Questões de Concurso Público Prefeitura de Congonhinhas - PR 2019 para Assistente Social
Foram encontradas 24 questões
I. A adoção de uma teoria social crítica que possibilite a apreensão da totalidade social em suas dimensões de universalidade, particularidade e singularidade não está assegurada nas diretrizes da formação profissional. II. Deve-se considerar, nos estudos e nas intervenções cotidianas, que a instrumentalidade no exercício profissional não se refere ao conjunto de instrumentos e técnicas do agir profissional. III. Superou-se, nas últimas décadas, o debate acerca das particularidades dos processos de trabalho no Serviço Social.
Quais estão corretas?
I. Constitui atribuição privativa do Assistente Social o treinamento, a avaliação e a supervisão direta de estagiários de Serviço Social. II. Cabe aos Conselhos Regionais de Serviço Social credenciar e comunicar os campos de estágio dos alunos das Unidades de Ensino e designar os(as) Assistentes Sociais responsáveis por sua supervisão. III. O estágio não obrigatório é atividade opcional, portanto essa modalidade de estágio não está submetida ao cumprimento de suas definições de igual forma que o estágio curricular obrigatório.
Quais estão corretas?
I. São necessários o contínuo aprofundamento e o debate acerca da construção da competência ético-política nos espaços sócio-ocupacionais. II. É imprescindível o contínuo estudo do Código de Ética Profissional dos(as) Assistentes Sociais e da Lei de Regulamentação da Profissão. III. O perfil de profissional do(a) Assistente Social deve, além de formular e implementar propostas para o enfrentamento às expressões da Questão Social, comprometer-se com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do(a) Assistente Social.
Quais estão corretas?
I. Os projetos societários apresentam a autoimagem de uma profissão e formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício. II. Os projetos profissionais têm elimináveis dimensões políticas, que se renovam e se modificam na dinâmica societária. III. O projeto profissional hegemônico no Serviço Social caracteriza-se pela exclusividade da teoria social crítica da tradição marxista.
Quais estão corretas?
I. Contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais. II. Garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos(as) usuários(as), mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos(as) profissionais, resguardados os princípios do Código de Ética do(a) Assistente Social. III. Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e na defesa de seus interesses e necessidades. IV. Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos(as) usuários(as).
Quais estão corretos?
( ) A gestão consolida-se como processo inerente aos processos de trabalho desenvolvidos pelo homem, independentemente da área de atuação, seja na esfera da produção ou na esfera da reprodução. ( ) A gestão tem sua origem, como teleológica, na intencionalidade e no planejamento que dão origem ao processo de trabalho, pois é uma atividade desenvolvida exclusivamente pelo homem, portanto, compreendida como atividade teleológica, realizada nas diversas esferas da vida humana e nos espaços técnico-profissionais. ( ) Reconhecer e tomar propriedade da gestão implica em compreendê-la na sua dimensão empírica e experimental, a qual tem a possibilidade de fundamentar-se exclusivamente nas dimensões teórico-metodológica e ético-política do Serviço Social. ( ) Para partir da compreensão da gestão como atividade inerente ao processo de trabalho, deve-se distanciar-se da apreensão da gestão no âmbito do desenvolvimento do “processo de trabalho” em Marx, fundamentando-se tipicamente através do conceito de administração em geral.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“A restrição de direitos sociais tem sido recorrente nos países afetados pela crise estrutural do capital que se alastra desde o início dos anos 1970, com aprofundamento a partir de 2008. Em geral, acorrentados pelas expressivas dívidas públicas, os Estados-nação subordinam-se às pressões das finanças, que, associadas a grupos empresariais transnacionais, comandam, no contexto da crise, a acumulação e disputam ferozmente o fundo público. A Seguridade Social e, nesse particular, a Previdência Social tem sido uma das áreas mais afetadas. O Brasil não foge à regra”. (SILVA, 2018).
A respeito da contrarreforma da Previdência Social sob o comando do capital financeiro, assinale a alternativa INCORRETA.