Questões de Concurso Público Prefeitura de Chuí - RS 2019 para Médico Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q1105331 Veterinária
No Brasil e em outros países em desenvolvimento, não há estatísticas oficiais de casos de listeriose. A doença tem importância não só na sanidade animal, mas também representa risco à saúde pública, principalmente em pessoas idosas, crianças e mulheres grávidas. Entre as espécies de Listeria sp. conhecidas, qual das abaixo citadas é considerada francamente patogênica para humanos?
Alternativas
Q1105332 Veterinária
A intoxicação por Solanum malacoxylon é conhecida como “espichamento” no pantanal do Mato Grosso e, no Rio Grande do Sul, é observada em municípios do extremo sul do Estado. Os sinais clínicos descritos em bovinos são emagrecimento, andar rígido, pelos ásperos, dorso arqueado, abdômen retraído, claudicação e apoio nas pinças dos cascos. Por vezes, os animais pastejam ajoelhados. Em bovinos, a auscultação evidencia sopro e arritmia cardíacos. A intoxicação por essa planta é causadora de qual tipo de lesão?
Alternativas
Q1105333 Veterinária
Freemartin é uma das mais severas formas de anormalidade sexual em bovinos. Em relação à essa anormalidade sexual, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Freemartin é a fêmea resultante do parto gemelar bissexual. ( ) Essa anormalidade ocorre quando há troca de substâncias do macho para a fêmea durante a vida intrauterina. ( ) A fêmea resultante desse tipo de gestação geralmente é estéril. ( ) A glândula mamária dessas fêmeas apresenta elevada potencialidade de síntese de leite.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1105334 Veterinária
A erisipela suína é uma doença _______________ causada pelo Erysipelothrix rhusiopathiae, caracterizada por lesões cutâneas, articulares, cardíacas ou sepse, além de causar aborto. Os sinais clínicos ocorrem sob as formas hiperaguda, aguda, subaguda e crônica. Lesões cutâneas em forma de ______________ são comuns na forma aguda da doença. _________ são evidenciadas na forma crônica.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1105335 Veterinária
No Brasil, o alto índice de utilização da monta natural como método de reprodução entre os bovinos, justifica a alta prevalência da Campilobacteriose Genital Bovina (CGB), causada pelo Campylobacter fetus subespécie venerealis. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir.
I. O agente da doença é parasito obrigatório do trato reprodutivo de bovinos. II. Nas fêmeas, é frequente a ocorrência de lesões ulcerativas na vulva. III. Os touros mais velhos possuem criptas prepuciais com maior profundidade. IV. A transmissão transplacentária da doença ocorre no terço final da gestação da vaca.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1105336 Veterinária
O agente etiológico da leishmaniose visceral (LV) é um protozoário do gênero Leishmania, parasito intracelular obrigatório das células do sistema fagocítico mononuclear, com uma forma flagelada ou promastigota, encontrada no tubo digestivo do inseto vetor, e outra forma aflagelada ou amastigota nos tecidos dos vertebrados. Em relação à essa doença, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O ciclo doméstico da transmissão da LV envolve o homem, o flebotomíneo Lutzomya como vetor e o cão como reservatório. ( ) Os flebotomíneos são pequenos insetos de 1 a 3 mm de comprimento, com hábito crepuscular e noturno. ( ) Tanto os machos quanto as fêmeas dos flebotomíneos são hematófagos. ( ) É proibida a utilização de drogas de uso humano para tratamento de leishmaniose visceral canina.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1105337 Veterinária
Em relação aos fatores intrínsecos e extrínsecos relacionados à sobrevivência e à multiplicação de microrganismos nos alimentos, analise as assertivas abaixo:
I. Atividade de água (Aa) e umidade relativa do ar são fatores intrínsecos e extrínsecos, respectivamente. II. Fungos e leveduras desenvolvem-se em alimentos com atividade de água mais reduzida, ao contrário das bactérias. III. Microrganismos halofílicos são resistentes a ambientes com elevada concentração salina. IV. PH é um fator extrínseco do alimento que interfere na sobrevivência e multiplicação de microrganismos.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q1105338 Veterinária
Cinamomo é uma árvore ornamental de crescimento rápido e de distribuição mundial. É nativa originalmente de Pérsia, Índia e China e aclimatada em diversas regiões, como África, América do Sul, Austrália, Indonésia, Japão, Sul dos Estados Unidos. O princípio tóxico são saponinas e alcaloides neurotóxicos que se concentram na casca, folhas e frutos. O nome científico do cinamomo é:
Alternativas
Q1105339 Veterinária
Durante o ano de 2018, foram produzidos aproximadamente 700 mil litros de leite no município de Chuí (IBGE, 2018). Essa produção é diretamente dependente de fatores como raça, aptidão leiteira do animal, genética, nutrição, manejo e sanidade. O leite é um produto que tem como “matéria-prima” o sangue que circula nos alvéolos mamários. Para que seja produzido um litro de leite, é necessária a circulação de aproximadamente quantos litros de sangue na glândula mamária da vaca?
Alternativas
Q1105340 Veterinária
Ainda em relação à produção de leite das vacas, o hormônio ocitocina desempenha importante papel em qual das seguintes situações?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: E
5: C
6: C
7: C
8: A
9: D
10: B