimento de doenças de veiculação hídrica como a diarreia, hepatite A e verminoses, bem como o controle de vetores como o Aedes aegypti, ratos e baratas, que são transmissores de doenças. O poder público e a população devem ter ações em conjunto para que possamos diminuir os casos de doenças, e, para isso, é essencial a participação de todos", ressaltou a superintendente”. Trecho de texto publicado em 22 de agosto de 2017 por Coordenação de Comunicação da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
Disponível em: http://www.funasa.gov.br/nova-home/-/asset_publisher/ihdKjCvM f50A/content/mais-de-7- milhoes-sao-liberados-para-obra-de-esgoto-na-cidade-de-chui--1?inheritRedirect=false
Entre as consequências do despejo irregular de esgoto na natureza ou da ausência de serviços adequados de abastecimento de água estão as doenças de veiculação hídrica. Relacione a Coluna 1, em que estão listadas algumas dessas doenças, à Coluna 2, com as formas de transmissão.
Coluna 1
1. Hepatite A.
2. Dengue.
3. Leptospirose.
Coluna 2
( ) Pelo contato da pele ou mucosas com água ou solo contaminados.
( ) Por insetos vetores que se desenvolvem na água.
( ) Pela ingestão de água ou alimentos contaminados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: