Questões de Concurso Público Prefeitura de Congonhinhas - PR 2019 para Enfermeiro

Foram encontradas 28 questões

Q1614543 Enfermagem
Em relação à Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE), analise as assertivas abaixo:

I. É uma metodologia científica que o enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimentos técnicocientífico e humano na assistência aos pacientes.

II. Oferece respaldo científico, segurança e direcionamento para as atividades realizadas, contribuindo para a credibilidade, competência e visibilidade da enfermagem.

III. O enfermeiro realiza a SAE baseado no conhecimento, pensamento e na tomada de decisão clínica com o suporte de evidências científicas, obtidas exclusivamente de dados objetivos do indivíduo/família/comunidade.

IV. É privativa do enfermeiro e simula situações de saúde/doença, baseando-se na avaliação de dados subjetivos e objetivos do indivíduo.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1614544 Enfermagem
A atenção básica deve ser entendida como porta de entrada da Rede de Atenção à Saúde, como ordenadora do sistema de saúde brasileiro. Nas situações de emergência obstétrica, tanto médico quanto enfermeiro devem ser capacitados para identificar precocemente os casos graves, iniciar o suporte básico, para que ocorra a adequada continuidade do atendimento nos serviços de referência em urgência/emergência obstétrica da Rede de Atenção à Saúde. São fatores de risco que permitem a realização do pré-natal pela equipe de atenção básica, EXCETO:
Alternativas
Q1614545 Enfermagem
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pela Portaria GM/MS nº 529/2013, objetiva contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. As ações do PNSP articulam-se com os objetivos da Aliança Mundial e contemplam demais políticas de saúde para somar esforços aos cuidados em redes de atenção à saúde, baseado em 6 (seis) metas internacionais. Sobre esses cuidados, em relação à higiene das mãos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, de acordo com o protocolo de Prática de Higiene das Mãos em Serviços de Saúde, do Ministério da Saúde.

( ) O protocolo tem a finalidade de instituir e promover a higiene das mãos nos serviços de saúde do país com o intuito de prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).

( ) O documento traz os 5 (cinco) momentos para a higienização das mãos: antes do contato com o paciente, antes de realizar procedimentos, após exposição a fluidos corporais, após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente.

() Na higienização das mãos com água e sabonete ou fricção com preparações alcoólicas, a orientação para duração de todo procedimento é de que seja entre 30 e 50 segundos.

( ) A preparação alcoólica para higiene das mãos sob a forma líquida, na concentração final entre 60% a 80%, é destinada à aplicação nas mãos para reduzir o número de micro-organismos.


A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:
Alternativas
Q1614546 Enfermagem
O Ministério da Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde (MS/OPAS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria estabeleceram, para crianças menores de 2 anos, dez passos para a alimentação saudável. Em relação a esses dez passos, analise as assertivas abaixo:

I. Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos.
II. Oferecer à criança diferentes alimentos todos os dias, sempre cozidos. Uma alimentação variada é, também, uma alimentação colorida.

III. Após os 6 meses, dar alimentos complementares três vezes ao dia se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia se estiver desmamada.

IV. Após a introdução lenta e gradual da alimentação, manter o leite materno até os dois anos de idade ou mais.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1614547 Enfermagem
Sobre o programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1614548 Enfermagem
Conforme o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde (2018), uma criança deverá receber a vacina Meningocócica C (conjugada) aos:
Alternativas
Q1614549 Enfermagem
Homem de 52 anos realiza acompanhamento da pressão arterial na Unidade Básica de sua referência há um mês. Apresenta uma média de pressão sistólica de 150 mmHg e pressão diastólica de 95 mmHg. De acordo com as Novas Diretrizes da American College of Cardiology/American Heart Association em 2017, a pressão arterial desse paciente pode ser classificada como:
Alternativas
Q1614550 Enfermagem
Em relação à Resolução nº 564/2017, novo código de ética dos profissionais de enfermagem, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade.

( ) São consideradas infrações moderadas as que provoquem perigo de morte, debilidade permanente de membro e causem danos mentais, morais, patrimoniais ou financeiros.
( ) É direito do profissional de enfermagem negar-se a ser filmado, fotografado e exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais.

( ) É dever recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica na qual não constem assinatura e número de registro do profissional prescritor, exceto em situação de urgência e emergência.

( ) É dever administrar medicamentos sem conhecer indicação, ação da droga, desde que sejam situações de urgência e emergência.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1614551 Enfermagem
Em relação ao Suporte Básico em Pediatria em crianças menores de 1 ano de idade, de acordo com as diretrizes de 2015 da American Heart Association, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1614552 Enfermagem
A via de administração de medicação intramuscular deposita o medicamento no tecido muscular, que possui suprimento sanguíneo rico, permitindo que o medicamento seja absorvido rapidamente, diferentemente da via subcutânea. São regiões recomendas para administração intramuscular de medicamentos em um adolescente de 17 anos:
Alternativas
Q1614553 Enfermagem
Homem, 63 anos, nas primeiras 12 horas de pós-operatório de ressecção transuretral de próstata, mantém irrigação contínua via sonda vesical de três vias. O enfermeiro é solicitado com urgência no leito desse paciente, pois ele apresenta intensa dor ao chegar no leito, percebe-se ausência de drenagem via sonda vesical de demora e importante globo vesical. Qual seria a causa mais provável dessa retenção urinária?
Alternativas
Q1614554 Enfermagem
O Processo de Enfermagem deve ser realizado de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes como Consulta de Enfermagem e organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. A quinta etapa – Avaliação de Enfermagem – é definida como:
Alternativas
Q1614555 Enfermagem
Conforme Art. 6º da Resolução COFEN nº 358/2009, a execução do Processo de Enfermagem deve ser registrada formalmente, NÃO envolvendo:
Alternativas
Q1614556 Enfermagem
Exames de sangue são uma das medidas diagnósticas mais comumente usadas, fornecem valiosas informações sobre os estados nutricional, hematológico, metabólico, imune e bioquímico do paciente. Um dos tipos de exames muito solicitados são as hemoculturas, que detectam a ocorrência de bactérias no sangue. Sobre a coleta de amostras de hemocultura, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1614557 Enfermagem
A oxigenioterapia fornece suplementação de oxigênio para prevenção ou alívio da hipóxia. A avaliação da condição do paciente, o ajuste da oxigenioterapia e do fluxo em litros de oxigênio não podem ser delegados ao técnico ou auxiliar de enfermagem. No entanto, a colocação da cânula nasal ou máscara nasal pode ser delegada, pelo enfermeiro se, o técnico ou auxiliar de enfermagem tem conhecimento da fração inspirada de oxigênio (FiO2) a ser implementada no paciente, conforme o sistema de oxigenioterapia. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a quantidade INCORRETA de FiO2 para o tipo de sistema.
Alternativas
Q1614558 Enfermagem
Em alguns pacientes, técnicas não invasivas e medicamentos são insuficientes para manter a via aérea patente. Nesses casos, é necessária aspiração, que pode ser da cavidade oral, via aérea superior, inferior, ou aspiração direta da via aérea inferior via tubo endotraqueais e traqueotubos. Assinale a alternativa INCORRETA sobre as formas de aspiração.
Alternativas
Q1614559 Enfermagem
Sobre a sonda vesical de demora, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1614560 Enfermagem
Sobre a reanimação cardiopulmonar em pediatria, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1614561 Enfermagem
No Brasil, a aspiração de corpo estranho (ACE) é a terceira maior causa de acidentes com morte. A ACE em crianças está associada à falha no reflexo de fechamento da laringe, controle inadequado da deglutição e hábito de levar objetos à boca. O descuido ou desaviso dos pais com determinados objetos passíveis de aspiração, como pequenos brinquedos e alguns alimentos, são fatores predisponentes. O diagnóstico precoce de ACE é essencial, pois o retardo no seu reconhecimento e tratamento pode incorrer em sequela definitiva ou dano fatal (Clínical Skills, 2019). Qual a manobra recomendada para realizar a desobstrução da via aérea em caso de engasgo?
Alternativas
Q1614562 Enfermagem
A influenza representa uma das maiores preocupações das autoridades sanitárias mundiais, tanto por sua elevada transmissibilidade quanto pela capacidade de gerar grandes epidemias. Do ponto de vista epidemiológico, as epidemias e pandemias de influenza estão associadas às modificações na estrutura da sociedade que favorecem a disseminação de uma nova cepa, em contextos ecológicos, sociais e espaciais concretos (MS, 2013). NÃO é um objetivo da Vigilância Epidemiológica na Influenza:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: D
5: D
6: A
7: D
8: E
9: C
10: D
11: E
12: E
13: C
14: C
15: B
16: C
17: B
18: B
19: C
20: B