Questões de Concurso Público Prefeitura de Congonhinhas - PR 2019 para Agente de Combate à Endemias

Foram encontradas 10 questões

Q2065408 Saúde Pública
Leia a seguinte notícia: "A Secretaria de Saúde do Paraná (SESA-PR) emitiu na semana passada um alerta sobre uma doença que afeta todo o estado. A preocupação é grande porque os surtos da doença chegaram a São Paulo, que já confirmou 633 casos neste ano. Outro estado vizinho, Santa Catarina, registrou a entrada de três turistas infectados de outros estados. O Paraná também registrou três casos importados entre os meses de junho e julho. A única forma de prevenir é a vacinação”. (Texto adaptado. Fonte: Gazeta do Povo, de 31/07/2019).
A notícia alerta sobre uma doença viral grave que se manifesta produzindo alterações na pele. Extremamente infeccioso, o vírus pode ser transmitido pela fala, tosse, espirro e respiração. Os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5°C); dor de cabeça; manchas vermelhas na pele, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo; tosse; coriza; conjuntivite; manchas brancas na mucosa bucal (conhecidas como sinal de Koplik, antecedem em um ou dois dias o aparecimento das manchas vermelhas). Trata-se do(a):
Alternativas
Q2065409 Saúde Pública
De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de medidas de avaliação de um sistema de vigilância epidemiológica às suas características.
Coluna 1 1. Quantitativas. 2. Qualitativas.
Coluna 2 ( ) Aceitabilidade. ( ) Especificidade. ( ) Flexibilidade. ( ) Representatividade. ( ) Simplicidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2065410 Saúde Pública
“O Paraná teve 1.486 casos em 2018, de acordo com um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A regional de Curitiba, que abrange 29 municípios, é a que mais tem casos registrados dentro das três categorias que são foco das análises. O último caso suspeito registrado no estado foi em Maringá, na região norte” (Texto adaptado. Fonte: CBN Curitiba, de 13/02/2019). O texto fala sobre uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro. Essa doença pode ser causada por vírus, bactéria ou fungo. A mais grave é a bacteriana. Os sintomas são febre, dor de cabeça e pescoço rígido. Trata-se da:
Alternativas
Q2065411 Saúde Pública
Em abril de 2019, o jornal G1 divulgou a ocorrência de sete casos de toxoplasmose gestacional, registrados em Guajará-Mirim, RO. Aborto espontâneo, parto prematuro e má formação no feto são consequências da doença, que é causada por:
Alternativas
Q2065412 Saúde Pública
Vetores são seres vivos que transportam organismos patogênicos de forma mecânica ou biológica, promovendo a disseminação desses agentes infecciosos e a infecção de novas pessoas ou animais. Os vetores biológicos, que veiculam e transmitem os agentes infecciosos desde o reservatório ou amplificador até o hospedeiro, são os vetores de relevância para a saúde pública. (Fonte: Manual Vigilância, Prevenção e Controle De Zoonoses – Ministério da Saúde – 2016). Nesse contexto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando vetores de relevância para a saúde pública às doenças que transmitem.
Coluna 1 1. Carrapatos do gênero Amblyomma. 2. Mosquito Aedes aegypti. 3. Mosquito Anopheles. 4. Pulgas.
Coluna 2 ( ) Febre amarela, dengue e chikungunya. ( ) Febre maculosa. ( ) Malária. ( ) Peste bubônica. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: D
4: D
5: C